Bacharelado

5 anos

Noturno

Anápolis

Apresentação do Curso

No curso de Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA, acadêmicos se tornam verdadeiros agentes transformadores da sociedade, por meio do estudo, planejamento, projeto e especificação de máquinas e processos mecânicos. Com conteúdo didático e adaptado à prática profissional, o curso dispõe de todas as condições pedagógicas e infraestrutura para que o estudante tenha acesso a uma formação intelectual e humana. Com disciplinas nas áreas de Materiais, Ciências Térmicas, Processos de Fabricação e Mecânica dos Sólidos no currículo, o estudante aprende a aplicar a teoria na prática.

Sobre o Curso

O curso de Engenharia Mecânica visa à formação de pessoal capacitado para a resolução de problemas na área de tecnologia mecânica, com potencial para a assimilação e o desenvolvimento de conhecimentos, com espírito crítico e ética profissional, atendendo às necessidades das indústrias local, regional, nacional e mundial, visando ao desenvolvimento e à independência tecnológica.

O Engenheiro Mecânico egresso da UniEVANGÉLICA será capaz a desempenhar, com competência, as atividades referentes aos procedimentos científico-tecnológicos das áreas de fabricação mecânica, resistência dos materiais, térmica, projetos, metrologia, materiais de construção mecânica, vibrações e acústica e mecânica dos fluidos, bem como na utilização das instalações e equipamentos destinados a essas áreas especializadas, seus serviços afins e correlatos, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos, sem perder o foco ético e humanístico, no atendimento às demandas da sociedade, através de uma sólida formação científica e profissional.

Mercado de Trabalho

O curso busca atender às demandas do Estado de Goiás e da região Centro-Oeste, que tem apresentado expressivo crescimento industrial nos últimos anos, graças aos incentivos oferecidos pelo governo para a instalação de novas empresas. Entre os setores industriais mais expressivos se destacam as agroindústrias, as minerações, o setor farmo-químico, o setor alimentício, setor de serviços, as indústrias de base e ainda o setor de montagem automotiva.

O Estado de Goiás vem apresentando um crescimento econômico significativo no cenário nacional. Segundo IBGE, em 2009 Goiás já se apresentava como a 9ª economia do país, contribuindo com 2,5% do PIB. O valor bruto da produção industrial de Goiás corresponde, atualmente, a mais de 50% da região Centro-Oeste, 48% do total de custos de operação industrial, 53% do valor de transformação industrial e emprega mais de 52% das pessoas do segmento industrial.

Matriz Curricular

Disciplina CH
LÍNGUA PORTUGUESA 80
FUNDAMENTOS DE CÁLCULO 40
FUNDAMENTOS DE FÍSICA 40
INGLÊS INSTRUMENTAL 40
ALGORÍTMO E LÓGICA COMPUTACIONAL 40
LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO 40
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 80
DESENHO TÉCNICO I 80
CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE 40
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
CÁLCULO I 80
FÍSICA I 80
DESENHO TÉCNICO II 80
GEOMETRIA ANALÍTICA 80
PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL 40
METROLOGIA I 40
Disciplina CH
CÁLCULO II 80
FÍSICA II 80
QUÍMICA 80
METROLOGIA II 40
MECÂNICA APLICADA I - ESTÁTICA 40
ÁLGEBRA LINEAR 40
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 40
Disciplina CH
CÁLCULO III 80
FÍSICA III 80
MATERIAIS I 80
MECÂNICA APLICADA II - DINÂMICA 80
MECÂNICA DOS SÓLIDOS I 80
Disciplina CH
CÁLCULO IV 80
ELETROTÉCNICA 40
MATERIAIS II 80
ELEMENTOS DE MÁQUINAS I 80
MECÂNICA DOS SÓLIDOS II 80
PROJETO DE MÁQUINAS I 40
Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
TERMODINÂMICA 80
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II 40
TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS 40
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA I 80
INSTRUMENTAÇÃO 40
CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL 80
Disciplina CH
ELETRÔNICA 40
FUNDIÇÃO E CONFORMAÇÃO MECÂNICA 80
MECÂNICA DOS FLUÍDOS 80
SOLDAGEM 80
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA II 80
PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA 40
Disciplina CH
PROJETO DE MÁQUINAS II 80
ESTRUTURAS METÁLICAS 40
MÁQUINAS DE FLUXO 80
ROBÓTICA 40
PROCESSOS DE USINAGEM 80
MÁQUINAS TÉRMICAS 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 40
Disciplina CH
OPTATIVA I 40
MÉTODOS EXPERIMENTAIS 40
CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO 40
FABRICAÇÃO ASSISTIDA POR COMPUTADOR 40
VIBRAÇÕES DE SISTEMAS MECÂNICOS 80
HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 40
ENERGIAS RENOVÁVEIS 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 40
Disciplina CH
GESTÃO DE MANUTENÇÃO 40
REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 120
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 40
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 40
OPTATIVA II 40
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 40
VEÍCULOS AUTOMOTORES 40
EMPREENDEDORISMO 40

Atividades Acadêmicas

TCC

O trabalho de conclusão de curso é um componente curricular obrigatório para a obtenção do grau de bacharel em Engenharia Mecânica pela Unievangélica. O TCC visa promover a capacidade de identificação temáticas, a formulação de problemas, a elaboração de projetos, a identificação de métodos e de técnicas, o controle de planejamento etc. Esta atividade é desenvolvida por meio de orientação e acompanhamento docente.

Estágios

Pensando na articulação entre embasamento teórico e prática, é proposto na matriz curricular do curso de Engenharia Mecânica o estágio supervisionado. Esse é constituído de toda atividade, dentro e fora da universidade, que tenha como finalidade a sedimentação dos conhecimentos adquiridos durante a vida acadêmica.

Atividades Complementares

As atividades complementares no curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA possibilitam o reconhecimento, por validação, de habilidades e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar. Hipóteses em que o aluno poderá ampliar, enriquecer e incrementar o seu currículo com experimentos e vivências acadêmicas, internos ou externos ao curso.

As atividades complementares, assim, se destinam a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.

Pesquisa

A pesquisa é pensada como parte integrante das políticas institucionais do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Dessa forma, o curso de Engenharia Mecânica participa dos programas de incentivo à pesquisa – como o PIBID -, assim como encorajando e apoiando os acadêmicos na produção de seus trabalhos de conclusão de curso.

Extensão

A prática extensionista é concebida como mecanismo de articulação do ensino, pesquisa e extensão. Do ponto de vista das práticas pedagógicas esta relação favorece uma abordagem contextualizada, integradora das diferentes áreas do conhecimento, sendo, portanto, interdisciplinar.

As atividades de extensão, além de flexibilizarem o ensino, facilitam as relações entre a teoria e a prática, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências. Nessa perspectiva, os eventos de extensão universitária podem acontecer por iniciativa da Instituição ou própria do Curso de Engenharia Mecânica, bem como de outras Instituições do município e outras localidades que solicitem parceria com o curso.


Atendimento via chat
Atendimento via chat