Bacharelado

5 anos

Noturno

Anápolis

Apresentação do Curso

O curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA oferece aos estudantes um ensino completo, no qual se complementam a tradição no ensino e as inovações da área. Disciplinas como Educação em Saúde e Estágios em Clínica Médica e Cirúrgica promovem uma formação dinâmica, ao mesmo tempo em que capacitam um profissional humano e qualificado para cuidar das pessoas com excelência.

Sobre o Curso

O curso de Enfermagem é oferecido no período noturno, com opção de estágios supervisionados nos três turnos. Possui infraestrutura de excelência para formação do Enfermeiro generalista, competente ao exercício profissional em diferentes situações de saúde-doença e todos os níveis de atenção à saúde.  Excelente estrutura física (salas de aula, laboratórios com equipamentos e simuladores de ponta, biblioteca física e digital, com amplo e atualizado acervo (acesso ao portal de periódicos da CAPES e Elsevier) e convênio de estágios firmado em toda rede de saúde do município.  O corpo docente qualificado e experiente juntamente com sua excelente organização pedagógica conferem ao curso prestígio no campo da educação e da saúde, promovendo a aprendizagem significativa e prazerosa para formação de enfermeiros com alta credibilidade e empregabilidade no mercado.  Além de todas as vantagens apresentadas, o acadêmico tem oportunidade de participar de projetos de extensão, de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC-Funadesp ou CNPQ), de estágios remunerados agenciados pelo IEL, CIEE, empresa Júnior e outras agências que atendam a Lei do Estágio. Conta ainda, com a oportunidade de intercâmbio com diversas Universidades do país e do exterior.

Mercado de Trabalho

O Enfermeiro é valorizado pela alta competência para o cuidado humano. Esse profissional é membro essencial da equipe multidisciplinar de saúde, contribuindo para promoção da saúde, bem como para todos outros níveis de assistência em instituições pública ou privadas, no atendimento de baixa, média e alta complexidades.

A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), na década de 90, foi responsável pela implantação de novos modelos assistenciais, dentre eles a Estratégia Saúde da Família (ESF), que representa uma importante expansão do mercado de trabalho para o enfermeiro.

Apesar do expressivo quantitativo de enfermeiros no país, a concentração e a disponibilidade desses profissionais por habitante é bastante desigual e até insuficiente em determinadas regiões. Há menos de um enfermeiro para cada mil habitantes, o que representa um quarto do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os egressos do curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA tem apresentado alta empregabilidade no país, em áreas de atuação diversas: assistência, gerenciamento, ensino, pesquisa e gestão.

O Bacharel em Enfermagem pode atuar em diferentes áreas:

  • Assistência: Promoção da saúde, Instituições de saúde públicas ou privadas, atenção básica, hospitais, todos os programas do SUS, com ênfase para Estratégia de Saúde da Família;
  • Assessoria e Consultoria de serviços de saúde;
  • Gerenciamento de Enfermagem;
  • Gestão de Serviços de Saúde;
  • Home care;
  • Atuação em Entidades de Categoria (Associação Brasileira de Enfermagem, Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Regional de Enfermagem, Sindicato dos Enfermeiros);
  • Educação em Enfermagem: Ensino Técnico; Ensino Superior;
  • Pesquisa e Extensão.

Matriz Curricular

Disciplina CH
LÍNGUA PORTUGUESA 80
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I: FISIOLOGIA E DISFUNÇÕES CELULARES 80
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II: CONCEPÇÃO E FORMAÇÃO DO SER HUMANO 60
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS III: MOVIMENTO 80
SAÚDE E SOCIEDADE I: SISTEMA DE SAÚDE 40
INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM 80
COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM 40
INVESTIGAÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE I: INFORMÁTICA APLICADA À SAÚDE 40
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
DEONTOLOGIA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM 40
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS V: DINÂMICA VITAL 80
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IV: METABOLISMO 80
PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM 60
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VI: AGRESSÃO E DEFESA I 60
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS APLICADOS À ENFERMAGEM 40
ENFERMAGEM AMBIENTAL 60
Disciplina CH
FILOSOFIA DO CUIDAR 40
MATEMÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM 40
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VII: AGRESSÃO E DEFESA II 100
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM I 120
CONSULTA DE ENFERMAGEM 100
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
Disciplina CH
SAÚDE E SOCIEDADE II: SOCIOLOGIA 40
ENFERMAGEM EM PROGRAMAS NUTRICIONAIS E PRÁTICAS ALIMENTARES 40
FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM I 80
ANTROPOLOGIA APLICADA À SAÚDE DA FAMÍLIA 60
INVESTIGAÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE IV: BIOESTATÍSTICA 40
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VIII: AGRESSÃO E DEFESA III 60
ENFERMAGEM EM ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR 60
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM II 60
SIMULADOS I 40
Disciplina CH
FERRAMENTAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE 60
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS 60
INVESTIGAÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE V: EPIDEMIOLOGIA 40
BIOÉTICA APLICADA À ENFERMAGEM 40
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER 100
FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM II 80
Disciplina CH
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM III 120
ENFERMAGEM CIRÚRGICA 100
ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA 120
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE I 60
Disciplina CH
OPTATIVA I 40
ENFERMAGEM EM OBSTETRÍCIA 100
ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES 40
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE II 80
ENFERMAGEM EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE 80
SIMULADOS II 40
Disciplina CH
OPTATIVA II 40
PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM I 60
ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM 80
ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA 100
ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO E IDOSO 120
Disciplina CH
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FUNDAMENTAÇÃO DO CUIDADO 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INVESTIGAÇÃO DE SAÚDE 60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA 80
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES I 40
ENFERMAGEM NO CUIDADO A PACIENTES CRÍTICOS 100
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA I 140
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA 100
Disciplina CH
PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM II 40
ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE 40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE 120
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA II 140
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA 140
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CUIDADOS A PACIENTES CRÍTICOS 100
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES II 40

