Bacharelado

5 anos

Noturno

Anápolis

Sobre o Curso

O curso de Medicina Veterinária da UniEVANGÉLICA tem por objetivo formar um profissional habilitado a desenvolver ações voltadas à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental.

A formação do egresso é generalista, humanista, crítica e reflexiva. O graduado será apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente.

O médico veterinário é o profissional responsável por manter a saúde dos animais e o bem-estar animal. Além disso, além de preservar a saúde dos animais, o veterinário também atua na preservação da saúde pública, por meio do controle de zoonozes, que são doenças transmitidas dos animais para o homem, e do controle de produtos de origem animal consumidos pela população.

Além de atuar em clínicas de pequenos e grandes animais, os veterinários também podem atuar na tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, na Vigilância Sanitária, na Defesa Sanitária, em zoológicos, em laboratórios de controle microbiológico e físico-químico de alimentos, em biotérios, em centros de pesquisa da saúde, consultores, peritos criminais, responsáveis técnicos de indústrias, laboratórios de análise de solo e água, produção de vacinas e medicamentos na área de saúde animal, marketing de produtos pet, produção animal, melhoramento genético entre outros.

Mercado de Trabalho

Muito além de “médicos de animais”, hoje, a atuação dos Médicos Veterinários abrange mais de 80 áreas.

Do controle da saúde dos animais, seguido da obtenção, preparo, distribuição e venda de produtos de origem animal, o médico-veterinário está presente ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos de origem animal. Trata-se de um profissional com competência para atuar em áreas como: clínica; direção de hospitais para animais; assistência técnica e sanitária aos animais; inspeção ou assistência técnica higiênico-sanitária em indústrias e agroindústrias; peritos criminais, judiciais e administrativos; ensino, direção, controle e a orientação do ensino técnico e superior; pesquisas; responsáveis técnicos, consultores; entre outras. A Medicina Veterinária de animais selvagens também vem se tornando cada vez mais importante, com atuações em clínicas médica e cirúrgica, resgate de fauna, nutrição, reprodução, conservação, bem-estar, zoonoses, biossegurança e vigilância ambiental, comércio, criadouros, abatedouros e frigoríficos, zoológicos, aquários, mantenedores de fauna (santuários), entre outros. Além disso, os Médicos Veterinários são imprescindíveis como profissionais de saúde pública, pois são responsáveis por integrar saúde animal, meio ambiente e educação, trabalhando na prevenção, controle e diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais.

Sob essa perspectiva, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UniEVANGÉLICA apresenta uma proposta curricular direcionada a promover uma sólida e ética formação em Medicina Veterinária, por meio da capacitação de profissionais para as diversas áreas de abrangência da profissão, somado a isso, uma formação globalizada e crítica para os envolvidos no processo, de forma que seja permitido o exercício da cidadania como sujeitos de transformação da realidade, com respostas para os grandes problemas atuais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nossa região.

Matriz Curricular

Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE 60
BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA 80
BIOQUÍMICA 80
ANATOMIA ANIMAL 80
FUNDAMENTOS DA MEDICINA VETERINÁRIA 80
Disciplina CH
ANATOMIA VETERINÁRIA 80
EMBRIOLOGIA 80
BIOÉTICA E BEM-ESTAR ANIMAL 80
FISIOLOGIA ANIMAL 80
HISTOLOGIA VETERINÁRIA 80
Disciplina CH
EMPREENDEDORISMO - ON-LINE 60
MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E DEFESA SANITÁRIA 80
ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA 80
FARMACOLOGIA 80
PARASITOLOGIA VETERINÁRIA 80
PATOLOGIA GERAL 80
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE 60
FISIOLOGIA VETERINÁRIA 80
AGRESSÃO E DEFESA 80
MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL 80
NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL 80
PARASITOLOGIA ANIMAL 80
Disciplina CH
OPTATIVA I - ON-LINE 60
DOENÇAS INFECCIOSAS DOS ANIMAIS 80
DOENÇAS PARASITÁRIAS DOS ANIMAIS 80
TERAPÊUTICA VETERINÁRIA 80
PATOLOGIA VETERINÁRIA 80
SEMIOLOGIA VETERINÁRIA E LABORATÓRIO CLÍNICO VETERINÁRIO 80
Disciplina CH
OPTATIVA II - ON-LINE 60
EQUIDEOCULTURA 80
FISIOPATOLOGIA DA REPROUÇÃO 80
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL 80
MANEJO E NUTRIÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES E AQUÁTICOS 80
MEDICINA VETERINÁRIA LEGAL 80
CIÊNCIAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE 80
Disciplina CH
CLÍNICA MÉDICA DE GRANDES ANIMAIS 80
CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS 120
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 80
TÉCNICA CIRÚRGICA E ANESTESIOLOGIA APLICADAS À MEDICINA VETERINÁRIA 80
PRODUÇÃO E SANIDADE DE SUÍNOS 80
REPRODUÇÃO ANIMAL, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E BIOTÉCNICAS DA REPRODUÇÃO 80
Disciplina CH
CLÍNICA CIRÚRGICA DE GRANDES ANIMAIS 80
CLÍNICA CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS 80
INSPEÇÃO DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL 100
POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO RURAL 80
PRODUÇÃO DE RUMINANTES 100
PRODUÇÃO E SANIDADE DE AVES 80
Disciplina CH
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I 220
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 80
Disciplina CH
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II 240
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 80

Atividades Acadêmicas