Bacharelado
6 anos
Anápolis
O curso de Medicina da UniEVANGÉLICA forma profissionais preparados para exercer com excelência uma das mais nobres profissões. O acadêmico encontrará o equilíbrio entre a tradição da Instituição e as inovações científicas, com métodos atualizados de ensino, como o PBL. A qualificação teórica para o exercício da medicina é somada à prática desde o início do curso: os acadêmicos têm contato com pacientes reais e aprimoram o conhecimento com valores essenciais.
https://www.youtube.com/watch?v=M8P7PkQnBSQ&t=205sO Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA propõe formar uma nova geração de médicos, profissionais bem qualificados, através de moderno processo transformador, capacitando-os sob os diferentes pontos de vista, com ampla visão filosófico-humanística, acentuada dedicação, centrados na pessoa do paciente, considerando acima de tudo o ser humano, os princípios cristãos, imbuídos do mais alto respeito, desprovidos do mercantilismo, seguidores da ética, compreendedores das diferenças religiosas, sociais, políticas, étnicas e enfim muito mais humanos, com significativo preparo psicológico e ampla visão dos problemas dos diferentes extratos da nossa sociedade.
O modelo educacional do Curso Médico da UniEVANGÉLICA é fundamentado nos princípios da andragogia interativa, de natureza democrática e pluralista, com um eixo metodológico firmemente estabelecido perpassando metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
O curso de Medicina da UniEVANGÉLICA tem como grande diferencial a “educação orientada para a comunidade” e a “aprendizagem baseada em problemas”. A primeira é característica das instituições cujos objetivos e princípios básicos são determinados pelas necessidades da comunidade, cujos currículos adotam um enfoque integral da saúde e desenvolvem atividades comprometidas com a meta de saúde para todos. Já a segunda é um método pelo qual o estudante ou o trabalhador de saúde utiliza a situação de um paciente, uma questão da assistência à saúde ou um tópico de pesquisa, como estímulos para aprender. Após análise inicial do problema, os estudantes definem seus objetivos de aprendizagem e buscam as informações necessárias para abordá-lo. Após, relatam o que encontraram e o que aprenderam.
O Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA propõe formar uma nova geração de médicos, profissionais bem qualificados, através de moderno processo transformador, capacitando-os sob os diferentes pontos de vista, com ampla visão filosófico-humanística, acentuada dedicação, centrados na pessoa do paciente, considerando acima de tudo o ser humano, os princípios cristãos, imbuídos do mais alto respeito, desprovidos do mercantilismo, seguidores da ética, compreendedores das diferenças religiosas, sociais, políticas, étnicas e enfim muito mais humanos, com significativo preparo psicológico e ampla visão dos problemas dos diferentes extratos da nossa sociedade.
O modelo educacional do Curso Médico da UniEVANGÉLICA é fundamentado nos princípios da andragogia interativa, de natureza democrática e pluralista, com um eixo metodológico firmemente estabelecido perpassando metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
O curso de Medicina da UniEVANGELICA, por entender que os acadêmicos durante o período de Internato está em atividade prática em período integral, optou por realizar um Trabalho de Curso ao invés do Trabalho de Conclusão de Curso, com finalização no 8º período do curso
O Trabalho de Curso (TC) traz como proposta a formação profissional pautada na interação da teoria com a prática, onde a capacidade de refletir é constantemente estimulada. O desenvolvimento do TC permite a formação de profissionais criativos, capacitados nas diferentes demandas que a prática profissional lhes impõe. O processo de elaboração de um TC traduz-se para o estudante como uma somatória de habilidades que se agrega ao seu repertório de saberes, proporcionando o aprofundamento do estudo sobre determinada temática, de forma organizada e metódica.
O TC suscita que o estudante empregue os saberes assimilados ao longo de seu curso e aponte uma contribuição efetiva no avanço científico e tecnológico É de extrema importância por representar um trabalho que explora um assunto único, procurando aprofundar-se no mesmo e definindo diretrizes e resoluções para a temática abordada, de forma a contribuir no crescimento e desenvolvimento da carreira.
O PISCcoloca o aluno precocemente – a partir do primeiro semestre – em contato com atividades de atenção à saúde na comunidade; fazê-lo conhecer uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e equipes de saúde da família (ESF), observando como são atendidas as necessidades da sua área de abrangência; proporcionando aos docentes e discentes o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar; sendo desenvolvido durante todo o ano.
