Bacharelado

3,5 anos

Noturno

Anápolis

Sobre o Curso

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas se propõe a formar profissionais competentes, capacitando-os a desenvolver de maneira reflexiva, crítica e ética atividades relacionadas às Ciências Biológicas, propondo soluções, respeitando a vida e auxiliando na construção do conhecimento.

O bacharel em Ciências Biológicas terá conhecimentos suficientes que possibilitem a ele a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas.

Mercado de Trabalho

O egresso do curso se fará presente na sociedade como cidadão e pesquisador, utilizando seu conhecimento científico para atuar em meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção. A atuação pode ocorrer em diferentes atividades, tais como: análises em laboratórios industriais, clínicos e de pesquisa científica para fins de diagnóstico e fiscalização; coordenação de estudos de impactos ambientais e proposição de atividades mitigadoras desses impactos; fiscalização de atividades que coloquem em risco a saúde pública ou o meio ambiente, bem como a emissão de laudos e pareceres; realização de perícias de atividades ilícitas; supervisão e manejo de unidades de conservação da biodiversidade terrestre e aquática; proposição, coordenação e execução de projetos de pesquisa em institutos de pesquisa e universidades; ocupação de cargos técnicos – administrativos em diferentes níveis; gestão ambiental em empresas como no tratamento, deposição e reciclagem de diferentes tipos de resíduos; atuação como responsável técnico de laboratórios e/ou departamentos de diferentes instituições públicas e privadas; análises, bioensaios e testes em animais, em banco de leite humano, em banco de órgãos e tecidos e, em banco de sêmen, óvulos e embriões.

Matriz Curricular

Disciplina CH
LÍNGUA PORTUGUESA 80
BIOLOGIA CELULAR 80
HISTÓRIA DO PENSAMENTO BIOLÓGICO 40
MORFOLOGIA VEGETAL 80
QUÍMICA GERAL 40
ATIVIDADE PRÁTICA PROFISSIONAL 40
MATEMÁTICA APLICADA À BIOLOGIA 40
HISTOLOGIA 80
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
GEOLOGIA 40
EMBRIOLOGIA COMPARADA 40
BIOESTATÍSTICA 80
BIOQUÍMICA 80
FÍSICA E BIOFÍSICA 40
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 40
BIOLOGIA DE MICROORGANISMOS E FUNGOS 40
Disciplina CH
FILOSOFIA E ÉTICA NAS CIÊNCIAS 40
ANATOMIA HUMANA 40
GEOPROCESSAMENTO 40
GENÉTICA BÁSICA 80
MICROBIOLOGIA 40
SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMAS 40
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS 120
Disciplina CH
FISIOLOGIA ANIMAL 80
PARASITOLOGIA 80
ECOLOGIA 80
SISTEMÁTICA DAS FANERÓGAMAS 80
ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS 80
Disciplina CH
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 120
ANATOMIA COMPARADA 80
MANEJO SANITÁRIO E TRATAMENTO DE EFLUENTES 40
BIOMA CERRADO - FITOFISIONOMIAS E MANEJO 40
FISIOLOGIA VEGETAL 80
PALEONTOLOGIA 40
LIMNOLOGIA 40
Disciplina CH
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 120
ECOLOGIA DE CAMPO 40
ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL 80
EVOLUÇÃO 80
IMUNOLOGIA 40
OPTATIVA I 40
OPTATIVA II 40
Disciplina CH
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 120
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 120
BIOLOGIA MOLECULAR 80
BIOGEOGRAFIA 40
MEIO AMBIENTE, CULTURA E SOCIEDADE 40
OPTATIVA III 80
Disciplina CH
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 120
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO 40
PRINCÍPIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS 80
MICROBIOLOGIA AMBIENTAL E INDUSTRIAL 40
GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL 80
OPTATIVA IV 40
OPTATIVA V 40

Atividades Acadêmicas

TCC

A monografia de final de curso aborda uma área do conhecimento escolhida pelo aluno e é realizada sob a orientação de um professor do corpo docente da instituição. Essa atividade objetiva desenvolver no aluno a capacidade de escrever projetos e desenvolver pesquisa científica segundo normas pré-estabelecidas. O acompanhamento do aluno na elaboração do projeto e redação do trabalho final será realizado sob a orientação de um professor do corpo docente no último ano do curso (6º e 7º Períodos) por meio das disciplinas Orientação de TCC I e II.

Poderão ser realizados como Trabalho de Conclusão de Curso: a Monografia, o Artigo Científico (segundo as normas da ANPAD) e o Plano de Negócios.

Estágios

Os estágios supervisionados constam de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações simuladas e reais. Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio prevista no currículo pleno do curso. O estágio será coordenado, supervisionado e orientado por supervisor designado pelo diretor de curso nas diferentes áreas de atuação do biólogo.

Atividades Complementares

É preciso garantir que os currículos escolares, em especial os de nível superior, incluam dimensões da cultura humana que, mesmo valorizando o cognitivo, o desenvolvimento racional e lógico das disciplinas escolares, deem espaço para outros aspectos da formação, como as artes, o trabalho de extensão, a iniciação científica etc. Inclui ainda as diferentes linguagens da cultura humana, como a arte em suas variadas manifestações estéticas, e literárias, etc. Abrange a produção científica, as ideias, as concepções, as imagens e a tecnologia. Por isso há a inclusão no projeto pedagógico do curso atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio da iniciação científica, da extensão, da monitoria e de atividades extracurriculares.

Pesquisa

A pesquisa é pensada como parte integrante das políticas institucionais do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Dessa forma, o curso de Ciências Biológicas participa dos programas de incentivo à pesquisa – como o PIBID, no qual os alunos executam seus projetos de pesquisa com bolsas de iniciação científica nas modalidades PIBIC/UNIE e PIBIC/CNPq, assim como encorajando e apoiando os acadêmicos na produção de seus trabalhos de conclusão de curso e estimulando-os ao seguimento da carreira acadêmica (especializações nas diferentes áreas de atuação do biólogo, mestrado e doutorado).

Extensão

A extensão, entendida como uma das funções básicas da universidade caracteriza-se pela interação sistematizada desta com a comunidade, visando contribuir para o seu desenvolvimento e nela buscar conhecimentos e experiências para a avaliação e revitalização do ensino e da pesquisa.

São consideradas atividades de extensão quaisquer tipos de condutas que envolvam: programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços, produção e publicações; relacionadas às áreas temáticas realizadas em nome do Centro Universitário de Anápolis, dentro ou fora da Instituição. Essas atividades podem estar ou não inseridas nos planos de ensino.


Atendimento via chat
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