Laboratórios

O PPGO conta com infraestrutura compatível com a pesquisa e ensino odontológico, com fulcro na interdisciplinaridade e com enfoque translacional. O programa possui 2 laboratórios multiusuário para ensaios básicos, 2 ambulatórios para pesquisas clínicas aplicadas à odontologia, além de 1 completo laboratório tecnológico para estudos envolvendo o diagnóstico por imagem. Os laboratórios multiusuários serão compartilhados com outros programas de pós-graduação da instituição.

1. Laboratório de Pesquisas Básicas e Aplicadas em Odontologia (LPBA-O): O multiusuário LPBA-O, vinculado ao PPGO, tem por premissa subsidiar pesquisas interdisciplinares que envolvam o estudo de materiais odontológicos, processos patológicos das estruturas dentárias e ensaios microbiológicos relacionados à cariologia e as doenças da polpa e do periápice. Para tal, conta com os seguintes equipamentos: Espectrômetro CM-600d Package: espectrômetro de luz UV e visível para medições de absorbância, irradiância, transmitância e reflectância entre 220-850 nm; Microdurômetro Shimadzu HMV2T; Estufa microprocessada para cultura bacteriológica Sterilifer; Cortadeira de precisão Buehler ISOMET 1000; Máquina de ciclagem térmica ODEME OMC300; Máquina de ensaios universal EMIC DL2000 para ensaios de tração, compressão, flexão, microcisalhamento e microtração; Máquina de simulação de escovação ODEME MEV-2T; Máquina de permeabilidade ODEME modelo THD03 para medição de permeabilidade dentinária e simulação de pressão intrapulpar; – Máquina de Ciclagem Mecânica BIOPDI, modelo Biocycle V1, para testes de fadiga mecânica por compressão ou impacto; Forno elétrico para laboratório BRAVAC M2; Boca artificial.

2. Laboratório de Biologia Oral (LA-BIO): O LA-BIO é um espaço multiusuário que tem por objetivo a realização de pesquisas básicas que envolvam a elucidação do mecanismo de doenças orais, seu processo de diagnóstico, e o estudo de marcadores biológicos das diversas doenças dos tecidos de revestimento e sustentação da cavidade oral. Tem por premissa também subsidiar estudos clínicos visando ampliar o conhecimento para a sua aplicação. Para tal, conta com os seguintes equipamentos e insumos: Capela com sistema de exaustão; Estufa 56ºC; Geladeira; Freezer -80°C; Micrótomo; Suporte de navalhas; Autotécnico Leica, modelo Jung TP 1020; Criostato; Microscópio Zeiss com sistema de captação de imagem por vídeo; Fotomicroscópio Zeiss; Microscópio Leica Múltiplas cabeças; Microscópio Óptico simples; Televisão 50 polegadas; Banho maria com circulação interna 9 litros 220V Mod. NT 248; pHmetro digital de bancada para soluções aquosas pH 0 – 14 – com eletrodo; Microondas; Citocolor 12 cubas; Balança analítica 0,0001g Mod.ARKm214AIH Capac. 220,0000g; Vortex multifuncional 0-3300 rpm; Agitador magnético com aquecimento Capac. 5 litros.

3. Laboratório de diagnóstico por Imagem (LAB-IMAGEM): O LAB-IMAGEM está vinculado ao PPGO e tem como proposta auxiliar pesquisas clínicas e laboratoriais que utilizam os recursos digitais de imagem, além de subsidiar investigações que avaliam a acurácia desta tecnologia no diagnóstico odontológico, na avaliação de materiais, como também no estudo de lesões ósseas do complexo maxilo-mandibular. Para tal, conta com os seguintes equipamentos e insumos: Aparelho digital para radiografias extrabucais e tomografia computadorizada por feixe cônico (OP300 – Kavo); 8 aparelhos digitais para radiografias periapicais (FOCUS – Kavo); 3 impressoras DRYVIEW 5700 laser para imagens digitais (CARESTREAM/KODAK); 4 sistemas digitais para radiografias periapicais intrabucais (Express – Instrumentarium); 5 computadores com configuração Intel Core i7 com monitores de 19 polegadas; 12 sensores radiográficos periapicais (placa de fósforo); 12 negatoscópios.

4. Clínica de pós-graduação: Cenário para estudos clínicos, ensino e extensão voltado a assistência odontológica, contendo: 15 equipamentos odontológicos completos; aparelho de raios-x periapical.

Share