Bacharelado

4 anos

Noturno

Anápolis

Apresentação do Curso

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software do Centro Universitário de Anápolis propõe-se a formar profissionais qualificados para os processos de produção de software, orientados por princípios ético-legais, em atenção às demandas da Sociedade Contemporânea. Para tal, e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o Bacharel em Engenharia de Software deverá:

1. Ter sólidos conhecimentos em Ciência da Computação, Matemática e Produção para solução de problemas técnicos de sistemas de software;

2. Planejar, implementar e manter sistemas de software, de alta qualidade, para diversos tipos de problemas, envolvendo software e processos, desenvolvidos de maneira sistemática, controlada, eficaz e eficiente;

3. Gerenciar projetos, serviços e experimentos de engenharia de software, de forma colaborativa em equipes inter e transdisciplinar, em grupos sociais complexos e heterogêneos, integrando o desenvolvimento humano, profissional e organizacional.

4. Desenvolver visão crítica e criativa, por meio do uso de estratégias, na identificação e resolução de problemas, que considerem questões sociais, profissionais, legais, econômicas, éticas, políticas e humanísticas;

5. Empreender e/ou inovar na área de engenharia de software, reconhecendo oportunidades e atendendo às demandas regionais, do Brasil e do mundo, utilizando racionalmente os recursos disponíveis de forma inter e transdisciplinar.

6. Ter ciência da importância e responsabilidade da prática profissional, agindo de forma ética, reflexiva, sustentável e socialmente responsável, respeitando aspectos legais e normas envolvidas. Observar direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e à utilização de sistemas de software.

Sobre o Curso

Mercado de Trabalho

Pessoas e organizações, por meio de diversas tecnologias, buscam e fazem uso de informação na execução de diferentes atividades cotidianas e profissionais. Nesse contexto, a presença de softwares na sociedade é, cada vez mais, necessária. O processo de produção e manutenção desses sistemas requer profissionais focados em melhoria contínua, comprometidos em gerar produtos de qualidade, produzidos a custo reduzido, confiáveis e com alta produtividade.

Deste cenário, resulta a urgência por Engenheiros de Software qualificados e conscientes dos aspectos humanos, éticos, legais e ambientais. Considerando as demandas local, regional e nacional, o curso de Engenharia de Software do Centro Universitário de Anápolis, busca contribuir na formação de profissionais que estarão aptos a atuar em todo o processo de produção de sistemas de software, seja em instituições de Tecnologia da Informação e Comunicação, em empresas/indústrias que fazem uso dessas tecnologias e, ainda, no meio acadêmico.

Matriz Curricular

Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE 60
INGLÊS INSTRUMENTAL PARA COMPUTAÇÃO 80
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: CONDUTA PROFISSIONAL 80
SOCIEDADE EM REDE 80
ENGENHARIA DE SOFTWARE E REQUISITOS 80
Disciplina CH
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO 80
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: LÓGICA COMPUTACIONAL 80
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES 80
ENGENHARIA DE SISTEMAS E PRODUÇÃO 80
LIMITE E DERIVADA 80
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE 60
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO 80
ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE 80
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: GESTÃO DE PROJETOS 80
SISTEMAS OPERACIONAIS 80
Disciplina CH
EMPREENDEDORISMO - ON-LINE 60
ESTRUTURAS DE DADOS 80
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 80
MATEMÁTICA DISCRETA 80
PROJETO DE BANCO DE DADOS 80
REDES DE COMPUTADORES 80
Disciplina CH
ÁRVORES E GRAFOS 80
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 80
QUALIDADE DE SOFTWARE 80
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 80
SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS 80
Disciplina CH
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: ENGENHARIA DE SOFTWARE EXPERIMENTAL 80
ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA 80
PESQUISA OPERACIONAL E OTIMIZAÇÃO 80
PROGRAMAÇÃO AVANÇADA 80
ANÁLISE E COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS 80
Disciplina CH
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE 60
MÉTRICAS COMPUTACIONAIS 80
FÁBRICA DE SOFTWARE 80
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 80
Disciplina CH
OPTATIVA - ON-LINE 60
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS 80
SEGURANÇA 80
VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 80
ESTÁGIO PROFISSIONAL 100

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa o emprego dos conhecimentos, adquiridos ao longo do curso, para o desenvolvimento de aplicações científicas ou tecnológicas, observando as tendências mercadológicas. Objetiva estimular a capacidade de interpretação e de articulação dos argumentos teóricos e práticos para demonstrar análises críticas, conclusões e sugestões de desdobramentos pertinentes ao assunto vivenciado.

No TCC incentiva-se, além do conhecimento científico, o desenvolvimento das potencialidades individuais, incorrendo no surgimento de profissionais reflexivos, capazes de adotar modelos, metodologias e processos inovadores em tecnologias.

Estágios

Durante o estágio profissional o acadêmico de Engenharia de Software terá a oportunidade de complementar o aprendizado teórico através da vivência profissional. Tem por principais objetivos:

  • Proporcionar contato com o mercado de trabalho;
  • Aprimorar a maturidade profissional;
  • Estimular o amadurecimento do espírito crítico e argumentativo em tomadas de decisões, contextos reais;
  • Estimular ações Empreendedoras e de Inovação.

A Fábrica de Tecnologias Turing encontra-se como uma das possibilidades de campo de estágio.

Atividades Complementares

As atividades complementares são componentes curriculares que objetivam, principalmente, enriquecer o perfil do egresso com ações que privilegiem aspectos diversos da sua formação, dentre elas:

  • cursos de formação profissional, experiências de trabalho ou estágios não obrigatórios
  • extensão universitária junto à comunidade
  • pesquisa, iniciação científica e participação em eventos técnico-científicos, publicações científicas
  • ensino e programas de monitoria
  • inovação, participação em startups, incubadoras ou outros mecanismos.

Pesquisa

A pesquisa permeia as atividades do curso de Engenharia de Software, por meio dos Projetos Interdisciplinares, Fábrica de Tecnologias Turing, TCCs e das ações institucionais de iniciação científica. Semestralmente, oportunizamos Seminários com a apresentação dos resultados de pesquisas, dentre as diferentes modalidades. Complementarmente, nos últimos períodos do curso, o acadêmico é estimulado a produzir aplicações científicas ou tecnológicas, por meio dos trabalhos de conclusão de curso.

Extensão

O Centro Universitário de Anápolis possui uma Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, que oferece institucionalmente diversos projetos e programas de extensão.

No âmbito do curso de Engenharia de Software, semestralmente são submetidas à referida Pró-Reitoria, propostas de ações extensionistas que propiciem o desenvolvimento de habilidades comportamentais, políticas e sociais para consolidar o perfil do Engenheiro de Software.