O FIES é um programa de financiamento estudantil (Fundo de Financiamento Estudantil) coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), onde os estudantes têm direito ao financiamento de sua graduação em instituições de ensino superior particulares. Para que esse financiamento possa ser realizado, alguns passos devem ser seguidos.

Primeiramente, o curso escolhido pelo aluno deve ser um curso avaliado e aceito pelo MEC através de seus processos convencionais de avaliação. Se tudo estiver de acordo, o candidato já pode se destinar ao processo de inscrição no programa de financiamento estudantil.

A inscrição deve ser feita através da internet, pelo site oficial sisfiesportal.mec.gov.br.

Na inscrição, são exigidos alguns dados do aluno, como o CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail que seja válido e o cadastro de uma senha que será solicitada sempre que o aluno desejar utilizar o sistema. Após o preenchimento dos dados, o candidato deverá acessar o e-mail informado para validar o seu cadastro. Com a validação, o candidato poderá finalizar o preenchimento da sua inscrição, informando os dados cadastrais restantes, como alguns dados pessoais, dados de seu curso e da instituição de ensino, além de informações sobre o financiamento desejado.

Quando o candidato termina essa etapa de inscrição através do site, ele precisa validar todas as informações preenchidas. Isso deve ser feito através da CPSA, que é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, existente em sua instituição de ensino. Essa Comissão é o órgão responsável pela validação de informações fornecidas pelos alunos nesses tipos de processos. O aluno deve se lembrar de que tem apenas dez dias para validar seus dados na instituição e de que esse prazo é contato a partir do dia seguinte à confirmação de sua inscrição no site.

Assim que as informações do aluno forem validadas pela CPSA, o aluno terá novamente um prazo de dez dias, a partir do terceiro dia útil após a validação das informações da inscrição, para comparecer a um agente financeiro do FIES e formalizar a contratação do financiamento estudantil. Nessa etapa, o aluno deverá escolher a instituição bancária e a agência de sua preferência: Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, que são os atuais agentes financeiros do programa.

Critérios

  • Nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • A nota da redação do Enem não pode ser zero;
  • Quem já foi beneficiado com financiamento do FIES não poderá solicitar novo;
  • Não pode participar do FIES alunos cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 3(três)  salários mínimos.

Acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e conheça o Programa.

Documentos FIES 2019