Licenciatura

3,5 anos

Noturno

Anápolis

Apresentação do Curso

A educação tem o poder de transformar o mundo. Sabemos da grande responsabilidade que o curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA tem desde 1961 oferecendo uma sólida base teórico-prática que prepara o futuro Pedagogo para atuar em diferentes contextos educativos. O principal objetivo está na formação de profissionais para a docência e gestão de espaços escolares e não escolares, contribuindo para uma educação de excelência que prioriza a ética, a investigação, a cidadania e a solidariedade.

Sobre o Curso

O curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação da UniEVANGÉLICA é estruturado para proporcionar compreensão do contexto da sociedade contemporânea e as implicações para a Educação, compreensão do fenômeno educativo no âmbito da docência e gestão educacional. O Projeto Acadêmico-Curricular do curso propicia uma formação integrada para a docência na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para a gestão educacional. O profissional atuará como professor na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e na organização e gestão de unidades, projetos e experiências educacionais escolares e não escolares.

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e na Gestão Educacional como coordenadores pedagógicos, administradores, supervisores e orientadores educacionais.

O pedagogo poderá atuar ainda em:

  • Hospitais(acompanhamento de escolarização de alunos hospitalizados);
  • Brinquedotecas (direção e assessoramento);
  • Empresas e organizações particulares (assessorias, treinamento de pessoal, programação de cursos e eventos);
  • Telecursos (monitoria de cursos);
  • Creches (organização, gestão e assistência pedagógica).

Matriz Curricular

Disciplina CH
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE 60
FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA E IDENTIDADE DOCENTE 80
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO 80
EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRIA E POLÍTICA 80
LITERATURA INFANTO-JUVENIL 80
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE 60
TEORIAS DA EDUCAÇÃO 80
EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E MÉTODOS 80
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM 80
ALFABETIZAÇÃO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS 80
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM 80
Disciplina CH
OPTATIVA I - ON-LINE 60
ALFABETIZAÇÃO: CONTEÚDOS E MÉTODOS 80
EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO 80
EDUCAÇÃO CORPORAL E PSICOMOTORA 80
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 80
Disciplina CH
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE 60
MATEMÁTICA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E CONTEÚDOS 80
DIDÁTICA: FUNDAMENTOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 80
LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E CONTEÚDOS 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 80
ARTE: FUNDAMENTOS E MÉTODOS 80
Disciplina CH
DIDÁTICA: MÉTODOS E RECURSOS DE APRENDIZAGEM 80
LÍNGUA PORTUGUESA: CONTEÚDOS E MÉTODOS 80
MATEMÁTICA: CONTEÚDOS E MÉTODOS 80
GEOGRAFIA: FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 80
Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
HISTÓRIA: FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS 80
CIÊNCIAS: FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS 80
JOGOS E RECREAÇÃO 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 80
Disciplina CH
OPTATIVA II - ON-LINE 60
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA 80
GESTÃO EDUCACIONAL NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 80
Disciplina CH
LIBRAS 80
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO V 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 80

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é uma atividade de integração curricular obrigatória do Curso de Pedagogia, prevista na matriz curricular do curso. Consiste de trabalho final de nível científico, abordando temas referentes ao curso, preferencialmente, relacionado à prática profissional. O objetivo geral é possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade intelectual e científica, por meio da pesquisa e produção em uma temática de interesse, na área do curso.

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso

Estágios

O Estágio Curricular faz parte do processo de formação profissional do acadêmico do curso superior, permitindo-lhe a presença participativa em ambientes afins à habilitação pleiteada e deve ocorrer em atividades da respectiva área de atuação profissional, sob a responsabilidade dos cursos e de professores competentes das áreas específicas.

Em função do caráter formador, que favorece a relação entre teoria e prática social, o Estágio Supervisionado é disciplina obrigatória e deve ser planejada de acordo com o projeto pedagógico do curso.

Regulamento do Estágio

Atividades Complementares

É preciso garantir que os currículos escolares, em especial os de nível superior, incluam dimensões da cultura humana que, mesmo valorizando o cognitivo, o desenvolvimento racional e lógico das disciplinas escolares, deem espaço para outros aspectos da formação, como as artes, o trabalho de extensão, a iniciação científica etc. Inclui ainda as diferentes linguagens da cultura humana, como a arte em suas variadas manifestações estéticas, e literárias, etc. Abrange a produção científica, as ideias, as concepções, as imagens e a tecnologia. Por isso há a inclusão no projeto pedagógico do curso atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio da iniciação científica, da extensão, da monitoria e de atividades extracurriculares.

Regulamento das Atividades Complementares

Pesquisa

Na UniEVANGÉLICA, a pesquisa relaciona-se com a comunidade acadêmica de duas formas: a primeira se volta para a autonomia docente, uma vez que o ato de pesquisar conduz à revisão de conceitos, aplicação de métodos de investigação, análise e busca de explicação de fenômenos e à publicação de resultados que possibilitem a identificação de respostas para os problemas específicos da vida cotidiana do ser humano; a segunda é a compreensão da lógica da ciência, colocando-se à disposição dos alunos, professores e pesquisadores a prática da pesquisa científica, no sentido de incentivar a investigação científica em sua relação com a coletividade.

Ao pensar na pesquisa como prática pedagógica, o curso de Pedagogia tem o compromisso de garantir uma boa formação intelectual aos futuros profissionais da educação, por meio de investigação crítica sobre as práticas vivenciadas em atividades de extensão, atividades práticas e nos estágios supervisionados, buscando apontar mudanças necessárias para o contexto educacional da nossa sociedade.

A pesquisa é importante para a formação de professores não só pela utilização de seus resultados para o processo ensino-aprendizagem, mas pela promoção do desenvolvimento da competência pessoal e profissional e das habilidades necessárias para atuar com criatividade, autonomia.

Extensão

O curso de Pedagogia se envolve continuamente em projetos de extensão e seus alunos participam do planejamento, execução e avaliação de serviços prestados à comunidade, atuando em escolas, em outras instituições educacionais e em vários setores da sociedade em geral.

Atividades e Projetos desenvolvidos:

  • Projeto “UniEVANGÉLICA CIDADÔ, promovido pela mantenedora anualmente, em que o curso de Pedagogia, por meio dos professores e acadêmicos, oferece oficinas pedagógicas a pessoas da comunidade.
  • Projeto UniCIDADÃ ITINERANTE – projetos e/ou programas dentro das atividades extracurriculares do curso, promovendo o intercâmbio e a cooperação com escolas de Ensino Fundamental e Instituições Sociais e de Saúde do município de Anápolis e municípios vizinhos.
  • Programa de Apoio Pedagógico – O curso de Pedagogia por meio de convênio com as Instituições: IEL-Instituto Euvaldo Lodi; CIEE- Centro de Integração Empresa-Escola; PETI(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) mantido pela Prefeitura Municipal de Anápolis, possibilita a participação dos acadêmicos em atividades compatíveis com a programação curricular estabelecida para o curso em forma de Estágios Extracurriculares desenvolvidos em Instituições Educacionais, Projetos Sociais e Unidades Escolares nas seguintes áreas: recreação, reforço escolar, gestão educacional, educação especial etc., visando a ampliação do espaço pedagógico na formação acadêmico-profissional dos acadêmicos no mundo do trabalho e articulação do curso com outros segmentos sociais. Constituem-se campos de estágio extracurricular: Atividades e Projetos de Extensão, Projetos Pedagógicos em escolas e em outros ambientes educativos, Instituições Educacionais que desenvolvem Projetos de interesse social, Organizações Não Governamentais, Empresas etc.