Bacharelado

5 anos

Noturno

Ceres

Apresentação do Curso

O curso de Engenharia Civil da UniEVANGÉLICA tem uma formação de excelência. Com um conhecimento que prioriza as necessidades atuais da sociedade, o curso disponibiliza muito mais do que qualidade de ensino: prepara o estudante para o dinamismo que o aguarda no exercício dessa profissão. Oferece um currículo abrangente e multidisciplinar, que traz temas ligados à Física, ao Cálculo, à Geometria, à Química, à Tecnologia, ao Meio Ambiente, entre outros.

Sobre o Curso

A formação acadêmica em Engenharia Civil possibilita que o estudante entenda a necessidade de se primar pela busca contínua da fundamentação técnica, ao mesmo tempo em que o impele a uma busca diligente pela excelência e pelo estado da arte. Assim, procura-se despertar o indivíduo, ao longo do curso, para um nível de comprometimento pessoal com esse processo de formação, mostrando que esse é o único caminho para se agir de forma responsável, o qual conduz a resultados otimizados, traduzidos em obras civis que compatibilizem, devidamente: a segurança, a durabilidade, a economia, a funcionalidade, a estética, a agilidade e os devidos requerimentos legais.

Mercado de Trabalho

O egresso do curso de Engenharia Civil será capaz de desencadear ações críticas e estruturadas, dentro das áreas de planejamento, execução e controle, de obras e serviços de engenharia civil. A partir do programa acadêmico, o egresso estará capacitado a identificar os princípios básicos que governarão os problemas encontrados no campo da Engenharia Civil, e a buscar recursos que potencializem sua criatividade, habilidade e capacidade gerencial.

Tais competências adquiridas, conjugadas a um espírito empreendedor, sinalizam para a possibilidade de se extrapolar fronteiras de trabalhos convencionais, o que pode ser conseguido conduzindo-se pesquisas numéricas e/ou experimentais.

Por outro lado, nas situações convencionais, a formação permite o aperfeiçoamento de técnicas e a manutenção de elevados padrões de qualidade. De qualquer forma, a partir desse perfil adquirido por uma sólida formação acadêmica generalista, o egresso, atuando de forma individual ou corporativa, poderá almejar a proposição de soluções particulares e até inovadoras, sempre adequadas às realidades e condicionantes espaciais, econômicas e temporais.

Matriz Curricular

Disciplina CH
LÍNGUA PORTUGUESA 80
FUNDAMENTOS DE CÁLCULO 40
CÁLCULO I 80
FÍSICA I 80
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO I 80
INTRODUÇÃO À ECONOMIA 40
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL 40
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
CÁLCULO II 80
FÍSICA II 80
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO II 80
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 80
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 40
GEOMETRIA ANALÍTICA 40
Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
CÁLCULO III 80
FÍSICA III 80
CÁLCULO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL 80
DESENHO TÉCNICO I 80
QUÍMICA 80
Disciplina CH
MECÂNICA APLICADA 80
FENÔMENOS DE TRANSPORTES 80
DESENHO TÉCNICO II 40
ÁLGEBRA LINEAR 80
ELETRICIDADE APLICADA 80
ISOSTÁTICA 80
Disciplina CH
MECÂNICA DOS SÓLIDOS I 80
CIÊNCIA DOS MATERIAIS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I 80
HIDRÁULICA 80
CIÊNCIAS DO AMBIENTE 40
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS 80
SOCIOLOGIA E OCUPAÇÃO URBANA 40
OPTATIVA 40
Disciplina CH
MECÂNICA DOS SÓLIDOS II 80
CIÊNCIA DOS MATERIAIS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II 80
ARQUITETURA E URBANISMO 40
CONSTRUÇÃO CIVIL I 40
HIDROLOGIA E DRENAGEM URBANA 80
TOPOGRAFIA E GEODÉSIA I 80
Disciplina CH
TEORIA DAS ESTRUTURAS I 80
GEOTECNIA I 80
CONSTRUÇÃO CIVIL II 80
INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS 80
TOPOGRAFIA E GEODÉSIA II 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 40
Disciplina CH
TEORIA DAS ESTRUTURAS II 80
ESTRUTURAS DE CONCRETO I 80
ESTRUTURAS DE MADEIRA 40
GEOTECNIA II 80
TRANSPORTES E LOGÍSTICA 40
SANEAMENTO BÁSICO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 40
Disciplina CH
ESTRUTURAS DE CONCRETO II 80
FUNDAÇÕES 80
ESTRUTURAS METÁLICAS 80
PROJETO DE VIAS 80
TCC I 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 40
Disciplina CH
PROJETOS ESTRUTURAIS 80
ÉTICA PROFISSIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO 40
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DE OBRAS 80
TCC II 40
PONTES 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 80

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conlusão de Curso – TCC visa promover a capacidade de identificação de temáticas, a formulação de problemas, a elaboração de projetos, a identificação de métodos e de técnicas, o controle de planejamento etc. Esta atividade é desenvolvida por meio de orientação e acompanhamento docente, tendo como referências o regulamento de TCC de curso, a política de pesquisa e extensão da UniEVANGÉLICA e as políticas de produção, pesquisa e extensão da coordenação do curso de Engenharia Civil.

Norma e Regulamento

Estágios

O contato do estudante com a realidade da prática profissional é essencial em sua formação. Atendendo a tal necessidade, é programado na matriz curricular o estágio supervisionado. Suas atividades têm a finalidade de sedimentar os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Engenharia Civil. O estágio poderá ocorrer de 03 (três) formas: I. Com atividades desenvolvidas dentro da universidade; II. Com atividades desenvolvidas fora da universidade e não vinculadas a empresas (vinculadas apenas à IES); III. Com atividades vinculadas a alguma empresa, ocorrendo em horário comercial.

Regulamento Estágio Supervisionado

Convênio de Estágio Supervisionado

Declaração da Realização do Estágio

Declaração de Convalidação

Ficha de Cadastro

Formulário do Supervisor Externo

Modelo de Relatório

Requerimento de Convalidação

Termo de Compromisso de Estágio

Formulário do Professor Orientador

Requerimento de Orientação

Formulário do Aluno

Atividades Complementares

As atividades complementares nos Bacharelados em Engenharia Civil da UniEVANGÉLICA possibilitam o reconhecimento, por validação, de habilidades e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar. Hipóteses em que o aluno poderá ampliar, enriquecer e incrementar o seu currículo com experimentos e vivências acadêmicas, internos ou externos ao curso.

As atividades complementares, assim, se destinam a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.

Regulamento Atividades Complementares

Pesquisa

A pesquisa é pensada como parte integrante das políticas institucionais do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Dessa forma, o curso de Engenharia Civil participa dos programas de incentivo à pesquisa – como o PIBID -, assim como encorajando e apoiando os acadêmicos na produção de seus trabalhos de conclusão de curso.

Extensão

A prática extensionista é concebida como mecanismo de articulação do ensino, pesquisa e extensão. Do ponto de vista das práticas pedagógicas esta relação favorece uma abordagem contextualizada, integradora das diferentes áreas do conhecimento, sendo, portanto, interdisciplinar.

As atividades de extensão, além de flexibilizarem o ensino, facilitam as relações entre a teoria e a prática, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências. Nessa perspectiva, os eventos de extensão universitária podem acontecer por iniciativa da Instituição ou própria do Curso de Engenharia, bem como de outras Instituições do município e outras localidades que solicitem parceria com o curso.


Atendimento via chat
Atendimento via chat