08/10/2025
Campus Anápolis

No dia 8 de outubro, a Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) recebe a unidade móvel do Hemocentro de Goiás (HEMOGO) para a campanha “Fazer o bem está no sangue! Doe sangue, doe vida!”. A ação convida estudantes, colaboradores e toda a comunidade a participarem desse gesto solidário que ajuda a salvar vidas e reforça a importância da doação regular de sangue.

A doação é um ato voluntário e essencial para o funcionamento do sistema de saúde. Segundo a professora Constanza Thaise Xavier Silva, cada bolsa coletada pode beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue é fracionado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, que são utilizados em diversas situações clínicas e cirúrgicas. “O sangue é insubstituível e não pode ser produzido artificialmente, o que torna a doação a única forma de manter os estoques hospitalares abastecidos”, destaca a docente dos cursos de Medicina e Enfermagem.

De acordo com o HEMOGO, as reservas de sangue precisam ser constantemente renovadas, pois os componentes possuem prazo de validade curto. Isso significa que a necessidade de novos doadores é contínua. Todos os dias, hospitais e unidades de saúde utilizam o material para atender vítimas de acidentes, pacientes oncológicos, pessoas com anemias severas, mulheres em trabalho de parto e pessoas submetidas a cirurgias de alta complexidade. Apenas uma pequena parcela da população doa regularmente, o que torna cada gesto de solidariedade essencial para a sobrevivência de milhares de pessoas.

O processo de doação é seguro, rápido e supervisionado por profissionais capacitados. O voluntário passa por uma triagem clínica simples, que avalia suas condições de saúde e garante a segurança de quem doa e de quem recebe. Todo o material utilizado é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação.

Critérios para doar

  • Estar alimentado
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização dos responsáveis legais)
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
  • Não fumar 2 horas antes e 2 horas depois da coleta
  • Apresentar um documento oficial com foto

Além da coleta de sangue, também será feito o Cadastro de Medula Óssea, um banco de dados que reúne informações de pessoas que se candidatam voluntariamente a serem doadoras de medula óssea, para que a equipe médica possa encontrar um doador compatível e realizar o transplante quando um paciente precisar

A UniEVANGÉLICA reforça o convite a todos que desejam praticar um gesto de empatia e cidadania. Ao doar sangue, o voluntário não apenas ajuda a salvar vidas, mas também inspira outras pessoas a fazer o mesmo, fortalecendo uma cultura de solidariedade e cuidado com o próximo.

 

Serviço:

Campanha de Doação de Sangue
Data:
8 de outubro
Horário: 8h às 17h
Local: Caminhão do HEMOGO no estacionamento do Bloco E