Atividades Acadêmicas

TCC

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente um curricular obrigatório do curso de Enfermagem. Esse trabalho científico é desenvolvido sob a orientação de um docente do curso, durante as disciplinas do eixo de Produção Científicas oferecidas nos 8º, 9º e 10º Períodos.

No curso de Enfermagem, as modalidades de TCC são monografia ou artigo científico. O processo de construção do TCC está fundamentado na Tendência da Educação Progressista, privilegiando a aproximação do acadêmico com a realidade vivenciada durante sua formação. É da construção e reconstrução do conhecimento que emergem as questões de pesquisa.

O acadêmico durante o processo de construção do TCC recebe orientações dos docentes. Os resultados finais do TCC são apresentados e defendidos para uma banca avaliadora no Simpósio de Produção Científica do curso de Enfermagem.

O TCC é publicado no Repositório Digital Institucional (RDI-AEE) de livre acesso.

Repositório Digital Institucional (RDI-AEE)

Estágios

As atividades práticas e estágios supervisionados atendem as DCNS de Enfermagem, bem como a legislação vigente e a regulamentação do sistema COFEN/COREN.

Durante a formação profissional, além dos conteúdos teóricos e práticos o aluno cursa 960 h de estágio supervisionado, correspondentes a 20% da matriz curricular.

As atividades práticas curriculares constam de práticas laboratoriais e práticas de campo nas áreas de fundamentação da enfermagem, assistência, educação e administração, desenvolvidas até o 8º período. Os estágios supervisionados seguem as mesmas áreas e são oferecidos nos dois últimos períodos do curso em toda rede de atenção à saúde, em instituições públicas e privadas. As estratégias adotadas para desenvolvimento das habilidades e competências durante os estágios são diversificadas, tais como: visitas domiciliares, ações de educação em saúde, visitas técnicas, assistência direta ao cliente dos tipos ambulatorial, domiciliária ou hospitalar.

Regulamento de Estágios Supervisionados

Atividades Complementares

As atividades complementares possibilitam ampliação da formação profissional e a flexibilização curricular, abrangem: atividades de extensão, estágios voluntários em instituições de saúde, participação em eventos científicos ou culturais e outras, com vistas a complementar a formação acadêmica.

As atividades complementares devem propiciar a aproximação teoria e prática, reforçar o compromisso social e formação para cidadania, por meio da inserção do acadêmico em diversos cenários da realidade social e áreas do saber.

O curso de enfermagem tem estimulado a participação do acadêmico em atividades de iniciativa institucional e do próprio curso, como outras em parceria com diferentes instituições.

Regulamento das atividades complementares

Pesquisa

Docentes e discentes do curso realizam pesquisas de diversas modalidades: TCC, Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC), Programa de Voluntários em Iniciação Científica (PVIC). Os estudos científicos visam resultados capazes estimular a reflexão e o aprimoramento das práticas de saúde.

Extensão

A prática extensionista é um dos componentes do ensino superior, constituindo uma estratégia para aproximação do acadêmico com os problemas da comunidade, oportunizando a atuação em equipe multidisciplinar e tomada de decisão para resolução integral de problemas.

As atividades de extensão constituem um dos componentes das atividades complementares, que é uma parte flexível da matriz curricular. Os eventos de extensão universitária são de iniciativa da Instituição ou do próprio Curso de Enfermagem.

O curso de Enfermagem possui alguns projetos de extensão em caráter efetivo e permanente, firmados por meio de convênio entre o Centro Universitário e Instituições parceiras:

  • Atenção básica de saúde em Campanhas Nacionais de Imunização;
  • UniCUIDAR, Ambulatório de Enfermagem do Centro Universitário.

Relatório de Atividades de Extensão


Atendimento via chat
Atendimento via chat