Comissão de Ética no Uso de Animais

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UniEVANGÉLICA tem por finalidade responder pela apreciação das propostas de atividades de pesquisa científica e extensionista e de ensino/treinamento que envolvam o uso de animais (vivos, mortos, partes ou mesmo observação).

A CEUA UniEVANGÉLICA tem como base os princípios éticos na experimentação animal e os pressupostos estabelecidos na Lei 11.794 de 8 de outubro de 2008 (Lei Arouca) e nas regulamentações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

A Comissão de Ética no uso de Animais (CEUA) da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA – está credenciada no CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, e possui Comissão de Ética no Uso de animais (CEUA-UniEVANGÉLICA) instituída desde 2015. A CEUA foi criada a partir da necessidade da regulamentação das atividades científicas e didáticas envolvendo animais e que são desenvolvidas por professores, pesquisadores e estudantes da Universidade. A CEUA tem como objetivo principal deliberar sobre a aprovação ou não de projetos de pesquisa para estudos, nos quais sejam utilizados protocolos experimentais com animais, bem como regulamentar, analisar e fiscalizar a criação e a utilização de animais em pesquisa experimental, em atividades de ensino, no âmbito da UniEVANGÉLlCA, de acordo com a legislação e as demais normativas que estabelecem procedimentos para o uso científicos de animais. Como critérios de aprovação dos projetos, a CEUA preconiza, dentre outros: - garantir que a utilização de animais seja justificada, levando em consideração os benefícios e os potenciais efeitos sobre o bem estar dos animais; - garantir que o bem estar dos animais seja sempre considerado, de acordo com o que preconiza a Lei 11.794, de 08 de outubro de 2008 (Lei Arouca); - promover o desenvolvimento e o uso de métodos alternativos que substituam o uso ou reduzam o número de animais em pesquisa científica; - minimizar o número de animais utilizados em projetos ou protocolos sem comprometer a qualidade dos resultados a serem obtidos; - refinar métodos a fim de evitar a dor/sofrimento nos animais utilizados em atividades de pesquisa e de ensino Como Comitê de Ética em pesquisa na utilização de animais deverá orientar a atuação dos pesquisadores, estabelecendo limites ao uso dos animais, buscando protegê-los de abusos de manipulação inadequada, respeitando-os como parte vulnerável nos protocolos de pesquisa.