Quero aproveitar o Enem para conseguir bolsa de estudo na UniEVANGÉLICA? Como faço?

Somente o PROUNI (programa de bolsa do governo) concede a bolsa - sem vestibular, mediante o aproveitamento da nota do Enem.

Na UniEVANGÉLICA, a opção pelo aproveitamento do Enem não está vinculada à concessão de bolsa de estudo. Ela é utilizada apenas para classificação.

Como faço para conseguir bolsa de estudo na UniEVANGÉLICA?

A Associação Educativa Evangélica (AEE) disponibiliza à comunidade acadêmica diversos programas de Bolsas de Estudos e financiamentos estudantis, tais como: PROUNI, BOLSA FILANTROPIA, OVG, BOLSA EMPRESARIAL, FIES e o PARCELAMENTO PRÓPRIO.  Cada programa tem regramento próprio e restrições quanto aos cursos contemplados, estando o interessado sujeito às normas e disponibilidades de cada programa. Em regra, o perfil sócio econômico do aluno é o critério comum avaliado para a concessão dos benefícios.
Consulte sobre o programa de bolsas da UniEVANGÉLICA  pelo link https://www.unievangelica.edu.br/unisocial/ ou informe-se no setor UniSocial pelo telefone (62) 3310-6692.

A UniEVANGÉLICA aceita financiamento pelo FIES?

Sim e a seleção é feita pelo MEC mediante o aproveitamento da nota do Enem.
As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES) http://fiesselecao.mec.gov.br onde o aluno efetiva a inscrição. Feito isto, entrega na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) no setor de FIES na UniEVANGÉLICA, o formulário impresso, juntamente com a documentação solicitada.
Importante: o MEC não concede FIES aos alunos dos cursos recém-autorizados.

O que é necessário para fazer o aproveitamento da nota do Enem na UniEVANGÉLICA?

  • O candidato que tiver participado, com aproveitamento em um dos EXAMES especificados no edital.
  • O candidato concorre somente com a nota de aproveitamento do Enem. NÃO faz a prova da UniEVANGÉLICA.
  • NÃO é obrigatório.
  • Este formato não aplica aos candidatos ao curso de Medicina.

Como é feito o cálculo para aproveitamento do Enem?

  • Faz-se a verificação do total de pontos alcançados no Enem.
  • Para efeito de classificação final, as notas dos candidatos com resultado do Enem serão lançadas para processamento junto com as notas dos candidatos que fizeram prova na UniEVANGÉLICA-Sede e Câmpus de Ceres e obedecerá os critérios de classificação estabelecidos para cada curso. 

Quem solicita o aproveitamento do Enem precisa fazer a prova da UniEVANGÉLICA?

  • Ao solicitar o aproveitamento da nota do Enem, o candidato não faz as provas da UniEVANGÉLICA. Concorre apenas com a pontuação do Enem.
  • Os candidatos com melhor desempenho terão maior chance de obter a classificação.

Como o candidato com deficiência deve proceder para se inscrever?

São assegurados recursos à pessoa com deficiência que necessitar de atendimento especial para realizar as provas. Tais condições não incluem atendimento domiciliar ou hospitalar. Os formulários com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos necessários para sua participação em processo seletivo (Anexo II) da UniEVANGÉLICA estarão disponíveis no endereço eletrônico www.unievangelica.edu.br desde o início das inscrições e poderão ser entregues via SEDEX, pessoalmente ou por terceiros.

Quais as exigências sobre o laudo médico, para o candidato com deficiência?

O laudo médico deverá, obrigatoriamente, ser emitido obedecendo as seguintes exigências:

  • constar o nome e o número do documento de identificação do candidato; a assinatura do médico responsável pela emissão do laudo, com o nome e o número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • o médico deverá descrever a espécie e o grau ou nível de deficiência, bem como a sua provável causa, com expressa referência ao código correspondente da classificação internacional de doenças (CID 10);
  • constar, quando for o caso, a necessidade de uso de próteses ou adaptações;
  • no caso de deficiente auditivo, o laudo deverá vir acompanhado do original do exame de audiometria recente, realizado até 6 (seis) meses anteriores ao último dia das inscrições, acompanhado do relatório do otorrinolaringologista informando se a perda auditiva do candidato é passível de alguma melhora com uso de prótese. Nos casos em que o relatório do otorrinolaringologista informar melhora da audição com o uso de prótese, o candidato deverá apresentar também exame de audiometria com o uso de prótese, realizado ate 6 (seis) meses anteriores ao último dia das inscrições;
  • o caso de deficiente visual, o laudo deverá vir acompanhado do original do exame de acuidade visual em ambos os olhos (AO), patologia e campo visual recente, realizado até 6 (seis) meses anteriores ao último dia das inscrições.
  • o laudo que não for apresentado com as informações solicitadas e deixar de atender as exigências contidas no Edital não terá validade, ficando o candidato impossibilitado de ter direito ao tempo adicional. 

