Bacharelado

4 anos

Noturno

Anápolis

Sobre o Curso

O curso de Ciências Contábeis da UniEVANGÉLICA tem como objetivo formar bacharéis com visão crítica, técnica e científica acerca dos processos econômico-financeiros que afetem o patrimônio das empresas, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor.

O curso proporcionará o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à interpretação de princípios e normativas contábeis, bem como dos aspectos legais indispensáveis ao registro, apuração e elaboração de demonstrações financeiras de maneira ética e responsável, subsidiando a tomada de decisões como forma de preservação do patrimônio e a melhor gestão do negócio.

Mercado de Trabalho

Nos locais em que a economia se desenvolve com maior rapidez, o Bacharel em Ciências Contábeis tem se destacado enquanto profissional responsável em quantificar as informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com vistas a resguardar a integridade do patrimônio da entidade. Na atualidade, no Brasil, o enfoque da contabilidade tem sido o gerencial, em consonância com as mudanças ocorridas no ambiente competitivo no qual as organizações estão inseridas.

O cenário econômico atual exige profissionais com qualificação diferenciada em decorrência de vários fatores, entre eles a evolução tecnológica, crescimento das organizações, ambiente econômico oscilante, inflação, crise econômica, necessidades de conhecer legislação contábil dos diferentes países com os quais o Brasil tem negócios etc.

Assim, as habilidades do profissional da contabilidade têm evoluído na mesma proporção que o ambiente empresarial exige, ou seja, um profissional com capacidade de intermediar grandes negócios; transmitir e receber informações, apontar e antecipar problemas, indicando possíveis soluções.

Além de estar apto a constituir seu próprio escritório para atuar como empresário na prestação de serviços contábeis, o egresso de Ciências Contábeis também poderá atuar em:

  • Escritórios especializados em contabilidade, perícia e auditoria;
  • Organizações industriais, comerciais e de prestação de serviços, atuando na área de tributos, pessoal e escrituração contábil;
  • Prefeituras, Câmaras Municipais, ONG´s , Fundações,  entidades do terceiro setor e órgãos públicos em geral;
  • Bancos e instituições financeiras;
  • Consultorias independentes na área tributária, societária, custos, finanças, etc;
  • Empresas públicas como agente fiscal de tributos e também em tribunais de contas;
  • Institutos de pesquisas;
  • Universidades, escolas técnicas e cursos de aperfeiçoamento como professor de contabilidade.

Matriz Curricular

Disciplina CH
INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO 80
ESTUDOS FILOSÓFICOS E POLÍTICOS 80
MATEMÁTICA 80
LÍNGUA PORTUGUESA 80
TEORIA DA CONTABILIDADE 80
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES INDEPENDENTES I 20
Disciplina CH
MATEMÁTICA FINANCEIRA 80
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 40
CONTABILIDADE GERAL I 80
DIREITO TRABALHISTA E LEGISLAÇÃO SOCIAL 80
ESTATÍSTICA 80
Disciplina CH
CONTABILIDADE GERAL II 80
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 80
MÉTODOS QUANTITATIVOS E ATUARIAIS 80
DIREITO EMPRESARIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA 80
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 40
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES INDEPENDENTES II 20
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
Disciplina CH
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 80
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 80
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 80
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL 40
DIREITO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA 80
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 40
OPTATIVA I 40
Disciplina CH
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 80
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 80
CONTABILIDADE DE CUSTOS 80
CONTABILIDADE DE SERVIÇOS 80
EMPREENDEDORISMO 80
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES INDEPENDENTES III 20
Disciplina CH
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 80
APURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS 80
CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL I 80
LABORATÓRIO CONTÁBIL I 80
OPTATIVA II 40
MERCADO DE CAPITAIS 80
Disciplina CH
CONTABILIDADE AVANÇADA 80
CONTABILIDADE APLICADA AO AGRONEGÓCIO 40
AUDITORIA I 80
LABORATÓRIO CONTÁBIL II 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 80
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES INDEPENDENTES IV 20
PESQUISA EM CONTABILIDADE 40
CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL II 80
Disciplina CH
AUDITORIA II 80
CONTROLADORIA 80
PERÍCIA, AVALIAÇÃO E ARBITRAGEM 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 80
LABORATÓRIO CONTÁBIL III 80
TEORIA DA CONTABILIDADE AVANÇADA 80

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso, pelas suas peculiaridades, tem regulamentação própria, com critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação bastante explícitos, bem como diretrizes técnicas relacionadas a sua elaboração, conforme Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. Poderão ser realizados como Trabalho de Conclusão de Curso: a Monografia, o Artigo Científico e o Projeto Técnico. O TCC consiste em uma pesquisa orientada devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, em qualquer ramo da Ciência Contábil.

Regulamento de TCC

Solicitação de Banca Examinadora

Estágios

O Estágio de Iniciação Profissional em Ciências Contábeis tem por finalidade oferecer ao aluno uma oportunidade de desenvolver experiências práticas e científicas no campo da Contabilidade, a fim de melhor prepará-lo para o exercício da profissão, aprimorando a sua capacidade criativa e a sua análise crítica.

Regulamento do Estágio Supervisionado

Atividades Complementares

As atividades complementares são de caráter científico, cultural e acadêmico e, como promotores da diversificação de espaços educativos, estão previstas no currículo do curso objetivando o desenvolvimento de estudos do interesse dos acadêmicos.

Regulamento das Atividades Complementares

Pesquisa

A atividade de pesquisa busca a análise e interpretação de fenômenos sociais e naturais. Exige adequação metodológica constante, uma vez que as relações na sociedade são móveis e flexíveis.

No curso de Ciências Contábeis da UniEVANGÉLICA, a pesquisa se relaciona com a comunidade acadêmica de duas formas: a primeira se volta para a autonomia docente, uma vez que o ato de pesquisar conduz à revisão de conceitos, aplicação de métodos de investigação, análise e busca de explicação de fenômenos e à publicação de resultados que possibilitem a identificação de respostas para os problemas específicos da vida cotidiana do ser humano; a segunda é a compreensão da lógica da ciência, colocando-se à disposição dos alunos, professores e pesquisadores a prática da pesquisa científica, no sentido de incentivar a investigação científica em sua relação com a coletividade.

Extensão

Anualmente são realizados diversos eventos e atividades de extensão, tais como a semanas Acadêmicas, Seminários, Jornadas e palestras, onde os alunos têm a possibilidade de se atualizarem profissionalmente e debater assuntos inerentes à prática da Contabilidade. São atividades de extensão praticadas pelos discentes do Curso de Ciências Contábeis da UniEVANGÉLICA:

  • Gincana do Curso de Ciências Contábeis: os discentes arrecadam, junto à comunidade, alimentos, roupas e calçados que são doados para entidades filantrópicas do município;
  • Atividades de extensão promovidas pela Empresa Júnior: cursos, seminários, palestras.

Outras atividades de extensão da IES que a gestão do Curso de Ciências Contábeis incentiva a participação dos discentes:

  • Programa Permanente para a Proteção dos Direitos Humanos;
  • Programa Permanente de Educação Continuada;
  • Programa Permanente Visitando a UniEVANGÉLICA;
  • Programa Permanente de Apoio e Desenvolvimento de Ações para a Promoção Social;
  • Projeto Ciranda/UniEVANGÉLICA Cidadã.

Atendimento via chat
Atendimento via chat