Bacharelado

5 anos

Noturno

Anápolis

Apresentação do Curso

O curso de Bacharelado em Educação Física da UniEVANGÉLICA prepara o estudante para muitas possibilidades de atuação, tais como promoção da saúde, a reeducação motora, o preparo para aumento do rendimento físico e esportivo, bem como a gestão de empreendimentos relacionados a atividades físicas, de lazer e esportivas. A UniEVANGÉLICA oferece infraestrutura de ponta no cenário goiano, com ginásio poliesportivo, parque aquático, pista de atletismo, entre outros.

Disciplinas alinhadas com as últimas tendências no segmento somam-se a um quadro docente altamente qualificado para oferecer uma formação de excelência no mercado.

Sobre o Curso

O homem moderno precisa criar estratégias concretas que lhe proporcione condições de conhecer seu próprio corpo, entender o funcionamento desse quando requisitado fisicamente, desenvolver e manter habilidades motoras, experimentar o contato com grupos sociais, entendendo o papel destas atividades na construção do ser como um todo. Por esse motivo, a UniEVANGÉLICA elaborou um curso de formação em Educação Física em que possam ser habilitados profissionais capazes de interagir com a sociedade e transformar sua forma de ver o corpo e entender o movimento.

O curso de Educação Física (Bacharelado) visa formar um profissional dotado de experiências múltiplas na área da saúde, esporte e lazer, tendo condições para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, éticas e morais de forma contextualizada. A Educação Física cuida de preservar a saúde do indivíduo por meio das atividades físicas e desportivas, ao mesmo tempo em que desenvolve os valores cognitivos.

Mercado de Trabalho

A procura pelo curso em Educação Física tem se mostrado significativa, a partir de uma nova visão determinada pela definição de novos paradigmas para a área que tem se afirmado acadêmica e socialmente como um campo de conhecimento capaz de contribuir, de forma significativa, tanto para a formação e desenvolvimento do cidadão quanto para a melhoria das suas condições de saúde e consequente melhoria da qualidade de vida, pelo cultivo e valorização de um estilo de vida mais saudável.

De acordo com a resolução 046/2002 do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, que dispõe sobre a Intervenção do Profissional de Educação Física, esta é uma profissão integrada às áreas da educação e da saúde. O campo de ação da área abrange: o jogo, o esporte, a ginástica, a musculação, a dança, a ergonomia, as lutas, as artes marciais, a recreação, o lazer e a reabilitação. O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações.

Matriz Curricular

Disciplina CH
LÍNGUA PORTUGUESA 80
ANATOMIA I 80
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR 40
FUNDAMENTOS DA DANÇA 40
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES 40
RECREAÇÃO E LAZER I 40
GINÁSTICA I 40
LUTAS 80
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
BASES BIOLÓGICAS 40
DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 40
FUNDAMENTOS DA NATAÇÃO 80
RECREAÇÃO E LAZER II 40
FUNDAMENTOS DO ATLETISMO 80
ANATOMIA II 40
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 40
Disciplina CH
APRENDIZAGEM MOTORA 40
BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO FÍSICO 40
CINESIOLOGIA 80
FISIOLOGIA GERAL 80
FUNDAMENTOS DO BASQUETEBOL 80
FUNDAMENTOS DO VÔLEI 80
ATIVIDADE FÍSICA LABORAL 40
Disciplina CH
BASES NEURO-FUNCIONAIS 40
HIDROGINÁSTICA 40
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO I 40
BIOMECÂNICA 40
FUNDAMENTOS DE MUSCULAÇÃO 80
MEDIDAS E AVALIAÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA 80
PSICOLOGIA DO ESPORTE 40
PSICOMOTRICIDADE 80
Disciplina CH
ATIVIDADE FÍSICA PARA 3ª IDADE 80
FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA 40
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO II 40
FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA DE ACADEMIA 80
FUNDAMENTOS DE HANDEBOL 80
APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE 40
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS 80
Disciplina CH
FUNDAMENTOS DE FUTSAL E FUTEBOL 80
BASES CIENTÍFICAS DO TREINAMENTO DESPORTIVO 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 80
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO III 40
SAÚDE COLETIVA 80
TCC I 120
Disciplina CH
BIOESTATÍSTICA 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 80
FUNDAMENTOS DO DESPORTO ADAPTADO E PARALÍMPICOS 40
GESTÃO PROFISSIONAL 40
GINÁSTICA II 80
OPTATIVA I 40
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS I 40
TCC II 80
Disciplina CH
TREINAMENTO FUNCIONAL 40
PRIMEIROS SOCORROS 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 80
NUTRIÇÃO ESPORTIVA 80
OPTATIVA II 40
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS II 80
TCC III 80

Atividades Acadêmicas

TCC

A elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) faz parte do processo de formação acadêmica do profissional de Educação Física. Na oportunidade o acadêmico deverá montar o seu TCC e apresentá-lo na forma escrita e Oral, a uma banca examinadora. Para auxiliar os acadêmicos, o curso de Educação Física criou o Núcleo de Orientação que oferece apoio na elaboração do TCC, com horários pré-agendados diretamente com os professores do curso.

REGRAS PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Estágios

O estágio é a oportunidade que o estudante tem para vivenciar a prática profissional. Entre os seus principais objetivos estão: proporcionar aos alunos de Educação Física a capacitação teórico-prática das modalidades oferecidas em academias, clubes, centros esportivos e programa de saúde da família (PSF); possibilitar aos alunos conhecimentos de prescrição e orientação as práticas corporais voltadas para a saúde e desempenho; vivenciar, por meio de aulas práticas, habilidades básicas e suas progressões dentro do processo de ensino das modalidades oferecidas pela instituição;

Acesse o Manual do Estágio

Atividades Complementares

Todo aluno matriculado no curso deverá somar 360 (trezentas e sessenta) HORAS deste tipo de atividade no decorrer do curso. Entende-se por Atividade Complementar as atividades relacionadas à participação em eventos técnicos, científicos, cursos, semanas de atividades e outros relacionadas à área de formação. O objetivo é proporcionar ao aluno experiências múltiplas, possibilitando vivências profissionais diversificadas.

Regulamento para Atividades Complementares

Pesquisa

A atividade de pesquisa busca a análise e interpretação de fenômenos fisiológicos, sociais e relacionados ao desempenho. Exige adequação metodológica constante, uma vez que as relações na sociedade são móveis e flexíveis.

Na UniEVANGÉLICA, a pesquisa relaciona-se com a comunidade acadêmica de duas formas: a primeira se volta para a autonomia docente, uma vez que o ato de pesquisar conduz à revisão de conceitos, aplicação de métodos de investigação, análise e busca de explicação de fenômenos e à publicação de resultados que possibilitem a identificação de respostas para os problemas específicos da vida cotidiana do ser humano; a segunda é a compreensão da lógica da ciência, colocando-se à disposição dos alunos, professores e pesquisadores a prática da pesquisa científica, no sentido de incentivar a investigação científica em sua relação com a coletividade.

Extensão

O curso de Educação Física encaminha anualmente diversos projetos de extensão à pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa, extensão e ação comunitária, dos quais alguns são regulares:

  • Programa de Ginástica de Academia;
  • Programa de Escolinha de Natação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Anápolis;
  • Programa de Escolinha de Atletismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Anápolis;
  • Jornada de Educação Física;
  • UniESPORTE;
  • UniATI;
  • Programa Permanente Visitando a UniEVANGÉLICA;
  • Projeto Eduka+Angola
  • Festival de Dança
  • Festa da Roça
  • Torneios esportivos

Atendimento via chat
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