Bacharelado
5 anos
Anápolis
Para formar profissionais cumpridores desse papel, com responsabilidade e solidez, o curso de Odontologia da UniEVANGÉLICA desenvolve há mais de 45 anos profissionais aptos e com habilidades de atenção à saúde, por meio de ações de prevenção, proteção e recuperação, tanto em caráter individual quanto coletivo. São ofertadas disciplinas que instrumentalizam o futuro profissional a prática clínica na diversas áreas da Odontologia, como por exemplo, Dentística, Endodontia, Cirurgia, Radiologia e Imaginologia, Periodontia, Estomatologia, Odontopediatria, Odontogeriatria, Odontohebiatria e Saúde Coletiva. Todas as atividades clínicas do curso contam com uma das maiores Clínicas Odontológicas de Ensino da região, colaborando assim para a formação de um profissional tecnicamente capacitado, cientificamente qualificado e dotado de predicados humanísticos, atuando para a melhora na qualidade de vida das pessoas.
O Curso de Odontologia da UniEVANGÉLICA propõe formar cirurgião-dentista, generalista, capaz de: agir de forma interativa em uma abordagem integral mediante as realidades sociais, culturais e econômicas de seu meio e transformá-lo em benefício da sociedade; estabelecer relações interpessoais de forma humanizada, garantindo a inclusão social e os princípios éticos, legais, cristãos e de cidadania; desenvolver potencial para tomada de decisões frente ao mundo do trabalho, enfrentamento das questões sociais, com proposição para soluções mediante educação permanente; assumir tanto para atuar quanto como para liderar uma equipe multiprofissional; atuar no sistema de saúde vigente e rede particular, tanto em procedimentos referentes à atenção básica com ênfase na promoção de saúde, quanto para referenciar e contra referenciar em situações clínicas para atenção secundária e terciária; levar em consideração as diferentes perspectivas de abordagem no que se refere à atuação a partir dos ciclos de vida, buscando incorporar novos conhecimentos para atuar com rigor técnico e científico.
A formação do futuro egresso é voltada tanto para o âmbito público quanto para o âmbito privado e aponta como possibilidade uma multiplicidade de cenários de atuação, diante das demandas da sociedade, como: clínica privada; serviços públicos de atenção à saúde bucal (cirurgião-dentista clínico); gerenciamento da atenção à saúde bucal (cirurgião-dentista distrital e coordenador de saúde bucal); serviços públicos de fiscalização em saúde; auditoria do Sistema Único de Saúde e dos convênios/credenciamentos; perícias odontológicas na esfera civil, criminal, e administrativa; consultoria e administração em saúde; docência universitária.
O Trabalho de Curso (TC) tem por objetivo o exercício de atividades acadêmicas sistematizadas que visam à formação de um profissional crítico, familiarizado com métodos e técnicas de investigação científica e na elaboração de trabalhos científicos pertinentes a área de atuação do cirurgião-dentista. Dessa forma, o TC visa articular e inter-relacionar os conteúdos das disciplinas estudadas com objetivo de ratificar, retificar e/ou ampliar o campo de conhecimento.
O TC é articulado com as disciplinas de Produção Científica I, II e III, com carga horária total de 60 horas, com intuito de organizar e gerir o andamento dos trabalhos durante o curso.
Os Estágios Curriculares Supervisionados são desenvolvidos nas disciplinas Pré-Clínica, Clínica Integrada, Clínica de Diagnóstico, Odontohebiatria, Odontogeriatria, Odontologia do Trabalho, Odontologia Hospitalar, Odontologia Pediátrica I e II, Ortodontia Preventiva I e II, Pré-Internato Odontológico, Internato Odontológico e Projeto Interdisciplinar de Políticas Públicas de Saúde.
Nas disciplinas de Estágio Clínico o estágio curricular supervisionado é realizado na Clínica Odontológica de Ensino do Curso de Odontologia da UniEVANGÉLICA e em unidades conveniadas, em estágios extramuros.
Nas disciplinas Projeto Interdisciplinar de Políticas Públicas de Saúde I a VI, o estágio curricular supervisionado tem vivências nos diversos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS) e também em outros espaços como serviços: filantrópicos, sociais, educacionais, religiosos, culturais e privados. Além de Organizações Não Governamentais (ONGs), Sindicatos, Conselho Regional de Odontologia, e outros.
As Atividades Complementares deverão ser realizadas pelo acadêmico a partir de seu ingresso no curso, devendo cumprir 100 (cem) horas para a integralização do Curso de Odontologia.
A integralização das Atividades Complementares é condição necessária para a colação de grau e deverá ocorrer durante o período em que o aluno estiver regularmente matriculado, excetuando-se eventuais períodos de trancamento.
