Sobre o Núcleo

Não tem como falar em educação sem pensar em inclusão. Por isso, a Associação Educativa Evangélica, por meio do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, criou em 21 de setembro  de  2017  o  Núcleo  de  Acessibilidade  e  Inclusão.  O  objetivo  é  levar  educação  de  qualidade a todos, sem exceção. O Núcleo se preocupa em garantir a inclusão de pessoas com deficiência à vida acadêmica e em proporcionar aos colaboradores e pessoas da comu-nidade que utilizam os espaços e serviços da instituição, acesso inclusivo.

O Núcleo é responsável por eliminar barreiras arquitetônicas, pedagógicas, atitudinais e na comunicação e informação, promovendo o cumprimento dos requisitos legais de acessibili-dade e inclusão.

Dados

O Censo Demográfico de 2010, do IBGE apontou que 45,6 milhões de pessoas declararam ter ao menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% de toda população brasileira. Desse total, 61,1% não possuía nenhuma instrução ou possuíam nível fundamental incompleto, 17,7% possuíam ensino médio e apenas 6,7% possuíam ensino superior completo.

No Centro Universitário de Anápolis são 106 acadêmicos com algum tipo de deficiência. O que representa 1,24% de total de alunos.

 

Onde procurar atendimento?

Dependências da Biblioteca Central da UniEVANGÉLICA

(62) 3310 6727
(62) 9 9660 4292

nucleo.acessibilidade@unievangelica.edu.br

 

ACESSI
BILI
DADE

É a percepção do outro sem preconceitos, estigmas, estereótipos e descriminações.Todos os demais tipos de acessibilidade estão relacionados a essa, pois é a atitude da pessoa que impulssiona a remoção de barreiras.

É a acessibilidade que elimina barreiras na comunicação interpessoal(face a face, língua de sinais), escrita(jornal, revista, livro, carta, apostila etc., incluindo textos em braile, uso do computador portátil)e virtual(acessibilidade digital).

É a eliminação das barreiras ambientais físicas nas residências, nos edifícios, nos espaços equipamentos urbanos.

É a  eliminação de barreiras na disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de quipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos .