Bacharelado

4 anos

Noturno

Anápolis

Sobre o Curso

O curso de Administração da UniEVANGÉLICA permite a formação de profissionais capazes de impulsionar e transformar o presente e o futuro. Com a integração de conhecimentos técnicos e experiências práticas, o curso desenvolve competências quantitativas, analíticas, funcionais e comportamentais para formar os administradores de destaque no mercado.

O Curso de Administração tem por objetivo capacitar profissionais empreendedores e gestores de seus próprios negócios ou em seu trabalho, com atenção voltada para as oportunidades de mercado, explorando as atividades num enfoque estratégico e inovador. Como tarefa, busca obter resultados por meio da coordenação de pessoas, seja nas indústrias, organizações de serviços públicos, instituições de saúde, de educação, militares ou religiosas, no comércio ou na atividade agropecuária.

O graduado em Administração deverá reunir características profissionais e pessoais, com perfil generalista, aliando liderança, competência, visão de negócios e espírito empreendedor, para que tanto tenha condições de proporcionar o desenvolvimento próprio e de terceiros, quanto capacitar-se para realizar pesquisas básicas aplicadas às áreas empresariais das organizações.

O administrador é um profissional que atua nos mais variados níveis de uma organização – desde o hierárquico elementar até o de dirigente máximo. Para tanto, a proposta do curso contempla as áreas de marketing, finanças, produção, recursos humanos, logística, entre outras.

Diferenciais

Estrutura curricular

A estrutura curricular do curso é moderna e atualizada, pois além de atender às exigências do Ministério da Educação contempla as demandas do contexto local e regional. Ela ainda busca assegurar profundidade e perspectivas adequadas à aplicação de práticas e conhecimentos gerais e específicos, desenvolvimento de pesquisas e geração de novos conhecimentos. As disciplinas oferecidas integram-se entre si e se organizam tendo como referência os Núcleos Temáticos.

Consultoria Empresa Júnior

A Consultoria Empresa Júnior, em funcionamento desde agosto/2002, é laboratório de prática de gestão, constituída por alunos do curso de Administração, que prestam consultoria e desenvolvem projetos para futuros empreendedores, microempresas, e sociedade em geral nas suas áreas de atuação. O trabalho dos alunos é supervisionado por professores e profissionais especializados, constituindo-se em um importante espaço para o exercício da prática profissional relacionado com a formação acadêmica dos alunos do curso.

Laboratórios de informática

O Centro Universitário de Anápolis conta atualmente com 10 (dez) laboratórios de informática multidisciplinares. Eles são os espaços onde os acadêmicos de administração poderão aprender a confeccionar planilhas eletrônicas, trabalhar simulações gerenciais em softwares e ferramentas eletrônicas específicas, bem como trabalhar com diferentes recursos informatizados, além de desenvolverem pesquisas teóricas acompanhados de seus professores.

Mercado de Trabalho

Em uma sociedade de desafios constantes, o papel do administrador se faz presente em toda e qualquer organização. Das transformações tecnológicas às decisões políticas, encontramos exemplos do que move o estudo permanente da administração no contexto da globalização.

Com tantas decisões a serem tomadas, a valorização do conhecimento se faz presente. Segundo dados do Conselho Federal de Administração (2010), a profissão de Administrador é a que mais cresce no mundo, tal a quantidade de problemas a ser solucionada nas organizações (públicas, privadas e/ou que não visam ao lucro). No Brasil esta situação não é diferente.

No Estado de Goiás as oportunidades também serão várias, a começar pelo número de municípios que apresentam uma economia crescente que vai desde o extrativismo, às práticas pecuárias e de plantio, à industrialização, ao comércio forte, ao turismo, à prestação de serviços em geral. O crescimento de Goiás está acima da média brasileira. Estudos organizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, janeiro a maio/2010), para o setor industrial no Brasil, revelam que, na primeira metade daquele ano, o estado de Goiás cresceu economicamente 27,9%.

Matriz Curricular

Disciplina CH
LÍNGUA PORTUGUESA 80
INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO 80
ESTUDOS FILOSÓFICOS E POLÍTICOS 80
MATEMÁTICA 80
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I 80
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES I 20
Disciplina CH
CONTABILIDADE GERAL 80
MATEMÁTICA FINANCEIRA 80
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 80
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II 80
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 40
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES II 20
Disciplina CH
GESTÃO DE PESSOAS I 80
CONTABILIDADE DE CUSTOS 80
ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS 40
INTRODUÇÃO À ECONOMIA 80
ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO 80
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES III 20
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
Disciplina CH
GESTÃO DE PESSOAS II 80
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I 80
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I 80
ESTUDOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS 80
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES IV 20
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAS 80
Disciplina CH
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II 80
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 40
DIREITO EMPRESARIAL 80
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 80
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II 80
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES V 20
INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO 40
Disciplina CH
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 80
GESTÃO DA QUALIDADE 80
ÉTICA PROFISSIONAL 40
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR E RESPONSABILIDADE SOCIAL 40
LOGÍSTICA E OPERAÇÕES 80
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES VI 20
PESQUISA OPERACIONAL 80
Disciplina CH
OPTATIVA I 40
GESTÃO ESTRATÉGICA 80
GESTÃO AMBIENTAL 40
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 80
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES VII 20
ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO 80
EMPREENDEDORISMO 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 80
Disciplina CH
OPTATIVA II 40
TECNOLOGIAS DE GESTÃO 80
COMÉRCIO EXTERIOR 80
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES VIII 20
GESTÃO DE PROJETOS 40
JOGOS EMPRESARIAIS 40
ORÇAMENTO EMPRESARIAL 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 40

