ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Biodinâmica do Movimento Humano (BMH)

Esta área de concentração visa compreender os efeitos da atividade física e do exercício físico e sua relação na promoção da saúde e desempenho físico. Desta forma, esta área de concentração é constituída de duas linhas de pesquisa “Efeitos agudos e crônicos do exercício físico” e “Atividade física na promoção da saúde”.

Avaliação, Prevenção e Intervenção Terapêutica (APIT)

Esta área de concentração visa explorar os estudos dos processos de avaliação e reabilitação das disfunções que envolvem os sistemas fisiológicos Neuro-musculoesquelético e Cardiorrespiratório do ser humano, utilizando-se de metodologias e fundamentos de avaliação clínica, fisiopatológica e biológica básica, que contribuem para exploração clínica e funcional no âmbito da prevenção, métodos diagnósticos e reabilitação. Desta forma, esta área de concentração é constituída de duas linhas de pesquisa “Avaliação, Prevenção e Intervenção Terapêutica no Sistema Neuromusculoesquelético” e “Avaliação, Prevenção e Intervenção Terapêutica no Sistema Cardiorrespiratório” contemplando assim os aspectos de Prevenção, Avaliação e Intervenção Terapêutica nos sistemas Neuro-musculoesquelético e Cardiorrespiratório.

LINHAS DE PESQUISA

Atividade Física na Promoção da Saúde (BMH)

Esta linha de pesquisa engloba investigações científicas sobre as implicações da prática da atividade física na promoção, prevenção e manutenção da saúde e qualidade de vida em diferentes populações e ambientes, com ênfase em aspectos fisiológicos, biomecânicos, psicológicos e funcionais.

Efeitos Agudos e Crônicos do Exercício Físico (BMH)

Esta linha de pesquisa engloba investigações científicas sobre os efeitos agudos e crônicos da prática do exercício físico com diferentes desfechos relacionados à saúde envolvendo atletas e indivíduos saudáveis e ou com disfunções.

Avaliação, Prevenção e Intervenção Terapêutica no Sistema Cardiorrespiratório (APIT)

Essa linha de pesquisa engloba investigações científicas clínicas e experimentais que visam à avaliação, prevenção e reabilitação das disfunções cardiopulmonares além do estudo da interação nos sistemas cardiovascular, respiratório, metabólico e muscular periférico nas doenças cardiorrespiratórias por meio da realização e interpretação de diversos testes de capacidade física e de função pulmonar pré e pós intervenção.

AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA NO SISTEMA NEURO-MUSCULOESQUELÉTICO (APIT)

Essa linha de pesquisa engloba estudos que visam convalidação dos mecanismos de interação dos recursos terapêuticos do sistema neuro-musculoesquelético, frente a estímulos in vivo. Avaliação e investigação das disfunções neurológicas e musculoesqueléticas pela análise de sinais biológicos direcionando a prevenção, métodos diagnósticos e reabilitação.