10/10/2023
Campus Anápolis

A Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA se mantém na vanguarda da produção de conhecimento, com pesquisas e demais ações científicas já reconhecidas pela comunidade e por importantes organizações. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Robson Domingos Vieira, estiveram na instituição nesta segunda-feira para conhecer a estrutura de pesquisa e laboratórios institucionais.

"Foi uma visita muito produtiva enriquecedora, que poderá abrir caminho para futuros projetos científicos envolvendo a FAPEG e a Secretaria. Já temos diversas ações em andamento e nosso objetivo é ampliar o escopo das pesquisas e demais iniciativas em diversas áreas da ciência. O secretário José Frederico e o presidente da FAPEG, Robson Domingos, conheceram os laboratórios da UniEVANGÉLICA, onde os principais estudos são realizados", declarou o Professor Dr. Sandro Dutra e Silva, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA.

Carlos Hassel Mendes, Reitor da UniEVANGÉLICA, pontuou a importância do trabalho desempenhado pelo Pró-Reitor Sandro. "Eu tenho visto a seriedade dos nossos pesquisadores, dos projetos que estão sendo pensados, desenvolvidos com muita luta, determinação", pontuou. Comentou ainda a respeito das parcerias firmadas para que o trabalho de pesquisa cresça na instituição, destacou o papel do Conselho de Administração da Associação Educativa Evangélica nesse processo e afirmou que estão em andamento projetos para o crescimento do número de mestrados e doutorados.

"Precisamos ter parceiros que possam nos ajudar nessa caminhada. É impossível mantermos toda esta estrutura de pesquisa, de inovação e de tecnologia só com recursos próprios", disse ainda Hassel Mendes.

José Frederico Lyra Netto, falou sobre sua impressão a respeito da estrutura de pesquisa: "eu fiquei aqui a manhã inteira conhecendo tudo o que se faz de pesquisa na UniEVANGÉLICA. Fiquei muito impressionado. Aqui se tem pesquisas diversas, mas em especial me chamou a atenção toda pesquisa feita na área da saúde, laboratórios de última geração e também essa parte de bioeconomia, cerrado, história do meio ambiente, muito impressionante. Eu acho que o que se produz aqui gera o efeito em Anápolis e região, mas gera o efeito no Estado e ajuda o Estado a se projetar nacionalmente e internacionalmente".

"Acho que as parcerias internacionais, as pesquisas publicadas, esse intercâmbio é muito rico. Saio daqui anotando várias coisas, com várias ideias e tendo a certeza de que o que se faz aqui na UniEVANGÉLICA pode ser útil, pode ser importante para o Estado e para o País", acrescentou Lyra Netto.

Para Robson Domingos Vieira, Presidente da FAPEG, "essa parceria com a UniEVANGÉLICA tem sido bem interessante, bem produtiva... Essa nova infraestrutura, os laboratórios avançados que nós estamos vendo aqui hoje só coroaram essa parceria. Essa parceria que está tendo grande sucesso". "Então, com isso, é marcante para nós da fundação, onde a gente sempre está preocupado em utilizar o recurso da melhor maneira. E aqui, com certeza, foi um bom investimento que a gente fez nesses últimos anos", disse ainda.

Iransé Oliveira Silva, Coordenador de Pós-graduação Stricto Sensu e diretor do curso de Educação Física da UniEVANGÉLICA, evidenciou o importante papel da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás: "a FAPEG tem sido um órgão fundamental na pesquisa na UniEVANGÉLICA. Nós temos diversas frentes de estudos e, graças aos investimentos desse órgão do Estado, dessa fundação, é que nós conseguimos adquirir equipamentos, pagar os insumos de pesquisa e desenvolver o nosso Estado através de pesquisa de qualidade".