Inserção social pela arte
Criar e Tocar. Com este nome foi “batizado” um projeto que visa à inserção e à assistência social de crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, por meio do aprendizado de música e artes plásticas. A ação social é possível graças à parceria entre a UniEVANGÉLICA e Prefeitura Municipal/Diretoria de Cultura. Para integrar o projeto, implantando em 2005, o candidato passa por uma entrevista, e um dos critérios de seleção é que pertença à família de baixa renda.
O Projeto Criar e Tocar é baseado em experiência da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, que alcança resultados altamente satisfatórios. O projeto se destaca por propiciar formação artística e profissional aos participantes e, sobretudo, pelo seu aspecto social.
Hoje, somente na UniEVANGÉLICA, cerca de 240 crianças freqüentam o Projeto, nas aulas de artes plásticas e de instrumentos de orquestra (metais, sopro, cordas e percussão). Somado ao aprendizado artístico, os participantes têm reforço escolar e recebem alimentação de qualidade e uma bolsa no valor de R$ 43, garantidos por convênio com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ação federal com contrapartida municipal.