28/07/2022

O cientista PHD Rodrigo Martins, pesquisador, professor da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA nos programas de Stricto sensu e coordenador do mestrado de ciências farmacêuticas, acaba de entrar para um seleto grupo de pesquisadores com publicação na revista inglesa The Lancet, considerada uma das maiores revistas científicas do mundo, que atingiu um fator de impacto 200.

Com o artigo “Eficácia da terapia a laser de baixa intensidade no manejo da dor no pescoço: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados controlados com placebo ou tratamento ativo”, publicado em 2009, o pesquisador não só figura como um dos poucos brasileiros autores de texto na revista como carimba seu conhecimento com o fator de impacto 200.

“A Ciência Mundial faz um ranqueamento do chamado "Fator de Impacto" das Revistas Científicas. Esse é o maior indicador de qualidade daquilo que está sendo publicado no mundo científico. Trata-se de um feito que recebo com muita alegria, pois quanto maior o fator de impacto, maior o Rigor Científico ao qual o artigo foi submetido para ser publicado e maior o seu interesse, importância e confiabilidade na comunidade científica”, explica Martins.

Segundo o pesquisador, neste caso na comunidade científica médica e de saúde, o fator de impacto é extremamente qualificado, pois é um método usado para qualificar as revistas científicas com base nas citações que ela recebe. O cálculo é feito somando-se as citações dos artigos recebidos no ano do cálculo do fator de impacto e dividindo esse número pela quantidade de artigos publicados nos dois anos antecedentes a esse cálculo.

“A Revista The Lancet é o periódico Inglês classificado como a segunda de maior impacto no mundo. Isso reflete o número médio que cada artigo científico da revista é citado por ano, demonstrando a relevância e importância do assunto e dos pesquisadores”, complementa o pesquisador.

O artigo, o primeiro de pesquisa completo publicado na revista pela Universidade de São Paulo (USP), ainda é o único que trata de laser terapia na The Lancet. Trata-se de um feito raro, que coloca o profissional como um dos únicos pesquisadores do Brasil a ter um artigo publicado em uma revista científica com este vultoso fator de impacto.

“A Associação Educativa Evangélica incentiva o desenvolvimento de pesquisas em todas as suas mantidas. Temos importantes projetos e publicações com destaque nacional e mundial. Nossos professores, pesquisadores e acadêmicos se envolvem constantemente em iniciativas que visam produzir conhecimento. Isso nos orgulha", diz Augusto Ventura - presidente da Associação Educativa Evangélica e Chanceler da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA.

Carlos Hassel Mendes - reitor da instituição faz eco. "Conquistas como essa elevam o nome da UniEVANGÉLICA e fortalecem nossa produção de conhecimento. Continuaremos investindo permanentemente em pesquisa e criando oportunidades para nossos pesquisadores, investindo na estrutura dos nossos mestrados e doutorados e reforçando institucionalmente a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade", conclui.

Sandro Dutra e Silva, pró-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e ação comunitária da UniEVANGÉLICA, exaltou o feito: "a cada ano, acompanhamos a evolução do mestrado em ciências farmacêuticas da UniEVANGÉLICA. Sentimos muito orgulho do professor Rodrigo Martins, que desempenha um importante papel acadêmico e se destaca em organizações de pesquisa e publicações internacionais. Acreditamos na ciência e continuaremos incentivando outras iniciativas como essa".