31/10/2023

Fruto de uma visão voltada para a Colaboração Online (COIL) da educação superior, a Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA comemora a publicação de um artigo científico em conjunto pelos professores Franciele Romanowski, do Curso de Odontologia, e Francesco Morari, da Università de Pádova, na Itália.

A publicação é resultado de uma iniciativa que envolveu um trabalho em conjunto pelos professores, que se juntaram para planejar e ministrar o módulo de Odontopediatria, juntando as turmas de ambos para assistirem. Essa iniciativa foi viabilizada pelo programa BRaVE - Brazilian Virtual Exchange (em tradução literal, "Intercâmbio Virtual Brasileiro"), da Associação Brasileira para Internacionalização (FAUBAI), da qual a UniEVANGÉLICA é parceira.

Neste programa, professores de diferentes países são pareados para realizarem trabalhos juntos, que pode ser uma aula, um módulo ou até mesmo um semestre.

Para a professora Marisa Espíndola, Coordenadora do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) da UniEVANGÉLICA, esta é uma rica oportunidade para que as pessoas envolvidas desenvolvam de forma conjunta o conhecimento de técnicas próprias da odontologia, propiciando a troca de conhecimento, além da troca entre alunos e professores, experimentando também uma melhoria na aquisição da segunda língua e o desenvolvimento da interculturalidade.

"O nosso aluno tem a oportunidade de conhecer colegas, ouvir um profissional internacional falando de técnicas e para o professor também é uma grande oportunidade. Primeiro, o conhecimento - alguém da mesma área, com técnicas diferentes. Se nós temos alguma técnica ainda não conhecida por eles, estão aprendendo com a gente e nós aprendemos também por meio dessa troca de conhecimento científico", ressaltou.

A professora Franciele já vem desenvolvendo esse projeto há algum tempo na UniEVANGÉLICA e agora um dos frutos desse trabalho é a publicação de um artigo em conjunto com o professor Francesco, que aborda técnicas de extração dentária.

"O maior diferencial dessa iniciativa é o conhecimento, essa troca. É algo que eu, como professora, sempre aprendo com meus alunos. Eles acabam me incentivando a estudar mais, a ter mais conhecimento e ter as trocas. Eles trazem coisas novas que não sabíamos e nos estimulam a conhecer. Isso foi o mais importante, além de aprimorar uma segunda língua, que é uma dificuldade que eu tenho, principalmente na fala", comentou a professora sobre sua experiência, que já tem novos planos: "A expectativa maior está sendo para o intercâmbio presencial, que faremos em breve".

Essa iniciativa está presente em diversos cursos da graduação e da pós-graduação também, o que possibilita o surgimento de diversas ações acadêmicas, como o conhecimento, pesquisa, publicações de artigos e muito mais. "A gente sabe como começar, agora o que vai suceder é muito rico!", finalizou a professora Marisa.

O artigo na íntegra pode ser conferido clicando aqui.