Tecnologos

2 anos

Noturno

Anápolis

Apresentação do Curso

A Gastronomia sempre ganhou espaço de destaque e acompanhando esse crescimento, o curso da UniEVANGÉLICA oferece a seus estudantes uma formação multidisciplinar, que integra teoria e prática para formar profissionais de excelência na atuação como chef, gestor de empreendimentos gastronômicos e consultor em gastronomia. Tudo isso por meio de uma matriz curricular moderna e dos Laboratórios Cozinha Escola, que auxiliam na sólida formação profissional, além de atividades práticas e ações interativas com chefs de cozinha consolidados do mercado regional.

Sobre o Curso

A formação tecnológica, em particular no CST em Gastronomia interage com a demanda de mercado por profissionais habilitados na função gastronômica, atendendo às novas exigências do mundo dos negócios. A formação em Gastronomia além de potencializar os profissionais que desejam atuar no mercado, aprimora seus conhecimentos, uma vez que a gastronomia além de exercer o fascínio e prazer, é uma grande agente de integração social e cultural.

O curso proporciona qualificação que permita ao egresso a gestão de processos de produção de bens e serviços alimentares, competências profissionais tecnológicas na área da alimentação atendendo à demanda dos setores industriais, turístico, de lazer ou da abertura do próprio empreendimento gastronômico.

Mercado de Trabalho

O curso busca preparar profissionais com as seguintes habilidades e competências:

  • Conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação;
  • Criar preparações culinárias e valorizar a ciência dos ingredientes;
  • Diferenciar e coordenar técnicas culinárias;
  • Planejar, controlar e avaliar custos;
  • Coordenar e gerenciar pessoas de sua equipe;
  • Validar a segurança alimentar;
  • Planejar, elaborar e organizar projetos de fluxo de montagem de cozinha;
  • Identificar utensílios, equipamentos e matéria-prima em restaurantes e estabelecimentos alimentícios;
  • Articular e coordenar empreendimentos e negócios gastronômicos;
  • Identificar novas perspectivas do mercado alimentício;
  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, e emitir lauda e parecer técnico em sua área de formação.

Matriz Curricular

Disciplina CH
LÍNGUA PORTUGUESA 80
ESTUDOS DAS BEBIDAS 40
GASTRONOMIA E SOCIEDADE 40
HABILIDADES BÁSICAS EM GASTRONOMIA I 40
HISTÓRIA DA GASTRONOMIA 40
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO 80
MICROBIOLOGIA,PARASITOLOGIA E HIGIENE DOS ALIMENTOS 80
FRANCÊS TÉCNICO I 40
OFICINAS EM GASTRONOMIA 40
Disciplina CH
FUNDAMENTOS DE GESTÃO 80
GARDE MANGER I 40
COZINHA REGIONAL 40
HABILIDADES BÁSICAS EM GASTRONOMIA II 80
INICIAÇÃO A ENOLOGIA E HARMONIZAÇÃO 80
NOÇÕES DE PLANEJAMENTO FÍSICO 40
OPTATIVA 40
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS 40
FRANCÊS TÉCNICO II 40
Disciplina CH
INGLÊS TÉCNICO I 40
GESTÃO DE PESSOAS 40
GARDE MANGER II 40
ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES I 40
CONFEITARIA E PANIFICAÇÃO I 80
COZINHA BRASILEIRA 80
COZINHA INTERNACIONAL I 40
FUNDAMENTOS DE MARKETING 40
QUALIDADE DE SERVIÇOS E ATENDIMENTO 40
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
Disciplina CH
EMPREENDEDORISMO 40
INGLÊS TÉCNICO II 40
ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES II 40
CONFEITARIA E PANIFICAÇÃO II 40
COZINHA INTERNACIONAL II 80
FORMAÇÃO DE PREÇOS EM GASTRONOMIA 80
GASTRONOMIA E EVENTOS 40
OFICINAS DE CRIAÇÃO 80
SERVIÇOS DE CAFÉ E BRUNCH 40

Atividades Acadêmicas

Estágios

Apesar de o Estágio Curricular não constar na matriz curricular, o aluno poderá optar por participar de programas de estágio extracurricular, em áreas afins do curso, podendo ainda participar de programas de pesquisa e ou monitorias oferecidos pelo curso.

Atividades Complementares

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia tem uma carga horária de 160 horas para as atividades complementares e o aluno poderá realizar e participar de atividades e eventos vinculados à sua formação e ou promovidas pelo curso, como as ações de extensão junto à comunidade, estabelecidas ao longo do curso, visando a atualização permanente dos alunos acerca de temas emergentes ligados à Gastronomia.

Poderão ser consideradas como atividades complementares as Atividades de Extensão (programa e projeto); Conferências; Congressos; Cursos em áreas afins (Gastronomia e Serviços da Alimentação); Eventos em áreas afins; Palestras; Seminários ou fóruns; Simpósios; Visitas técnicas, com supervisão dos professores. Mas somente serão convalidadas como atividades complementares com a comprovação de certificados ou declarações e suas respectivas cargas-horárias.

Extensão

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da UniEVANGÉLICA – instituição comprometida com a produção, sistematização e socialização do saber em suas diferentes expressões, empreende ações concretas, de modo a contribuir para a transformação da sociedade, considerando-a como ponto de partida e de retorno do ensino e da pesquisa que desenvolve, numa articulação estabelecida através das ações de extensão (minicursos, workshop, eventos, feiras, ações comunitárias etc.). É nesta perspectiva que fica evidenciada a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essas ações são definidas pelo colegiado do curso, em suas reuniões ordinárias.


Atendimento via chat
Atendimento via chat