15/09/2023

A acadêmica do 10º período de Engenharia Civil da Universidade Evangélica de Goiás – Campus Ceres, Emilly Tallyssa Evangelista de Souza, participou no último mês do Programa Top España, realizado pela instituição, através do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), em parceria com o Banco Santander.

O Programa oferece bolsa para os selecionados e curso de espanhol durante três semanas na Universidade Salamanca, na Espanha. Essa é segunda vez que acadêmicos e professores são contemplados e vivem experiências inesquecíveis.

Emilly ficou na cidade de Salamanca de 30 de junho a 22 de julho deste ano e conta que a experiência foi incrível. “Quando saiu o resultado eu fiquei incrédula porque era apenas uma bolsa para toda instituição. Então, eu fiquei muito feliz com o resultado. Eu nunca tinha saído de Goiás, e já fui direto para a Espanha”.

As surpresas positivas aconteceram antes mesmo da acadêmica chegar ao destino final. “No aeroporto de São Paulo nos encontramos com os bolsistas e neste momento, tivemos uma integração muito boa. Foram 140 bolsas então conhecemos pessoas de todo o Brasil, muitos professores renomados e muita gente interessante”, conta a acadêmica.

Emilly foi acompanhada pelo professor do Curso de Engenharia Elétrica da UniEVANGÉLICA – Campus Ceres, Prof. Anderson Dutra e Silva. Para o professor também foi a primeira experiência em imersão e a primeira viagem para fora do país. “Foi uma grata surpresa essa viagem. É uma grande experiência de imersão na língua espanhola com professores nativos, estar em contato direto com a cultura local é muito rica. E ainda, a proximidade com a Universidad de Salamanca, uma instituição com mais de 800 anos de existência, proporciona vivenciar histórias, através de relatos, da arquitetura e das artes”, explica o professor.

A experiência vivenciada vai muito além das aulas de espanhol. “Além das aulas de espanhol, pude vivenciar de perto o que somente via pelos livros quando estudei arquitetura. Pude ver face a face construções dos períodos românico, gótico e barroco. Foi proporcionada a nós uma visita à cidade de Toledo onde também há registro do período da dominação árabe, além de construções judaicas sefardistas. Enfim, foi inesquecível”, completa o Prof. Anderson.

“Foi uma oportunidade de uma vida que contribuiu tanto pra minha formação acadêmica quanto para minha formação pessoal e cultural. Foi um aprendizado e acredito que essa oportunidade de aprender um novo idioma de forma tão imersiva, conhecendo também uma cultura estrangeira, com certeza, vai fazer toda diferença nas minhas experiências futuras”, conclui Emilly.

Para a Coordenadora do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), Profa. Marisa Espíndola, a experiência vai muito além da questão linguística. “Não é só a aprendizagem dos signos da língua, é também a convivência com o povo espanhol e seus costumes. Salamanca é uma cidade linda e que tem história por todo canto. Então, além da aprendizagem da língua, a convivência com colegas internacionais e a aprendizagem de novas culturas agrega conhecimento que amplia a visão dos nossos alunos”.