Bacharelado
5 anos
Anápolis
O curso de Bacharelado em Educação Física da UniEVANGÉLICA prepara o estudante para muitas possibilidades de atuação, tais como promoção da saúde, a reeducação motora, o preparo para aumento do rendimento físico e esportivo, bem como a gestão de empreendimentos relacionados a atividades físicas, de lazer e esportivas. A UniEVANGÉLICA oferece infraestrutura de ponta no cenário goiano, com ginásio poliesportivo, parque aquático, pista de atletismo, entre outros.
Disciplinas alinhadas com as últimas tendências no segmento somam-se a um quadro docente altamente qualificado para oferecer uma formação de excelência no mercado.
O homem moderno precisa criar estratégias concretas que lhe proporcione condições de conhecer seu próprio corpo, entender o funcionamento desse quando requisitado fisicamente, desenvolver e manter habilidades motoras, experimentar o contato com grupos sociais, entendendo o papel destas atividades na construção do ser como um todo. Por esse motivo, a UniEVANGÉLICA elaborou um curso de formação em Educação Física em que possam ser habilitados profissionais capazes de interagir com a sociedade e transformar sua forma de ver o corpo e entender o movimento.
O curso de Educação Física (Bacharelado) visa formar um profissional dotado de experiências múltiplas na área da saúde, esporte e lazer, tendo condições para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, éticas e morais de forma contextualizada. A Educação Física cuida de preservar a saúde do indivíduo por meio das atividades físicas e desportivas, ao mesmo tempo em que desenvolve os valores cognitivos.
A procura pelo curso em Educação Física tem se mostrado significativa, a partir de uma nova visão determinada pela definição de novos paradigmas para a área que tem se afirmado acadêmica e socialmente como um campo de conhecimento capaz de contribuir, de forma significativa, tanto para a formação e desenvolvimento do cidadão quanto para a melhoria das suas condições de saúde e consequente melhoria da qualidade de vida, pelo cultivo e valorização de um estilo de vida mais saudável.
De acordo com a resolução 046/2002 do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, que dispõe sobre a Intervenção do Profissional de Educação Física, esta é uma profissão integrada às áreas da educação e da saúde. O campo de ação da área abrange: o jogo, o esporte, a ginástica, a musculação, a dança, a ergonomia, as lutas, as artes marciais, a recreação, o lazer e a reabilitação. O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações.
Disciplina | CH |
---|---|
DANÇA E CULTURA CORPORAL | 80 |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE | 60 |
FUNÇÕES VITAIS | 80 |
AGRESSÃO E DEFESA | 80 |
ESPORTE COLETIVO: BASQUETE E HANDEBOL | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE | 40 |
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE | 60 |
MORFOFISIOLOGIA | 80 |
CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA | 80 |
ESPORTE INDIVIDUAL: ATLETISMO E CORRIDA DE RUA | 80 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
JOGOS E RECREAÇÃO | 80 |
PSICOMOTRICIDADE | 80 |
SUPORTE BÁSICO DE VIDA | 80 |
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO | 80 |
ESPORTE COLETIVO: FUTSAL E FUTEBOL | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE | 60 |
CINESIOLOGIA | 80 |
NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE | 80 |
GESTÃO DE EVENTOS | 80 |
ESPORTE COLETIVO COM REDE | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
OPTATIVA - ON-LINE | 60 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 80 |
TRABALHO DE CURSO I | 80 |
MUSCULAÇÃO | 100 |
TREINAMENTO DESPORTIVO | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
EMPREENDEDORISMO - ON-LINE | 60 |
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO APLICADO | 80 |
MEDIDAS E AVALIAÇÃO | 80 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 80 |
MODALIDADES DE ACADEMIA | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 80 |
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS | 80 |
TRABALHO DE CURSO II | 80 |
ATIVIDADES FÍSICAS E ESTILO DE VIDA | 80 |
PSICOLOGIA DO ESPORTE | 80 |
Disciplina | CH |
---|---|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 80 |
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA | 80 |
ATIVIDADES AQUÁTICAS | 80 |
SAÚDE COLETIVA | 80 |
ATIVIDADE FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS | 80 |
A elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) faz parte do processo de formação acadêmica do profissional de Educação Física. Na oportunidade o acadêmico deverá montar o seu TCC e apresentá-lo na forma escrita e Oral, a uma banca examinadora. Para auxiliar os acadêmicos, o curso de Educação Física criou o Núcleo de Orientação que oferece apoio na elaboração do TCC, com horários pré-agendados diretamente com os professores do curso.
O estágio é a oportunidade que o estudante tem para vivenciar a prática profissional. Entre os seus principais objetivos estão: proporcionar aos alunos de Educação Física a capacitação teórico-prática das modalidades oferecidas em academias, clubes, centros esportivos e programa de saúde da família (PSF); possibilitar aos alunos conhecimentos de prescrição e orientação as práticas corporais voltadas para a saúde e desempenho; vivenciar, por meio de aulas práticas, habilidades básicas e suas progressões dentro do processo de ensino das modalidades oferecidas pela instituição;
Todo aluno matriculado no curso deverá somar 360 (trezentas e sessenta) HORAS deste tipo de atividade no decorrer do curso. Entende-se por Atividade Complementar as atividades relacionadas à participação em eventos técnicos, científicos, cursos, semanas de atividades e outros relacionadas à área de formação. O objetivo é proporcionar ao aluno experiências múltiplas, possibilitando vivências profissionais diversificadas.
A atividade de pesquisa busca a análise e interpretação de fenômenos fisiológicos, sociais e relacionados ao desempenho. Exige adequação metodológica constante, uma vez que as relações na sociedade são móveis e flexíveis.
Na UniEVANGÉLICA, a pesquisa relaciona-se com a comunidade acadêmica de duas formas: a primeira se volta para a autonomia docente, uma vez que o ato de pesquisar conduz à revisão de conceitos, aplicação de métodos de investigação, análise e busca de explicação de fenômenos e à publicação de resultados que possibilitem a identificação de respostas para os problemas específicos da vida cotidiana do ser humano; a segunda é a compreensão da lógica da ciência, colocando-se à disposição dos alunos, professores e pesquisadores a prática da pesquisa científica, no sentido de incentivar a investigação científica em sua relação com a coletividade.
O curso de Educação Física encaminha anualmente diversos projetos de extensão à pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa, extensão e ação comunitária, dos quais alguns são regulares:
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2021