LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE FISIOLOGIA CARDIORRESPIRATÓRIA

Coordenador: Prof. Dr. Luis Vicente Franco Oliveira

Objetivo: Desenvolvimento de estudos histo-morfofuncionais e das propriedades mecânicas ventilatórias e suas componentes elásticas, viscosas e visco-elásticas em humanos e em modelos animais; Investigações no campo da Medicina Regenerativa, especificamente a bioengenharia de tecidos, por meio de estudos com a fabricação de órgãos funcionais através da recellularização com células-tronco.

LABORATÓRIO DE DISTÚRBIOS DO SONO

Coordenador: Prof. Dr. Luis Vicente Franco Oliveira

Objetivo: Desenvolver investigações sobre o processo de desempenho funcional e respostas orgânicas em humanos validando novas estratégias de avaliação clínica em distúrbios do sono e verificar a eficácia de intervenções fisioterapêuticas junto aos distúrbios cardiorrespiratórios do sono.

LABORATÓRIO DE CULTURA DE CÉLULAS

Coordenadores: Prof. Dr. Rodrigo Franco de Oliveira Profa Dra Deise Almeida Pires

Objetivo: Permitir estudos sobre o comportamento de células de tecido conjuntivo, muscular e ósseo de origem animais e humanas cultivadas em meio controlado submetidas aos agentes eletrofísicos (laser, LED, Ultrassom). O cultivo celular compreende um conjunto de técnicas que permite manter células e tecidos in vitro, conservando ao máximo suas propriedades fisiológicas, bioquímicas e genéticas.

LABORATÓRIO DE ANÁLISE DO MOVIMENTO HUMANO

Coordenadora: Profa. Dra. Claudia Santos Oliveira

Objetivo: Permitir a realização de estudos sobre análises do movimento humano e suas implicações através de um sistema de alta tecnologia de análise por meio da utilização de protocolos de análise cinemática, dinâmica e eletromiográfica de forma sincronizada.

LABORATÓRIO DE REALIDADE VIRTUAL

Coordenadora: Profa. Dra. Claudia Santos Oliveira

Objetivos: Permitir a condução de estudos científicos que investigam o efeito da utilização dos recursos tecnológicos em realidade virtual no processo de reabilitação neuromotora.

LABORATÓRIO DE NEUROMODULAÇÃO

Coordenadora: Profa. Dra. Claudia Santos Oliveira

Objetivo: Permitir a investigação da aplicabilidade e eficácia da estimulação transcraniana por corrente contínua (TDC’s) e associada ao registro da atividade elétrica cerebral durante o processo de reabilitação neuromotora.

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Coordenadores: Prof. Dr. Iransé Oliveira Silva e Prof. Dr. Gaspar Rogério Chiappa

Objetivo: Permitir o desenvolvimento de pesquisas envolvendo a composição corporal, análises ventilatórias, densidade mineral óssea, testes controlados de força muscular, análises fisiológicas envolvendo o movimento humano, controle autonômico e mensuração de atividade física.

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Coordenadora: Profa. Dra. Samara Lamounier Pereira

Objetivo: Promover pesquisas interdisciplinares na avaliação e desenvolvimento de técnicas, tecnologias e processos para melhor aproveitamento das tecnologias de comunicação alternativa e aumentativa.

LABORATÓRIO DE REABILITAÇÃO VISUAL E MOTORA

Coordenadora: Profa. Dra. Samara Lamounier Pereira

Objetivos: Permitir a realização de estudos na área da habilitação e/ou reabilitação de crianças, adolescentes e adultos com alterações visuais e motoras, buscando independência e funcionalidade máxima nas áreas de desempenho das atividades de vida diária, do brincar, da educação e do lazer através da estimulação neuropsicomotora.

LABORATÓRIO DE TREINAMENTO RESISTIDO

Coordenadores: Prof. Dr. Alberto s. Sá Filho e Prof. Dr. Iransé Oliveira Silva

Objetivos: Facilitar a realização de estudos com a análise das respostas fisiológicas de acordo com as adaptações agudas e crônicas ao treinamento resistido, geralmente realizado com a utilização de pesos, tendo como benefícios o desenvolvimento de potência, força e resistência muscular, redução de gordura corporal e aumento de massa magra favorecendo uma melhor aptidão física e qualidade de vida por facilitar atividades do cotidiano.

LABORATÓRIO DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Coordenador: Prof. Dr. Luis Vicente Franco Oliveira

Objetivos: Permitir a realização de investigações sobre a avaliação, prevenção e reabilitação cardiopulmonar em pacientes com cardiomiopatias, pneumopatias e doenças metabólicas através da prescrição de exercício físico e treinamento muscular respiratório como recursos em reabilitação cardiopulmonar e metabólica.

BIOTÉRIO

Coordenador: Prof. Cristiane Gonçalves de Moraes

Objetivos: O Biotério tem por finalidade a criação e a manutenção de animais de laboratório destinados ao ensino e à pesquisa na UniEVANGÉLICA, tanto em nível de graduação quanto pós graduação stricto sensu.