Bacharelado
5 anos
Anápolis
O curso de Psicologia da UniEVANGÉLICA forma profissionais com senso crítico aguçado e com forte compromisso social. Com uma formação de excelência e de proximidade com a comunidade, os estudantes recebem um aprendizado focado em autonomia, responsabilidade, compromisso ético, técnico e científico. As disciplinas aprendidas ao longo da trajetória de ensino ajudam a construir acadêmicos conscientes e transformadores da sociedade.
O curso de Psicologia se propõe a formar um profissional generalista que seja consciente da necessidade constante de buscar aprofundamento e atualização de seus conhecimentos. Para tanto, apresenta uma estrutura curricular voltada para a formação humanística e técnico-científica, pautada nos princípios da ética e da cidadania, com uma visão global da realidade social, evidenciando a responsabilidade e compromisso institucional com a comunidade onde está inserida. Considera os princípios da construção do saber, da flexibilidade curricular e da multidisciplinaridade, como fundamentais para consolidação do Projeto Pedagógico de Curso e, ainda, a forma de possibilitar a autonomia profissional e intelectual.
O curso de Psicologia investe na formação de um profissional competente que, a partir do domínio dos conhecimentos da psicologia, seja capaz de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos e psicossociais. Capazes ainda de desenvolver ações que contribuam efetivamente nos diversos ambientes de trabalho em que estiver inserido, atuando em equipes multidisciplinares com comportamento ético, sensível ao sofrimento humano e promovendo a consolidação da cidadania.
A psicologia, atualmente, possui vários campos de atuação, não se limitando mais apenas aos espaços dos consultórios. O psicólogo atua em todos os níveis de saúde, desde a atenção primária, caracterizada pelas ações preventivas, até a psicologia hospitalar. Atua ainda na área da educação, intervindo nos processos psicossociais da aprendizagem, em espaços sociais tais como empresas, indústrias, organizações de ação social, governamentais e não governamentais. Existem também os novos campos de atuação do psicólogo, que estão em pleno processo de expansão, tais como a psicologia jurídica, do esporte e do trânsito.
Disciplina | CH |
---|---|
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE | 40 |
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE | 60 |
SER PSICÓLOGO I | 80 |
MATRIZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO | 80 |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 80 |
MORFOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
INDIVÍDUO, CULTURA E SOCIEDADE | 80 |
PSICOLOGIA SOCIAL EUROPÉIA | 80 |
CLÍNICA EM SAÚDE | 80 |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: DO ADOLESCENTE AO IDOSO | 80 |
PSICOMOTRICIDADE | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
SER PSICÓLOGO II | 80 |
MATRIZES: TERAPIAS COGNITIVO E COMPORTAMENTAIS | 80 |
MATRIZES: HUMANISTA EXISTENCIAL | 80 |
MATRIZES: PSICODINÂMICAS | 80 |
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE | 60 |
ESTATÍSTICA | 80 |
MÉTODOS E MEDIDAS PROJETIVAS | 80 |
PSICOPATOLOGIA | 100 |
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
SER PSICÓLOGO III | 80 |
PSICOLOGIA SOCIAL NORTE-AMERICANA | 80 |
PSICOTERÁPICAS: TERAPIAS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS | 80 |
PSICOTERÁPICAS: HUMANISTA EXISTENCIAL | 80 |
PSICOTERÁPICAS: PSICODINÂMICA | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 80 |
CLÍNICA EM SAÚDE: CICLOS DE VIDA | 80 |
PSICOLOGIA SOCIAL LATINO-AMERICANA | 80 |
MÉTODOS E MEDIDAS SOCIAIS | 100 |
ESTÁGIO BÁSICO EM SAÚDE | 100 |
Disciplina | CH |
---|---|
SER PSICÓLOGO IV | 80 |
NEUROPSICOLOGIA | 80 |
PSICODIAGNÓSTICO INFANTIL | 120 |
ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA SOCIAL | 100 |
Disciplina | CH |
---|---|
EMPREENDEDORISMO - ON-LINE | 60 |
PSICODIAGNÓSTICO ADULTO | 120 |
PSICOLOGIA DE GRUPOS | 80 |
PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
OPTATIVA I - ON-LINE | 60 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 220 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
OPTATIVA II - ON-LINE | 60 |
SER PSICOLÓGO V | 100 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 220 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 80 |
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC constitui-se numa atividade acadêmica de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à profissão ou curso de graduação, desenvolvida mediante controle, orientação e avaliação docente, cuja exigência é um requisito essencial e obrigatório para a obtenção do diploma. Entende-se por atividades acadêmicas aquelas que articulam e inter-relacionam os conteúdos das disciplinas estudadas com as experiências cotidianas, dentro e fora da instituição, para ratificar, retificar e/ou ampliar o campo de conhecimento.
O TCC, no Curso de Psicologia da UniEVANGÉLICA, será desenvolvido dentro das disciplinas de TCC no 8º e 9º períodos.
Os Estágios serão realizados na Clínica Escola do Curso de Psicologia da UniEVANGÉLICA e em unidades conveniadas (Estágios Extramuros) sendo que a UniEVANGÉLICA já possui alguns convênios e campos de estágio, a saber:
As Atividades Complementares, cuja obrigatoriedade está em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso e as Diretrizes Curriculares vigentes, têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
As Atividades Complementares deverão ser realizadas pelo aluno a partir de seu ingresso no curso, devendo cumprir 200 (duzentas) horas para a conclusão do Curso de Psicologia.
A integralização das Atividades Complementares é condição necessária para a colação de grau e deverá ocorrer durante o período em que o aluno estiver regularmente matriculado, excetuando-se eventuais períodos de trancamento.
A iniciação científica é uma modalidade de ensino-aprendizagem que procura dar oportunidade a alunos de graduação, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, sob a orientação de professores. Essa atividade busca preparar jovens cientistas para o exercício da pesquisa, dando oportunidade ao questionamento, sistematização e organização do saber, transformando os alunos, de receptores de informações para produtores de seu próprio conhecimento. Tal prática tem demonstrado importância na formação de jovens cientistas e no desenvolvimento das habilidades dos professores pesquisadores. Essa formação acadêmica dos alunos e professores constitui o diferencial de instituições que investem em pesquisa, tendo a produção de um ensino de qualidade, crítico, voltado para os constantes desafios apresentados pela sociedade como parâmetro de sua atuação.
As atividades de extensão são propostas e realizadas pelo curso de psicologia a fim de enriquecer o percurso do aluno, propondo diferentes oportunidades de aprofundamento e de prática. Atualmente, contamos com uma atividade de extensão na Missão Vida que se ocupa da recuperação de homens de rua, participamos do projeto Amazônia da UniEVANGÉLICA nas comunidades ribeirinhas do Rio Negro. Além disso, realizamos no mínimo dois eventos por ano de aprofundamento teórico em temas da psicologia em forma de palestras, conferencia e minicursos com convidados externos.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2021