Área de Concentração

Compreende-se por área de concentração a área específica dentro da qual o Pós-graduando deverá desenvolver suas atividades de estudo e pesquisa. Para o Curso de Mestrado profissional o Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências Farmacêuticas do Centro Universitário de Anápolis optou-se por centrar suas discussões na área de concentração em Ciências Farmacêuticas com abordagem multiprofissional.

Em Consonância com a CAPES, O programa de pós-graduação  - Mestrado Profissional em Ciências Farmacêuticas envolve, de maneira geral, três grandes eixos temáticos:
A. Pesquisa e desenvolvimento nas diversas etapas relacionadas com o ciclo do medicamento, incluindo:

1. As fases iniciais da descoberta de alvos terapêuticos;

2. O planejamento ”in silico” e a síntese de fármacos;

3. O isolamento e caracterização de produtos naturais bioativos;

4. Os estudos clínicos e clínicos do desenvolvimento de fármacos, que envolvem a avaliação da eficácia e segurança;

5. O desenvolvimento de formulações farmacêuticas;

6. A produção dos ingredientes farmacêuticos ativos e biofármacos e;

7. O controle de qualidade de fármacos e medicamentos

 B. Geração de novos conhecimentos sobre as bases fisiopatológicas de doenças, o desenvolvimento de marcadores úteis no diagnóstico e no acompanhamento da progressão e tratamento das doenças e as ciências toxicológicas (experimental, clínica e analítica), desenvolvendo estudos referentes aos efeitos adversos e a diversidade de substâncias químicas presentes no meio ambiente.

C. Pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Farmacologia, Cosmecêuticos e Nutracêuticos e de práticas sobre Assistência Farmacêutica, voltadas à promoção, à proteção, e à recuperação da saúde da população brasileira.
 

Linhas de Pesquisa

  1. Farmacologia Clínica e Terapêutica, Farmacologia Básica e Experimental, Aspectos fitoquímicos e farmacológicos de produtos naturais e sintéticos.

Essa linha de pesquisa abrange o estudo de novos fármacos sintéticos e oriundos da biodiversidade brasileira, assim como estudos clínicos de Farmacocinética de farmacodinâmica e a Farmacologia Experimental Básica. 

  1. Métodos de diagnóstico, prognóstico, terapêutica associados à doença.

Nesta linha de pesquisa os pesquisadores desenvolverão investigações voltadas à avaliação das ferramentas diagnósticas, prognósticas, caracterização de novos alvos terapêuticos em doenças tropicais e negligenciadas, propiciando a formação de recursos humanos qualificados para o exercício profissional e a pesquisa.

      3.  Inovação Farmacêutica - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Cosmecêuticos e Nutracêuticos

Esta linha de pesquisa visa estudar, identificar e desenvolver produtos nas áreas de cosmecêuticos e nutracêuticos em sintonia com o mercado cosmético e também de atividade física e nutricional para saúde.