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) insere-se no eixo dos conteúdos curriculares obrigatórios para a conclusão do curso. Assim, o Trabalho de Conclusão de Curso, pelas suas peculiaridades, tem regulamentação própria, com critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação bastante explícitos, bem como diretrizes técnicas relacionadas com a sua elaboração, conforme Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso.

Poderão ser realizados como Trabalho de Conclusão de Curso: a Monografia, o Artigo Científico (segundo as normas da ANPAD) e o Plano de Negócios.

A Coordenação de Estágio oferece apoio aos discentes e docentes na elaboração do Trabalho de Curso e no controle de frequência e avaliação das atividades do estágio supervisionado.

Regulamento de TCC (Monografia, Artigo Científico e Plano de Negócio)

Solicitação de Banca Examinadora

Modelo de Artigo

Modelo de Capa do CD

Normas para Poster Científico

Estágios

O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina obrigatória a todos os alunos e faz parte da matriz curricular do sétimo período do curso de Administração. É realizado com duração de 80 h/a durante um semestre. Nesta etapa o aluno conta com a supervisão do Coordenador do Estágio, e orientação de um professor na área afim e supervisão prática no local de Estágio, através de profissional designado pela empresa concedente da pesquisa.

O acadêmico deve apresentar, bimestralmente, ao professor orientador, um relatório parcial com as atividades desenvolvidas no Estágio, assinado pelo responsável/supervisor indicado pela empresa concedente e sujeito a apreciação por parte da Coordenação do Estágio. Desta forma o Estágio Curricular Supervisionado combina trabalho técnico e científico, no momento em que as atividades práticas exercidas forem apoiadas com base na descrição deste relatório. O aluno descreve as atividades desenvolvidas no local de estágio aliando o assunto a um eixo teórico-prático das Ciências da Administração.

O Estágio Curricular Supervisionado poderá ser realizado em empresas públicas, privadas, do terceiro setor ou na Consultoria Empresa Júnior do próprio curso. Esta atividade integrará o estudante em situações profissionais concretas concernentes à profissão de Administrador.

Arquivos importantes (em pdf)

Formulários do Estágio Obrigatório:

Regulamento Estágio Supervisionado 7º Período(Matriz Curricular – 2010/1)

Ficha de Inscrição

Declaração da Empresa

Requerimento de Convalidação

Termos de Compromisso

Descrição Detalhada Atividades do Estágio

Relatório Final do estágio

Formulários do Estágio não Obrigatório:

Formulário para Avaliação do Estagiário (estagiário)

Formulário para Avaliação do Estagiário (supervisor)

Atividades Complementares

As atividades complementares se destinam a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, permanente e contextualizadas atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.

São Atividades Complementares oferecidas pelo Curso de Administração da UniEVANGÉLICA Centro Universitário, conforme descreve seu Regulamento de Atividades Complementares:

  • Atividades de Formação Social, Humana e Profissional: Cursos de extensão; conferências/congressos, palestras/simpósios e seminários (como ouvinte); atividades culturais; cursos em áreas afins; curso de língua estrangeira e informática; estágio extra-curricular; visitas técnicas, com supervisão dos professores; disciplinas realizadas em outras IES e que não puderam ser aproveitadas na UniEVANGÉLICA.
  • Atividades de Cunho Comunitário e de Interesse Coletivo: Participação na Empresa Júnior; Apoio na organização de eventos do curso; Auxílio no desenvolvimento de programas e projetos do curso; participação em Tribunal de Juri.
  • Atividades de Assistência Acadêmica e de Iniciação Científica e Tecnológica: Artigos Científicos ou livros publicados; Participação em Núcleo de Estudos, Projetos de Iniciação Científica e Pesquisas vinculadas às áreas estratégicas do curso de Administração; Cursos Extraordinários e eventos técnico-científicos (como apresentador); Exercícios de Monitoria.