O que NÃO será levado em consideração para atendimento especial?

Os casos de alterações psicológicas e/ou fisiológicas permanentes ou temporárias (gravidez, estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, crises reumáticas, luxações, fraturas, crises de labirintite, entre outros) e os casos de alterações climáticas (sol, chuva e outros) que impossibilitem a realização das provas, diminuam ou limitem a capacidade física dos candidatos, não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento privilegiado, respeitando-se o princípio da isonomia.

Quais as condições para a candidata que necessitar amamentar durante a realização das provas?

Esta deverá entregar a solicitação de condições especiais, juntamente com uma cópia legível do documento de identificação do acompanhante, o qual terá acesso ao local de realização das provas mediante apresentação do documento original de identidade, até o último dia de inscrição.
O acompanhante da candidata ficará em sala reservada para amamentação desde o início das provas, sendo o responsável pela guarda da criança no local de realização da prova. Ambos somente poderão sair, quando a saída da candidata for liberada pelo Fiscal. 

Quais são as obras literárias de leitura obrigatória?

Desde 2011, a UniEVANGÉLICA optou por NÃO MAIS INDICAR obras literárias de leitura obrigatória.

A prova de Literatura Brasileira visa avaliar a capacidade de compreensão, de correlação e de identificação, em contextos imediatos ou abrangentes, de aspectos relacionados aos temas e aos constituintes internos de cada gênero literário e dos estilos de época. Serão contempladas obras emblemáticas de períodos literários e/ou de gêneros e espécies da literatura (romance, conto, poema) pertencentes ao cânone literário brasileiro. Assim, a prova abordará o estudo dos gêneros literários, bem como as características estilísticas da ficção, da lírica, do drama e dos períodos literários, abrangendo seus aspectos históricos, ideológicos e temáticos. É importante ressaltar que a literatura, nesse enfoque, aborda as questões essenciais do ser humano, visto em sua dimensão social e simbólica. Possui, portanto, um caráter relevante na elucidação da experiência humana.  Sendo assim, as questões podem apresentar uma carga significativa de interpretação de textos e contextos.  

Qual é o ponto de corte? 

Depois de observados os critérios de desclassificação: 

  • o candidato  ao curso de Medicina que zerar em qualquer uma das disciplinas e/ou não obtiver nota mínima 6 (seis) na Redação, em uma pontuação de zero (0) a dez (10);
  • Para demais cursos, o candidato que não obtiver nota mínima 3 (três) na Redação, em uma pontuação de zero (0) a dez (10).

O ponto de corte acontece:

  • nos cursos em que o número de classificados na prova de conhecimentos gerais for maior que cinco vezes o número de vagas. Seleciona-se para correção das redações, o número de candidatos com maior pontuação nesta mesma proporção.
  • Na ocorrência de empate na última classificação, todos os candidatos empatados nesse lugar serão selecionados para a correção da redação, estabelecendo-se assim a nota de corte desse sistema. 

Qual tem sido o ponto de corte para seleção da correção da redação:

A UniEVANGÉLICA não estabelece um ponto de corte; a pontuação mínima para seleção terá uma variável de acordo com o número inscritos e o nível de conhecimento dos candidatos a cada processo seletivo, sendo que, dentre seus cursos ofertados, o único até o momento com candidatos selecionados para correção da redação tem sido Medicina, por apresentar maior concorrência,  como se pode ver no quadro a seguir. 

MEDICINA

VESTIBULAR 

INSCRITOS 

CANDIDATO/VAGA 

1ª SELEÇÃO

PONTUAÇÃO ¹ 

APROVADOS – PONTUAÇÃO ²

MAIOR

MENOR

2018-2

1640

20,50

342

829,25

688,75

2018-1

2268

28,35

402

861,25

750,50

2017-2

1534

19,18

398

869,50

741,50

2017-1

2490

31,16

356

853,20

731

2016-2

2133

42,66

388

822,50

749,50

2016-1

2261

45,22

400

885

744

2015-2

3613

72,30

507

865,50

780,50

2015-1

3985

79,70

562

906

835

2014-2

4125

82,5

-

818

737

2014-1

4074

81,48

-

873

812

2013-2

3080

61,60

-

882

787

2013-1

3506

70,12

-

915

825

À partir de 2015-1, passou-se a corrigir somente as redações dos candidatos com maior pontuação, até dez vezes o número de vagas.

