Bacharelado

3,5 anos

Noturno

Anápolis

Apresentação do Curso

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas se propõe a formar profissionais competentes, capacitando-os a desenvolver de maneira reflexiva, crítica e ética atividades relacionadas às Ciências Biológicas, propondo soluções, respeitando a vida e auxiliando na construção do conhecimento.

O bacharel em Ciências Biológicas terá conhecimentos suficientes que possibilitem a ele a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas.

Campo de Atuação

O egresso do curso se fará presente na sociedade como cidadão e pesquisador, utilizando seu conhecimento científico para atuar em meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção. A atuação pode ocorrer em diferentes atividades, tais como: análises em laboratórios industriais, clínicos e de pesquisa científica para fins de diagnóstico e fiscalização; coordenação de estudos de impactos ambientais e proposição de atividades mitigadoras desses impactos; fiscalização de atividades que coloquem em risco a saúde pública ou o meio ambiente, bem como a emissão de laudos e pareceres; realização de perícias de atividades ilícitas; supervisão e manejo de unidades de conservação da biodiversidade terrestre e aquática; proposição, coordenação e execução de projetos de pesquisa em institutos de pesquisa e universidades; ocupação de cargos técnicos – administrativos em diferentes níveis; gestão ambiental em empresas como no tratamento, deposição e reciclagem de diferentes tipos de resíduos; atuação como responsável técnico de laboratórios e/ou departamentos de diferentes instituições públicas e privadas; análises, bioensaios e testes em animais, em banco de leite humano, em banco de órgãos e tecidos e, em banco de sêmen, óvulos e embriões.

Sobre o Curso

Mercado de Trabalho

Matriz Curricular

Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
OPTATIVA I - ON-LINE 60
CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS 80
BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA 80
SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA 80
BIOQUÍMICA 80
Disciplina CH
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE 60
LIMITE E DERIVADA DE UMA VARIÁVEL 80
TAXONOMIA, MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL 80
CIÊNCIAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE 80
AGRESSÃO E DEFESA 80
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE 60
GEOTECNOLOGIAS 80
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS 80
GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA 80
SISTEMÁTICA DE ALGAS, FUNGOS E CRIPTÓGAMAS 80
Disciplina CH
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE 60
FISIOLOGIA VEGETAL 80
GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL 80
ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL 80
EMBRIOLOGIA COMPARADA 80
Disciplina CH
OPTATIVA II - ON-LINE 60
ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS 80
ECOLOGIA DE INDIVÍDUOS E POPULAÇÕES 80
BIOLOGIA MOLECULAR 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 120
Disciplina CH
PARASITOLOGIA 80
SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS 80
ECOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 120
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 80
Disciplina CH
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO 80
ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA 80
GENÉTICA DE POPULAÇÕES 80
EVOLUÇÃO 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 100
Disciplina CH
BIOTECNOLOGIA 80
BIOGEOGRAFIA 80
GENÉTICA MOLECULAR 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 80

Atividades Acadêmicas

TCC

A monografia de final de curso aborda uma área do conhecimento escolhida pelo aluno e é realizada sob a orientação de um professor do corpo docente da instituição. Essa atividade objetiva desenvolver no aluno a capacidade de escrever projetos e desenvolver pesquisa científica segundo normas pré-estabelecidas. O acompanhamento do aluno na elaboração do projeto e redação do trabalho final será realizado sob a orientação de um professor do corpo docente no último ano do curso (6º e 7º Períodos) por meio das disciplinas Orientação de TCC I e II.

Poderão ser realizados como Trabalho de Conclusão de Curso: a Monografia, o Artigo Científico (segundo as normas da ANPAD) e o Plano de Negócios.

Estágios

Os estágios supervisionados constam de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações simuladas e reais. Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio prevista no currículo pleno do curso. O estágio será coordenado, supervisionado e orientado por supervisor designado pelo diretor de curso nas diferentes áreas de atuação do biólogo.

Atividades Complementares

É preciso garantir que os currículos escolares, em especial os de nível superior, incluam dimensões da cultura humana que, mesmo valorizando o cognitivo, o desenvolvimento racional e lógico das disciplinas escolares, deem espaço para outros aspectos da formação, como as artes, o trabalho de extensão, a iniciação científica etc. Inclui ainda as diferentes linguagens da cultura humana, como a arte em suas variadas manifestações estéticas, e literárias, etc. Abrange a produção científica, as ideias, as concepções, as imagens e a tecnologia. Por isso há a inclusão no projeto pedagógico do curso atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio da iniciação científica, da extensão, da monitoria e de atividades extracurriculares.

Pesquisa

A pesquisa é pensada como parte integrante das políticas institucionais do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Dessa forma, o curso de Ciências Biológicas participa dos programas de incentivo à pesquisa – como o PIBID, no qual os alunos executam seus projetos de pesquisa com bolsas de iniciação científica nas modalidades PIBIC/UNIE e PIBIC/CNPq, assim como encorajando e apoiando os acadêmicos na produção de seus trabalhos de conclusão de curso e estimulando-os ao seguimento da carreira acadêmica (especializações nas diferentes áreas de atuação do biólogo, mestrado e doutorado).

Extensão

A extensão, entendida como uma das funções básicas da universidade caracteriza-se pela interação sistematizada desta com a comunidade, visando contribuir para o seu desenvolvimento e nela buscar conhecimentos e experiências para a avaliação e revitalização do ensino e da pesquisa.

São consideradas atividades de extensão quaisquer tipos de condutas que envolvam: programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços, produção e publicações; relacionadas às áreas temáticas realizadas em nome do Centro Universitário de Anápolis, dentro ou fora da Instituição. Essas atividades podem estar ou não inseridas nos planos de ensino.