A UniEVANGÉLICA encerra nesta sexta-feira, 26 de setembro, a programação especial Setembro Vida com uma palestra no Campus Ceres sobre saúde mental e prevenção ao autoextermínio, em alusão ao Setembro Amarelo. O encontro reúne o professor e psicólogo Roberto Alves, coordenador da Política de Valorização à Vida e Prevenção à Violência Autoprovocada (PreVIDA), e o médico psiquiatra Yehudi Martins, que conduzem uma reflexão sobre estratégias de enfrentamento da violência autoprovocada e apresentam serviços de apoio oferecidos pela instituição e pela Rede Pública de Atenção Psicossocial.
Em sintonia com sua Política de Valorização à Vida e Prevenção à Violência Autoprovocada, a Associação Educativa Evangélica (AEE) realizou durante todo o mês a campanha, que leva informações, debates e ações de acolhimento para estudantes, docentes e colaboradores.
Segundo Roberto Alves, a proposta é derrubar tabus e estimular a busca por ajuda em momentos de sofrimento. “Falar sobre saúde mental é um ato de coragem e cuidado. Nosso objetivo é motivar as pessoas a reconhecerem sinais de sofrimento - em si mesmas e nos outros - , mostrando que sempre existe suporte disponível”, ressalta.
O 3º Seminário Setembro Vida, realizado em 1º de setembro no Campus Anápolis, marcou a abertura da programação, que também se estendeu aos campi de Senador Canedo, Rubiataba, Jaraguá e agora Ceres, envolvendo diferentes públicos da comunidade acadêmica em diálogos sobre saúde mental. A programação também foi realizada no Centro Universitário Evangélico de Goianésia (UNIEGO).
Entre as ações simbólicas, o Ipê Amarelo instalado no em espaços das instituições reuniu mensagens de apoio e esperança escritas por estudantes, docentes e colaboradores, fortalecendo a cultura de valorização da vida.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, e no Brasil são cerca de 38 casos por dia. Os números reforçam a urgência de iniciativas preventivas e educativas que promovam informação, acolhimento e acesso a tratamento adequado.
Com o Setembro Vida, a AEE e a UniEVANGÉLICA reafirmaM seu compromisso em unir ciência, fé e acolhimento na promoção da saúde mental. “O trabalho desenvolvido pela PreVIDA é contínuo e institucionaliza setembro como um mês permanente de ações voltadas à valorização da vida”, conclui Roberto Alves.
Serviço
Data: 26 de setembro (sexta-feira) Horário: 19h Local: Auditório da UniEVANGÉLICA – Campus Ceres
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2025