¹ Pontuação mínima da prova de conhecimentos gerais dos selecionados para correção da redação (0 a 650 pontos).

² Soma de pontos da prova de conhecimentos gerais e da prova de redação (0 a 1.000 pontos).

 
 
 
Como é feita a publicação do resultado?

A relação com a classificação geral dos candidatos normalmente é afixada na UniEVANGÉLICA, nas proximidades do local das matrículas. O candidato poderá consultar também pelo telefone 0800 707 7722 ou acessar pelo portal do vestibular o boletim com o desempenho obtido em todas as disciplinas.

É possível mudar de opção de curso depois de aprovado?

É possível sim, participando do processo de RECLASSIFICAÇÃO, onde ocorre o aproveitamento de pontos obtidos, visando o preenchimento das vagas remanescentes. 

Como participar da RECLASSFICAÇÃO?

Depois de encerrado o prazo para a matrícula dos candidatos aprovados, o candidato que obteve a pontuação mínima exigida, mas sem possibilidade de ser convocado na chamada de excedentes do curso de sua primeira escolha, poderá participar do processo de reclassificação para os cursos que não tiverem as vagas preenchidas. A reclassificação será feita dentro do número de vagas remanescentes de cada curso, em ordem decrescente, segundo os pontos por ele obtidos, desde que observados os critérios de eliminação e de classificação. Poderá concorrer ainda a vaga remanescente, candidato que obteve pontuação no EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – Enem e o candidato que não foi selecionado para correção da redação e que não tenha zerado na prova de conhecimentos gerais; este deverá se inscrever para ter a redação corrigida. A convocação obedecerá à pontuação maior obtida em qualquer uma das situações. 

O que são vagas remanescentes?

Cada curso tem um número determinado de vagas autorizadas para oferta. Quando não há preenchimento total, as vagas restantes são denominadas remanescentes.

O que preciso levar no dia das provas?

  • Documento original oficial válido em todo o território nacional, expedido por órgão oficial, DESDE QUE contenham com visibilidade, a FOTO, a ASSINATURA e a IMPRESSÃO DIGITAL do candidato, para identificação.
    • É factível mais de um documento, desde que contenham, no conjunto, a foto, a assinatura e a impressão digital.
    • O candidato que não apresentar documento único e oficial ou que apresente rasuras ou dúvidas relativas à fisionomia, às digitais ou à assinatura do portador, será submetido a identificação especial, compreendendo: filmagem, fotografia, coleta de dados, coleta de assinatura e de impressão digital em formulário próprio. Caso não se submeta à identificação especial, não poderá fazer as provas, estando eliminado do VESTIBULAR.
  • Para candidato estrangeiro é permitida a cédula de identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores ou passaporte com visto válido.
  • A CNH NÃO É ACEITA como ÚNICO documento de identificação.
  • Caneta esferográfica com tinta azul ou preta, em embalagem transparente.

Perdi, fui furtada ou roubaram meus documentos, o que faço?

Você deverá apresentar no dia das provas uma declaração de furto, roubo ou perda, feita de próprio punho, com o reconhecimento da assinatura registrado em cartório ou o B.O. (Boletim de Ocorrência).

Onde obter informação sobre o local e a sala de realização das provas?

As informações sobre os locais de provas estarão disponíveis no site da UniEVANGÉLICA, pelo menos 3 (três) dias antes de serem realizadas.

Quais os significados de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico?

São títulos obtidos pelos alunos quando concluem um curso superior (curso de graduação).

O bacharelado é o curso de graduação que habilita para o exercício profissional em uma área definida. Confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional. Exemplos: engenheiro, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, administrador, advogado, arquiteto, etc.

A licenciatura prepara o estudante para dar aula como professor na educação básica, ou seja, habilita a lecionar.

O bacharelado e a licenciatura costumam dividir boa parte do currículo, mas quem prefere a licenciatura pode ter matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos.

Os cursos tecnológicos, além do tempo reduzido, têm um objeto de estudo bastante específico. Por exemplo: não há um curso superior tecnológico de odontologia ou de administração, mas é possível encontrar um curso superior de tecnologia em radiologia ou em logística. Como a carga de conteúdo é menor e mais centralizada, os estudos são mais focados.