Bacharelado

4 anos

Noturno

Anápolis

Sobre o Curso

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software do Centro Universitário de Anápolis propõe-se a formar profissionais qualificados para os processos de produção de software, orientados por princípios ético-legais, em atenção às demandas da Sociedade Contemporânea. Para tal, e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o Bacharel em Engenharia de Software deverá:

1. Ter sólidos conhecimentos em Ciência da Computação, Matemática e Produção para solução de problemas técnicos de sistemas de software;

2. Planejar, implementar e manter sistemas de software, de alta qualidade, para diversos tipos de problemas, envolvendo software e processos, desenvolvidos de maneira sistemática, controlada, eficaz e eficiente;

3. Gerenciar projetos, serviços e experimentos de engenharia de software, de forma colaborativa em equipes inter e transdisciplinar, em grupos sociais complexos e heterogêneos, integrando o desenvolvimento humano, profissional e organizacional.

4. Desenvolver visão crítica e criativa, por meio do uso de estratégias, na identificação e resolução de problemas, que considerem questões sociais, profissionais, legais, econômicas, éticas, políticas e humanísticas;

5. Empreender e/ou inovar na área de engenharia de software, reconhecendo oportunidades e atendendo às demandas regionais, do Brasil e do mundo, utilizando racionalmente os recursos disponíveis de forma inter e transdisciplinar.

6. Ter ciência da importância e responsabilidade da prática profissional, agindo de forma ética, reflexiva, sustentável e socialmente responsável, respeitando aspectos legais e normas envolvidas. Observar direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e à utilização de sistemas de software.

Mercado de Trabalho

Pessoas e organizações, por meio de diversas tecnologias, buscam e fazem uso de informação na execução de diferentes atividades cotidianas e profissionais. Nesse contexto, a presença de softwares na sociedade é, cada vez mais, necessária. O processo de produção e manutenção desses sistemas requer profissionais focados em melhoria contínua, comprometidos em gerar produtos de qualidade, produzidos a custo reduzido, confiáveis e com alta produtividade.

Deste cenário, resulta a urgência por Engenheiros de Software qualificados e conscientes dos aspectos humanos, éticos, legais e ambientais. Considerando as demandas local, regional e nacional, o curso de Engenharia de Software do Centro Universitário de Anápolis, busca contribuir na formação de profissionais que estarão aptos a atuar em todo o processo de produção de sistemas de software, seja em instituições de Tecnologia da Informação e Comunicação, em empresas/indústrias que fazem uso dessas tecnologias e, ainda, no meio acadêmico.

Matriz Curricular

Disciplina CH
LÍNGUA PORTUGUESA 80
LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO 40
FUNDAMENTOS DE CÁLCULO 40
SOCIEDADE EM REDE 80
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO I 80
INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR 40
PROJETO INTERDISCIPLINAR I 40
ENGENHARIA DE SOFTWARE 80
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS PARA COMPUTAÇÃO 80
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO II 80
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES 80
LÍNGUA INGLESA 80
PROJETO INTERDISCIPLINAR II 40
Disciplina CH
MATEMÁTICA DISCRETA 80
ESTRUTURAS DE DADOS I 80
SISTEMAS OPERACIONAIS 80
QUALIDADE DE SOFTWARE 80
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE 80
PROJETO INTERDISCIPLINAR III 40
Disciplina CH
ESTRUTURAS DE DADOS II 80
REQUISITOS DE SOFTWARE 40
PROJETO INTERDISCIPLINAR IV 40
BANCO DE DADOS I 80
EMPREENDEDORISMO 40
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 80
REDES DE COMPUTADORES 80
Disciplina CH
ANÁLISE E COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS 80
PROJETO DE SOFTWARE 80
ARQUITETURA DE SOFTWARE 40
PESQUISA OPERACIONAL E OTIMIZAÇÃO 40
BANCO DE DADOS II 80
PROJETO INTERDISCIPLINAR V 40
PROGRAMAÇÃO E TECNOLOGIAS WEB 80
Disciplina CH
ADMINISTRAÇÃO APLICADA 80
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 80
EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO 40
LEGISLAÇÃO E POSTURA PROFISSIONAL 40
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA APLICADA 40
PROJETO INTERDISCIPLINAR VI 40
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 80
Disciplina CH
GOVERNANÇA E GESTÃO APLICADA 80
ECONOMIA APLICADA 80
SOFTWARE PARA SERVIÇO 40
TESTES DE SOFTWARE 40
PRÁTICA PROFISSIONAL I 80
INTERNET DAS COISAS 40
TRABALHO DE CURSO I 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 90
Disciplina CH
SISTEMAS INTELIGENTES 80
SEGURANÇA E AUDITORIA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE 80
OPTATIVA 80
PRÁTICA PROFISSIONAL II 80
TRABALHO DE CURSO II 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 90

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa o emprego dos conhecimentos, adquiridos ao longo do curso, para o desenvolvimento de aplicações científicas ou tecnológicas, observando as tendências mercadológicas. Objetiva estimular a capacidade de interpretação e de articulação dos argumentos teóricos e práticos para demonstrar análises críticas, conclusões e sugestões de desdobramentos pertinentes ao assunto vivenciado.

No TCC incentiva-se, além do conhecimento científico, o desenvolvimento das potencialidades individuais, incorrendo no surgimento de profissionais reflexivos, capazes de adotar modelos, metodologias e processos inovadores em tecnologias.

Estágios

Durante o estágio profissional o acadêmico de Engenharia de Software terá a oportunidade de complementar o aprendizado teórico através da vivência profissional. Tem por principais objetivos:

  • Proporcionar contato com o mercado de trabalho;
  • Aprimorar a maturidade profissional;
  • Estimular o amadurecimento do espírito crítico e argumentativo em tomadas de decisões, contextos reais;
  • Estimular ações Empreendedoras e de Inovação.

A Fábrica de Tecnologias Turing encontra-se como uma das possibilidades de campo de estágio.

Atividades Complementares

As atividades complementares são componentes curriculares que objetivam, principalmente, enriquecer o perfil do egresso com ações que privilegiem aspectos diversos da sua formação, dentre elas:

  • cursos de formação profissional, experiências de trabalho ou estágios não obrigatórios
  • extensão universitária junto à comunidade
  • pesquisa, iniciação científica e participação em eventos técnico-científicos, publicações científicas
  • ensino e programas de monitoria
  • inovação, participação em startups, incubadoras ou outros mecanismos.

Pesquisa

A pesquisa permeia as atividades do curso de Engenharia de Software, por meio dos Projetos Interdisciplinares, Fábrica de Tecnologias Turing, TCCs e das ações institucionais de iniciação científica. Semestralmente, oportunizamos Seminários com a apresentação dos resultados de pesquisas, dentre as diferentes modalidades. Complementarmente, nos últimos períodos do curso, o acadêmico é estimulado a produzir aplicações científicas ou tecnológicas, por meio dos trabalhos de conclusão de curso.

Extensão

O Centro Universitário de Anápolis possui uma Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, que oferece institucionalmente diversos projetos e programas de extensão.

No âmbito do curso de Engenharia de Software, semestralmente são submetidas à referida Pró-Reitoria, propostas de ações extensionistas que propiciem o desenvolvimento de habilidades comportamentais, políticas e sociais para consolidar o perfil do Engenheiro de Software.


Atendimento via chat
Atendimento via chat