O estudante do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA realiza estágios durante todo o curso em hospitais conveniados de Anápolis e região (Santa Casa de Anápolis, Hospital Evangélico Goiano. Hospital de Urgências de Anápolis, Unidades Básicas de Saúde). O estágio em hospitais públicos e privados da rede de Serviço de Saúde fornece aos estudantes a vivência da realidade da profissão e produz uma preparação diferenciada para enfrentar os desafios como futuro profissional médico.
O internato do Curso de Graduação em Medicina é uma fase obrigatória e o acadêmico recebe treinamento em serviço sob a supervisão de preceptores e docentes da rede (SUS). Tem a duração de dois anos e compreende cinco áreas: Medicina Interna, Gineco-Obstetrícia, Clínica Cirúrgica, Pediatria e Saúde Coletiva/Medicina da Família e Comunidade, abrangendo os três níveis de assistência à saúde (primário, secundário e terciário).
O internato baseia-se no desenvolvimento de habilidades e competências, desenvolvidas em etapas progressivas que compreendem do simples saber e do saber como para a etapa mais importante do processo ensino-aprendizagem que é o fazer.
São atividades de caráter científico, cultural e acadêmico, previstas no currículo do curso e que objetivam o desenvolvimento de estudos do interesse dos acadêmicos e promovem a diversificação dos espaços educativos.
Essas atividades visam à integralização da matriz curricular, complementando o currículo dos cursos e enriquecendo-o com práticas independentes, com estudos que incluem uma imensa variedade de opções, como: monitorias, estágios, programas de iniciação científica, programas de extensão, projetos de pesquisa, participação em seminários, eventos artístico-culturais, congressos, simpósios, jornadas, etc.
A UniEVANGÉLICA considera a pesquisa como elemento catalisador do conhecimento científico, técnico, humanístico e ético, que, articulada ao ensino e extensão, exerce relevante papel na produção do conhecimento, propiciando o envolvimento teórico-empírico e a formação profissional pelo exercício da reflexão.
O estudante tem a possibilidade de realizar pesquisas, sobre orientação de um professor, dentro de um dos seguintes programas:
a) Programa de Bolsa Iniciação Científica – (PIBIC), é uma modalidade de ensino-aprendizagem que visa oportunizar a alunos de graduação desta IES a experiência de questionamento, sistematização e organização do saber, elevando-os da condição de receptores de informações para a de atores da produção de seu próprio conhecimento.
b) Programa de Iniciação Científica Voluntária – (Pro- InCiV), é um programa voltado para a iniciação voluntária à pesquisa de alunos de graduação do UniEVANGÉLICA, através do estímulo a pesquisadores produtivos no sentido de envolver estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.
A extensão, entendida como uma das funções básicas da universidade, caracteriza-se pela interação sistematizada desta com a comunidade, visando contribuir para o seu desenvolvimento e nela buscar conhecimentos e experiências para a avaliação e revitalização do ensino e da pesquisa.
São consideradas atividades de extensão quaisquer tipos de condutas que envolvam: programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços, produção e publicações; relacionadas às áreas temáticas realizadas em nome do Centro Universitário de Anápolis, dentro ou fora da Instituição. Essas atividades podem estar ou não inseridas nos planos de ensino.
Uma das propostas do curso de medicina é aliar ensino, pesquisa e extensão. Isso é facilmente observado dentro da disciplina de PISC, que promove atividades extensionistas na comunidade e estimula o desenvolvimento de pesquisa dentro da comunidade, o que gera trabalhos científicos que são apresentados durante a mostra acadêmica anual e também em outros eventos científicos.
Além disso, são várias as atividades extensionistas que o curso de medicina participa, inclusive extra-muros. Podemos destacar: a ação global, projeto em parceria com a rede globo e que atende a comunidade Anapolina; projeto ciranda, em que há várias atividades de atendimento na área de saúde, jurídica e também oficinas de educação, e que atende em média 30 mil pessoas.
O curso de medicina também estabeleceu parcerias com a secretaria da saúde, onde foi desenvolvido um curso de capacitação dos profissionais da secretaria da saúde sobre aleitamento materno no ano de 2011, sendo que foram oferecidas várias oficinas e que vários alunos do curso de medicina tiveram oportunidade de participar como monitores e organizadores do evento.
As ações de extensão concebidas nesta perspectiva são executadas com qualidade técnica e científica, e atendem um contingente populacional local, regional e nacional significante.
No curso de medicina, ocupam uma posição de destaque, as Ligas Acadêmicas- formadas com o principal objetivo de incrementar positivamente a formação acadêmica dos alunos membros. São organizadas por acadêmicos e professores, caracterizadas como atividades extracurriculares e desenvolvem ações comunitárias, eventos científicos e atividades de pesquisa.
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