Laboratório de Pesquisas Avançadas e Geoprocessamento (LaPAGeo):

Coordenação Profs. João Mauricio e Eduardo Argolo.

O Laboratório de Pesquisas Avançadas e Geoprocessamento (LaPAGeo) foi implantado para dar suporte às atividades didáticas, de extensão e de pesquisa do Mestrado e Doutorado, permitindo a realização de aulas práticas, experimentos e testes ligados à pesquisas diversas, ao geoprocessamento e sensoriamento remoto, uso e ocupação das terras e impactos ambientais. Neste laboratório são elaborados mapas, gráficos e outros trabalhos para atender as demandas dos professores da instituição.

 

Laboratório de Pesquisa em Biodiversidade (LAPEBIO):

Coordenação: Profas. Lucimar Pinheiro e Josana Peixoto

Objetivo: Fomentar pesquisas em tecnologias aplicáveis nos estudos ambientais com ênfase em biodiversidade, bioprospecção, ecologia, epidemiologia e vigilância de doenças infecciosas, parasitárias e emergentes. O LaPeBio possui o objetivo de multiplicar conhecimento em inovação científica, fortalecer pesquisas em biodiversidade do Cerrado, identificar possíveis fármacos a partir de protótipos de plantas do Cerrado goiano, avaliar a eficácia de extratos vegetais e de fármacos sintéticos e naturais em doenças tropicais negligenciadas.

 

Laboratório de Novos Materiais:

Coordenação: Prof. Hamilton  Napolitano

O Laboratório de Novos Materiais (LNM) dedica-se ao estudo e desenvolvimento de novas formas cristalinas com propriedades biotecnológicas. O LNM atua ainda na determinação experimental de estruturas moleculares usando a difração de raios X, com impacto direto no desenvolvimento de novos materiais bioativos. Os dados estruturais obtidos, juntamente com cálculos de estrutura eletrônica, são correlacionados com os arranjos supramoleculares e as propriedades biotecnológicas planejadas.

 

Laboratório de História Ambiental do Cerrado:

Coordenação Prof. Sandro Dutra

O LAHAC é um espaço coletivo de produção do conhecimento no campo das humanidades ambientais. Ele envolve conhecimentos históricos e ambientais com ênfase nos estudos sobre o Cerrado brasileiro. Também é um laboratório para trabalhos coletivos, reuniões, aulas, debates, estudos e outras atividades envolvendo a historia ambiental do Cerrado. Os principais temas abordados no LAHAC referem-se a questões envolvendo sociedade e natureza nos processos históricos de ocupação do Brasil Central. Assim, mineração, pecuária, expansão agrícola e sua relação com os recursos naturais, fauna e flora desse sistema biogeográfico são abordados de forma ampla e interdisciplinar. Estudos envolvendo história, política, direito, geologia, arqueologia, ecologia, dentre outros, contemplam o escopo interdisciplinar do LAHAC.

 

Laboratório de Eficiência Energética Fotovoltaica (LEEFOTO):

Coordenação: Profs Sandro Dutra 

O LEEFOTO promove estudos da viabilidade econômica e ambiental para a implantação de micro usinas fotovoltaicas  no Nordeste Goiano - FOTOVOLT.

 

Núcleo de Educação Ambiental/NEA

Coordenação: Profa Dra. Giovana Tavares

Desenvolve projetos de extensão comunitária com o objetivo de discutir Ciências Biológicas, Medicina e Direito questões ambientais e contribuir para a inserção institucional das práticas da educação ambiental. O NEA atende a comunidade interna (institucional) e externa (escolares, professores, pesquisadores, etc) por meio de eventos, atividades educativas, campanhas ambientais, entre outras. Outra preocupação do Núcleo é integrar discentes dos cursos de graduação da instituição, viabilizar encontro inter geracional e integrar a comunidade interna com a comunidade em geral. Nesse sentido, busca atuar na graduação, pós-graduação, população residente do município de Anápolis e municípios circunvizinhos.