São consideradas Atividades Complementares: atividades técnico-científicas relacionadas à área de conhecimento do curso, como palestras; seminários; visitas técnicas; congressos; cursos extracurriculares; estágios voluntários; monitoria; jornadas acadêmicas; workshops; disciplinas optativas; entre outras do gênero; atividades relacionadas a programas e projetos institucionais, como iniciação científica; extensão; grupos de estudo; produção intelectual e técnico-científica; publicações em anais; revistas e jornais; entre outras do gênero; atividades esportivas, artísticas, culturais, sociais e humanísticas tais como torneios; campeonatos; coral; grupos de teatro dança, música; representação acadêmica junto aos Órgãos Colegiados da UniEVANGÉLICA, entidades de Classe ou Profissionais; atividade de voluntariado; campanhas beneficentes e beneméritas; Grupos de Oração; entre outras do gênero.
Outras Atividades Complementares poderão ser analisadas e validadas pela Coordenação Pedagógica/Núcleo Docente Estruturante, de Atividades Complementares do Curso de Odontologia.
O Centro Universitário de Anápolis, por meio da Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, iniciou em 2001 o programa de Bolsa de Iniciação Científica (PBIC) e o Programa de Iniciação Científica Voluntária – PVIC, motivado pela convicção da importância de se investir em pesquisa.
O Programa de Bolsa Iniciação Científica (PBIC) é uma modalidade de ensino-aprendizagem que visa a oportunizar aos alunos de graduação da UniEVANGÉLICA a experiência de questionamento, sistematização e organização do saber, elevando-os da condição de receptores para a de produtores de conhecimento.
O Programa visa a atender alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UniEVANGÉLICA, que desejem realizar atividades vinculadas a Projeto de Pesquisa de um Professor-Orientador da Instituição e desenvolvidos com recursos internos ou obtidos a partir de parceria com organizações de fomento à pesquisa.
O Programa de Iniciação Científica Voluntária – PVIC, é uma modalidade de programa de iniciação voluntária à pesquisa de alunos de graduação da UniEVANGÉLICA, que também oportuniza o desenvolvimento de um projeto de pesquisa próprio, sob a orientação de um professor-orientador.
Visando estimular a participação dos seus acadêmicos e docentes nos programas de iniciação científica institucionais e na produção científica, o Curso de Odontologia conta com a Comissão de Pesquisa do Curso de Odontologia (CPqO). A CPqO é um órgão colegiado que tem por finalidade assessorar e apoiar investigações científicas, fortalecendo linhas de pesquisas e parcerias institucionais e interinstitucionais. Compete a CPqO assistir a direção do curso e demais órgãos superiores no estabelecimento de políticas de pesquisa, zelar pela qualidade e ética nas pesquisas científicas, organizar e administrar as ações de pesquisa no âmbito do Curso de Odontologia.
Os projetos realizados por alunos e professores do Curso de Odontologia deverão ser submetidos ao CPqO previamente o envio ao Comitê de Ética em Pesquisa da UniEVANGÉLICA.
Para envio dos projetos os seguintes passos devem ser seguidos:
I – O projeto deve ser encaminhado ao endereço eletrônico da CPqO (pesquisaodonto.unievangelica@gmail.com) juntamente a ficha de solicitação de avaliação de projeto;
II – A ficha de solicitação de avaliação deve estar devidamente preenchida e assinada pelo pesquisador (docente) responsável pela pesquisa (ANEXO);
III – O projeto deve ser enviado em arquivo doc. ou docx. seguindo o modelo disponibilizado pela CPqO (ANEXO) disponível no site da UniEVANGÉLICA (Posteriormente todos os documentos da comissão estarão disponíveis no site da UniEVANGÉLICA);
IV – Os membros assessores terão o prazo de 15-30 dias para avaliação do projeto e emissão de parecer, apontando a conformidade ou não do projeto;
V – A avaliação do projeto obedecerá os critérios discriminados na folha de solicitação de avaliação;
VI – Os projetos em desacordo com os critérios de avaliação terão o prazo de 45 dias para reapresentação para a comissão, caso contrário será considerada uma nova avaliação;
VII – A emissão do parecer da comissão de pesquisa será feita após reunião colegiada sendo apontado na ficha de solicitação de avaliação se o projeto está em conformidade ou se apresenta pendências. Toda essa comunicação realizada por email.
As atividades de extensão do curso de Odontologia são supervisionadas por um coordenador de Extensão, que responde por todas as atividades de extensão desenvolvidas pelo curso, e tem como objetivo geral buscar meios para alcançar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
As ações são pautadas na qualidade da atenção a comunidade, e forte vínculo com o ensino e a pesquisa, a partir da ampliação do atendimento clínico e diversas ações preventivas. As ações articulam os níveis de atenção à saúde e promovem o aperfeiçoamento acadêmico e docente, no que se refere a extensão. No Curso há ações extensionistas externas, internas e estágios extramuros. Há participações nos projetos institucionais, como:
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2023