Bacharelado
4 anos
Anápolis
O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas se propõe a formar profissionais competentes, capacitando-os a desenvolver de maneira reflexiva, crítica e ética atividades relacionadas às Ciências Biológicas, propondo soluções, respeitando a vida e auxiliando na construção do conhecimento.
O bacharel em Ciências Biológicas terá conhecimentos suficientes que possibilitem a ele a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas.
O egresso do curso se fará presente na sociedade como cidadão e pesquisador, utilizando seu conhecimento científico para atuar em meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção. A atuação pode ocorrer em diferentes atividades, tais como: análises em laboratórios industriais, clínicos e de pesquisa científica para fins de diagnóstico e fiscalização; coordenação de estudos de impactos ambientais e proposição de atividades mitigadoras desses impactos; fiscalização de atividades que coloquem em risco a saúde pública ou o meio ambiente, bem como a emissão de laudos e pareceres; realização de perícias de atividades ilícitas; supervisão e manejo de unidades de conservação da biodiversidade terrestre e aquática; proposição, coordenação e execução de projetos de pesquisa em institutos de pesquisa e universidades; ocupação de cargos técnicos – administrativos em diferentes níveis; gestão ambiental em empresas como no tratamento, deposição e reciclagem de diferentes tipos de resíduos; atuação como responsável técnico de laboratórios e/ou departamentos de diferentes instituições públicas e privadas; análises, bioensaios e testes em animais, em banco de leite humano, em banco de órgãos e tecidos e, em banco de sêmen, óvulos e embriões.
Disciplina | CH |
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CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE | 40 |
OPTATIVA I - ON-LINE | 60 |
CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS | 80 |
BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA | 80 |
SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA | 80 |
BIOQUÍMICA | 80 |
Disciplina | CH |
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LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE | 60 |
LIMITE E DERIVADA DE UMA VARIÁVEL | 80 |
TAXONOMIA, MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL | 80 |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE | 80 |
AGRESSÃO E DEFESA | 80 |
Disciplina | CH |
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METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE | 60 |
GEOTECNOLOGIAS | 80 |
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS | 80 |
GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA | 80 |
SISTEMÁTICA DE ALGAS, FUNGOS E CRIPTÓGAMAS | 80 |
Disciplina | CH |
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DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE | 60 |
FISIOLOGIA VEGETAL | 80 |
GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL | 80 |
ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL | 80 |
EMBRIOLOGIA COMPARADA | 80 |
Disciplina | CH |
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OPTATIVA II - ON-LINE | 60 |
ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS | 80 |
ECOLOGIA DE INDIVÍDUOS E POPULAÇÕES | 80 |
BIOLOGIA MOLECULAR | 80 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 120 |
Disciplina | CH |
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PARASITOLOGIA | 80 |
SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS | 80 |
ECOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS | 80 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 120 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 80 |
Disciplina | CH |
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BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO | 80 |
ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA | 80 |
GENÉTICA DE POPULAÇÕES | 80 |
EVOLUÇÃO | 80 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 100 |
Disciplina | CH |
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BIOTECNOLOGIA | 80 |
BIOGEOGRAFIA | 80 |
GENÉTICA MOLECULAR | 80 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 80 |
A monografia de final de curso aborda uma área do conhecimento escolhida pelo aluno e é realizada sob a orientação de um professor do corpo docente da instituição. Essa atividade objetiva desenvolver no aluno a capacidade de escrever projetos e desenvolver pesquisa científica segundo normas pré-estabelecidas. O acompanhamento do aluno na elaboração do projeto e redação do trabalho final será realizado sob a orientação de um professor do corpo docente no último ano do curso (6º e 7º Períodos) por meio das disciplinas Orientação de TCC I e II.
Poderão ser realizados como Trabalho de Conclusão de Curso: a Monografia, o Artigo Científico (segundo as normas da ANPAD) e o Plano de Negócios.
Os estágios supervisionados constam de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações simuladas e reais. Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio prevista no currículo pleno do curso. O estágio será coordenado, supervisionado e orientado por supervisor designado pelo diretor de curso nas diferentes áreas de atuação do biólogo.
É preciso garantir que os currículos escolares, em especial os de nível superior, incluam dimensões da cultura humana que, mesmo valorizando o cognitivo, o desenvolvimento racional e lógico das disciplinas escolares, deem espaço para outros aspectos da formação, como as artes, o trabalho de extensão, a iniciação científica etc. Inclui ainda as diferentes linguagens da cultura humana, como a arte em suas variadas manifestações estéticas, e literárias, etc. Abrange a produção científica, as ideias, as concepções, as imagens e a tecnologia. Por isso há a inclusão no projeto pedagógico do curso atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio da iniciação científica, da extensão, da monitoria e de atividades extracurriculares.
A pesquisa é pensada como parte integrante das políticas institucionais do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Dessa forma, o curso de Ciências Biológicas participa dos programas de incentivo à pesquisa – como o PIBID, no qual os alunos executam seus projetos de pesquisa com bolsas de iniciação científica nas modalidades PIBIC/UNIE e PIBIC/CNPq, assim como encorajando e apoiando os acadêmicos na produção de seus trabalhos de conclusão de curso e estimulando-os ao seguimento da carreira acadêmica (especializações nas diferentes áreas de atuação do biólogo, mestrado e doutorado).
A extensão, entendida como uma das funções básicas da universidade caracteriza-se pela interação sistematizada desta com a comunidade, visando contribuir para o seu desenvolvimento e nela buscar conhecimentos e experiências para a avaliação e revitalização do ensino e da pesquisa.
São consideradas atividades de extensão quaisquer tipos de condutas que envolvam: programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços, produção e publicações; relacionadas às áreas temáticas realizadas em nome do Centro Universitário de Anápolis, dentro ou fora da Instituição. Essas atividades podem estar ou não inseridas nos planos de ensino.
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