HISTÓRICO

EMPRESA JUNIOR UNIA primeira Empresa Júnior surgiu na ESSEC (L'ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris) no ano de 1967, em Paris na França. Os alunos criaram a Junior Enterprise, uma associação que proporcionasse uma realidade empresarial e prestasse serviços de consultoria para empresas de mercado. O conceito depois se espalhou entre as escolas de engenharia e administração da França, em seguida pelas escolas de comunicação, agronomia e outras universidades. Em 1969 foi criada a primeira confederação, a Confederação Francesa de Empresas Juniores onde, já reunia mais de 20 empresas na época.

No final da década de 1980, por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-França o conceito de empresa júnior chegou ao país. É nesse período que surgem as primeiras empresas juniores no Brasil: em 1988, nasce a Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas, pioneiro no Brasil; em 1989, a Empresa JR ADM UFBA, a FCAP JR. Consultoria e a Poli Júnior, na Escola Politécnica da USP; em 1993, a Associação Civil de Consultoria Florestal, doravante denominada UFV Jr. Florestal, umas das primeiras em Minas Gerais. Depois das pioneiras, muitas outras empresas juniores foram criadas por diversas universidades brasileiras.

Fundada em agosto de 2002 a Consultoria Empresa Júnior consiste em um laboratório, multidisciplinar, sem fins lucrativos, constituida por alunos dos cursos de Administração da UniEVANGÉLICA- Centro Universitário que presta consultoria e desenvolve projetos para micro e pequenas empresas, entidades, futuros empreededores e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação sob a supervisão de um coordenador responsável e o auxílio de professores especializados.

IMPORTÂNCIA SÓCIO-ECONÔMICA DE UMA EMPRESA JÚNIOR

O objetivo maior de uma Empresa Júnior é o de desenvolver seus membros proporcionando-lhes experiências ímpares ainda na faculdade, através da realização de projetos de consultoria para diversas empresas. Experiências que tornam possíveis um rápido amadurecimento e melhor qualificação para esses estudantes que, em breve, ingressarão no mercado de trabalho.

O segundo ponto, tendo em vista as características supracitadas, é o de promover o desenvolvimento à micro e pequenas empresas que buscam consultorias, para o crescimento de seus negócios bem como, profissionalizar-se no mercado de trabalho.

É nesse contexto, portanto, que a EJ desempenham um importante papel socioeconômico: geram profissionais diferenciados à sociedade e oferecem serviços de qualidade por um custo abaixo do mercado, propiciando soluções acessíveis e a ajuda necessária para os desafios encontrados pelas MPEs.