27/06/2023

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, Professor Doutor Sandro Dutra e Silva, participou na última semana do XI Simpósio da Sociedade Latino-americana e Caribenha de História Ambiental. A iniciativa é do Centro de Investigações em Geografia Ambiental (CIGA) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), em colaboração com a Universidade Autônoma da Baixa Califórnia (UABCS).

O evento foi realizado na cidade de Morélia, no México. O encontro marcou a 20ª edição da iniciativa, realizada pela primeira vez em 2003, no Chile. Sandro Dutra ministrou uma aula magna no dia 22 de junho, quarta-feira, sobre Geografia e História Ambiental na América Latina: Estudos Sobre o Brasil Central na Primeira Metade do Século XX. Natascha de Vasconcellos Otoya, professora da Universidade de Georgetown, mediou a palestra.

O professor doutor Sandro Dutra e Silva é autor do livro No Oeste, a Terra o Céu: a Expansão da Fronteira Agrícola no Brasil Central e já trabalha em sua segunda obra sobre História Ambiental. "O Governo de Getúlio Vargas criou um novo conceito de Oeste. A partir da década de 30, passamos para a história ambiental da invenção do Brasil Central como uma terra prometida, uma terra de prosperidade - houve, inclusive, doações de terras por parte do Governo. Goiás foi, assim, um epicentro dessa política", detalha o Pró-Reitor.

Conforme detalhou, no começo da década de 40, com a criação das colônias agrícolas nacionais, em especial na região de floresta tropical goiana, havia uma faixa de mata atlântica no meio do cerrado. "Não era uma área de interesse, porque era difícil a exploração e a logística para escoamento de grãos. Com a chegada de ferrovias e abertura de estradas e criação das colônias agrícolas na década de 1940, começou oficialmente o povoamento e toda essa floresta foi destruída", detalhou. Esses e outros temas foram destaque durante o XI Simpósio da Sociedade Latino-americana e Caribenha de História Ambiental.

O Doutor Sandro Dutra e Silva, que possui Pós-Doutorado em História Ambiental pela Universidade da Califórnia (UCLA), explicou ainda que municípios da região do Vale do São Patrício de Goiás, como Ceres e Rialma, fazem parte dessa área que foi objeto de colonização e expansão agrícola, área considerada "um grande capão de floresta tropical de Goiás".

Seu segundo livro será lançado primeiramente em língua inglesa, com abordagem sobre o papel dos geógrafos americanos que na década de 1940 e 1950 fizeram pesquisas de campo em Goiás. "Busco no livro descrever as razões que motivaram a vinda de tantos geógrafos ligados a universidades americanas. Eles fizeram relatórios, que não estão no Brasil, mas sim nos arquivos de universidades dos Estados Unidos. Quero ainda demonstrar o processo de conquista do Brasil Central como grande fronteira", evidencia Dutra.

A chegada de imigrantes a Goiás e o papel desse processo na colonização rumo ao oeste também é tema do livro que será lançado em breve. Sandro Dutra pontua que, em especial nas décadas de 1930 e 1940, houve diversas parcerias entre associações geográficas, fundações e universidades, no chamado "período de boa vizinhança", em que o Governo dos Estados Unidos financiava estudos sobre a história ambiental no Cerrado, ampliando a proximidade com países da América Latina.