Além das Atividades Complementares que o próprio aluno pode realizar fora do âmbito da IES, o Curso de Administração também realiza as seguintes atividades acadêmicas também válidas como complementares:

  • Promoção (anualmente) da Semana Acadêmica e Cultural de Administração, onde há participação dos alunos tanto na organização, na escolha de palestrantes e temas como na operacionalização do evento.
  • Promoção (anualmente) da JOAD – Jornada de Administração, evento que também envolve a Empresa Júnior, professores e alunos do curso no planejamento, organização e realização, no intuito de discutir temas emergentes da administração com a presença de palestrantes de renome nacional.
  • Promoção (anualmente) do Fórum Regional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração, que busca discutir o ensino da administração nos diversos níveis, por meio de debates, mesas redondas, e a apresentação de resumos expandidos.
  • Promoção contínua de atividades de extensão voltadas ao atendimento das necessidades dos alunos e suas demandas, tais como cursos de extensão, palestras, miniconferências, cursos especiais, cursos de verão, gincanas beneficentes, análise de filmes – cine clube, visitas técnicas, etc.
  • Divulgação de eventos da área da Administração e afins aos acadêmicos com o objetivo de estimulá-los a participarem de eventos complementares, tanto realizados pela IES como externos, como palestras, seminários, congressos, viagens para visitas técnicas, etc.
  • Estímulo à participação das apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso a fim de promover uma troca de experiências entre a comunidade acadêmica.
  • Estímulo à participação do Programa Institucional de Iniciação Científica (PBIC);
  • Estímulo à participação pela comunidade acadêmica das reuniões dos órgãos colegiados do curso, como o NDE.

Regulamento das Atividades Complementares

Pesquisa

Iniciação Científica

Projetos de iniciação científica realizados pelo curso de Administração (PIBIC).

Objetivos da iniciação científica:

  • Valorizar a participação do aluno como sujeito ativo e centro do processo de ensino-aprendizagem;
  • Realizar uma proposta real de ensino, em que a dimensão humanista seja parceira direta da dimensão técnica;
  • Formar empreendedores, conscientes da realidade social e, capazes de promoverem às mudanças que valorizem e dignifiquem a vida humana.

Para o alcance dos objetivos acima descritos, a articulação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão estarão presentes nas ações a serem desenvolvidas pelos alunos em sala ou extra-sala utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos:

  • Leitura, resenhas, trabalhos monográficos para familiarizar os alunos a produção científica na área de marketing;
  • Atividades de observação, com registro sistemático das práticas que ocorrem no campo da administração e do marketing, a partir das visitas a empresas, ou da investigação das práticas de administração e mercadológicas que ocorrem no meio profissional;
  • Relatos destas atividades a serem apresentados em seminários, para a discussão e apreciação crítica, com a elaboração dos resumos das conclusões;
  • Elaboração de projetos de iniciação científica, de atividades de extensão, por meio de ações que articulem o curso com as empresas e a comunidade;
  • Realização de atividades de estágio curricular supervisionado, das atividades complementares, dos estudos de casos, e das monografias de conclusão de curso;
  • Produção de relatos de casos e de artigos e sua divulgação em eventos científicos, dentro e fora da instituição e ou na revista do curso.

Extensão

  • A concepção de extensão, proposta pela UniEVANGÉLICA, está alicerçada no ideário de transformação da sociedade a partir da prática extensionista, vista como mecanismo de articulação do tripé ensino, pesquisa e extensão.
  • São Atividades de Extensão praticadas pelos discentes do Curso de Administração da UniEVANGÉLICA Centro Universitário de Anápolis:
    • Gincana do Curso de Administração: os discentes arrecadam junto à comunidade alimentos, roupas e calçados que são doados para entidades filantrópicas do município;
    • Atividades de extensão na Disciplina Gerenciamento De Projetos: os discentes são estimulados a gerenciar um projeto de responsabilidade social junto à uma entidade filantrópica do município;
    • Atividades de extensão promovidas pela Empresa Júnior: cursos, seminários, palestras, feiras, workshops e visitas técnicas.
  • Semana do Estágio e Emprego: é realizada uma aproximação entre o curso e as principais agências de recrutamento e seleção da cidade, seja para o recebimento de currículos ou até para a realização de workshops na área de empregabilidade e marketing pessoal.
  • Semana Acadêmica e Cultural: discussão de temas emergentes, cursos e oficinas nas diversas áreas do conhecimento, gincanas, apresentações artísticas e cineclubes.
  • Jornada de Administração – JOAD e Fórum Regional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração: realização de palestras, fóruns, debates e apresentação de pesquisas científicas.
  • São ainda atividades de Extensão da IES que a gestão do Curso de Administração incentiva os discentes a participar:
    • Programa Permanente para a Proteção dos Direitos Humanos;
    • Programa Permanente de Educação Continuada;
    • Programa Permanente Visitando a UniEVANGÉLICA;
    • Programa Permanente de Apoio e Desenvolvimento de Ações para a Promoção Social;
    • Projeto Ciranda;
    • Visita ao Congresso Nacional.

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