ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do PPGMHR garante uma sólida formação didática, pedagógica e científica. A estrutura curricular do curso de Mestrado compreende trinta e dois (32) créditos, devendo o discente cumprir dezesseis (16) créditos em disciplinas obrigatórias, oito (8) créditos em disciplinas optativas e oito (8) créditos em orientação de Dissertação. A estrutura curricular do curso de Doutorado compreende quarenta e oito (48) créditos, devendo o discente cumprir dezoito (18) créditos em disciplinas obrigatórias, doze (12) créditos em disciplinas optativas e (18) dezoito créditos em orientação de Tese.

As disciplinas a serem cursadas pelos alunos serão indicadas pelo professor orientador, de forma a harmonizar seus interesses com as necessidades de sua formação. Os alunos que tenham cursado disciplinas do PPGMHR na categoria de aluno especial, caso sejam aprovados como alunos regulares em processo seletivo do Programa, poderão solicitar aproveitamento de até 25% do total de créditos do curso de Mestrado ou Doutorado tanto em disciplinas obrigatórias quanto em disciplinas optativas, desde que comprovadamente tenham sido aprovados, de acordo com o Art. 43 do Regulamento Geral dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu da UniEVANGÉLICA. O número máximo de alunos especiais (não regulares) aceitos em cada disciplina não poderá ultrapassar 30% do número de discentes regulares matriculados na mesma disciplina.

As atividades complementares tanto em nível de Mestrado quanto em nível de Doutorado no PPGMHR poderão contabilizar, no máximo, 4 (quatro) créditos, compreendendo as seguintes atividades:

I - publicação de artigo completo em revista indexada: 1,0
II - publicação de resumo em anais de evento científico nacional: 0,25
III - publicação de resumo em anais de evento científico internacional: 0,5
IV - participação em evento científico internacional: 0,25
V - orientação de trabalhos de iniciação científica: 0,5
VI - ministrar aulas ou conferências em eventos científicos: 0,5

 

A validação dos créditos referentes às atividades complementares deverá ser apreciada e aprovada pela Coordenadoria do Programa de Pós Graduação (CPPG) (os alunos deverão apresentar as provas documentais para as atividades desenvolvidas).

O PPGMHR deverá ser concluído em nível de Mestrado no prazo mínimo de dois (2) e máximo de quatro (4) semestres, incluindo a defesa da dissertação. Em nível de Doutorado, o prazo mínimo de quatro (4) e o máximo de oito (8) semestres, incluindo a defesa de tese. A prorrogação do prazo para a defesa da dissertação ou tese poderá ocorrer de acordo com as normas estabelecidas no regulamento do PPGMHR do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA). O aluno do curso de Mestrado do PPGMHR deverá cursar as disciplinas obrigatórias no primeiro ano, enquanto o aluno do curso de Doutorado do PPGMHR deverá cursar as disciplinas obrigatórias nos dois primeiros anos.

A estrutura curricular do PPGMHR é composta por disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e atividades de orientação e pesquisa que culminem na defesa de Dissertação e ou Tese e consequente publicação de pelo menos um manuscrito. As atividades acadêmicas são expressas em unidades de crédito (15 horas/aula), sendo que o programa ofertará disciplinas com características distintas quanto ao número de créditos. As disciplinas obrigatórias, tanto em nível de Mestrado quanto de Doutorado, serão oferecidas anualmente distribuídas de forma equilibrada entre os dois semestres.

Sob o ponto de vista da sua operacionalização, o PPGMHR apresenta um total de 24 disciplinas, organizadas de acordo com a qualificação dos alunos sendo que 03 destas disciplinas serão oferecidas exclusivamente para o nível de Doutorado. As disciplinas destinadas à fundamentação didática-pedagógica são Didática em Ensino Superior (2 créditos), Prática Docente no Ensino Superior (2 créditos), Metodologias Ativas no Ensino Superior (2 créditos). As disciplinas destinadas à fundamentação científica são Metodologia da Pesquisa Científica (4 créditos), Bioética (4 créditos), Bioestatística (4 créditos), Seminários de Dissertação e Tese (2 créditos), Evidências Cientificas em Movimento Humano e Reabilitação (2 créditos), Epistemologia do Movimento Humano e Reabilitação (2 créditos), Redação e Publicação de Artigos Científicos (2 créditos, exclusiva ao curso de Doutorado), Seminários Internacionais em Movimento Humano e Reabilitação (4 créditos, exclusivo ao curso de Doutorado), Tópicos Avançados em Bioestatística (2 créditos, exclusivo ao curso de Doutorado).

Buscando a inovação, O PPGMHR oferece a disciplina Metodologias Ativas no Ensino Superior que aborda a utilização de estratégias de ensino e aprendizagem centradas no estudante, colaborativas e que valorizem o reconhecimento e a resolução de problemas relevantes e relacionados à prática profissional, entrelaçando diversos conceitos, dentre eles o da aprendizagem ativa e colaborativa, da autonomia do estudante, da aprendizagem significativa e do ensino à distância.

No contexto da Internacionalização, o PPGMHR irá oferecer uma disciplina em língua inglesa “Seminários Internacionais em Movimento Humano e Reabilitação” destinada aos alunos de Doutorado que contará com participação de pesquisadores estrangeiros e será realizada por Vídeo Conferência. Pretende-se, com isso estimular a interação na pesquisa e produção intelectual com os pesquisadores estrangeiros. A seguir temos a lista completa das disciplinas.

NOME NÍVEL CRÉDITOS OBRIGATÓRIA
Análises quantitativas da competência aeróbia e suas relações com desempenho e a saúde. ME
DO
4 NÃO
Atividade física e controle autonômico. ME
DO
4 NÃO
Avaliação, prevenção e reabilitação em gerontologia, baseada em evidências. ME
DO
4 NÃO
Bioestatística ME
DO
4 SIM
Bioética ME
DO
4 NÃO
Didática do Ensino Superior ME
DO
2 SIM
Epistemologia do Movimento Humano e Reabilitação ME
DO
2
2
SIM
NÃO
Evidências Cientificas em Movimento Humano e Reabilitação ME
DO
2
2
SIM
NÃO
Fisiologia do Exercício Clínico: repostas agudas e crônicas ao exercício. ME
DO
4 NÃO
Fisiopatologia Clínica do Exercício ME
DO
4 NÃO
Fisioterapia nos distúrbios do sono ME
DO
4 NÃO
Metodologia da Pesquisa Científica ME
DO
4 SIM
Metodologias Ativas no Ensino Superior ME
DO
2 NÃO
Prática Docente no Ensino Superior ME
DO
2 NÃO
Prática de Laboratório: Tecnologias na análise do movimento humano aplicadas às disfunções neurológicas ME
DO
4 NÃO
Seminários de Dissertação e Tese ME
DO
2 SIM
Tecnologia Assistiva ME
DO
4 NÃO
Tópicos avançados em Treinamento Funcional ME
DO
4 NÃO
Tópicos avançados em atividade física para promoção da saúde: Avaliação clínica, física e laboratorial na triagem pré-participação. ME
DO
4 NÃO
Tópicos avançados em cultura de células animais e humanas ME
DO
4 NÃO
Tópicos em saúde cardiopulmonar e metabólica ME
DO
4 NÃO
Redação e Publicação de Artigos Científicos DO 2 SIM
Seminários Internacionais em Movimento Humano e Reabilitação DO 4 SIM
Tópicos Avançados em Bioestatística DO 2 NÃO