27/03/2024
Todos os Campi

O Dia da Saúde e Nutrição é comemorado no dia 31 de março como uma forma de debater e avaliar práticas nutricionais. Pensando nisso, conversamos com a Professora Giovanna Mello, do Curso de Nutrição, para saber como manter na nossa rotina uma alimentação que promova saúde.

A alimentação é fundamental para o funcionamento do nosso organismo, por isso, a ingestão de alimentos de qualidade na quantidade ideal para cada indivíduo é capaz de promover saúde e bem-estar prevenindo o desenvolvimento de doenças e garantindo qualidade de vida e longevidade”, ressalta a nutricionista.

Uma das principais dicas para o dia-a-dia é planejar tempo para o preparo das refeições. “Esse planejamento deve ser iniciado nas compras: procurando adquirir semanalmente opções de frutas, verduras e legumes e moderando nas compras de alimentos industrializados, especialmente aqueles que contêm alto teor de sal, açúcar adicionado e gorduras saturadas. Desse modo conseguimos restringir os excessos desses ingredientes que levam ao desenvolvimento de diversas patologias”.

Giovanna Mello explica que é preciso descascar mais e desembalar menos. Isso significa que a alimentação baseada em alimentos ‘in natura’ é apontada pela ciência como uma estratégia eficaz para promover saúde e prevenir doenças. E comer bem pode ser mais fácil do que a maioria das pessoas imagina.

“Uma alimentação saudável é muito mais descomplicada do que alguns pregam. Não é preciso abster-se de nenhum alimento ou ingrediente para garantir saúde. É necessário somente ter uma alimentação equilibrada, baseada em “comida de verdade” reduzindo o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, de modo que não façam parte do dia a dia”, enfatiza.

E no Dia da Saúde e Nutrição precisamos sempre lembrar de respeitar todas as dimensões da alimentação no conceito de saúde. “Alimentar-se de modo saudável é consumir alimentos que respeitem as nossas necessidades biológicas, sociais e culturais. Isso quer dizer que a macarronada de domingo em volta da mesa, o sorvete com os amigos ou a pamonhada com a família podem fazer parte de um contexto alimentar saudável, desde que não sejam a base da alimentação, mas uma forma de construir memórias e compartilhar experiências com quem amamos”, conclui.