25/08/2022

O professor Dr. Eduardo Coelho Faria, que leciona para os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, participou do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, realizado em São Paulo. O docente, que é egresso do curso de Engenharia Mecânica da instituição, apresentou uma pesquisa sobre um aditivo sintético que, misturado ao biodiesel, proporciona melhoras significativas no desempenho do composto.

Com isso, a mistura reduz a dependência das fontes de energia não renováveis, como os combustíveis derivados de petróleo e redução dos índices de emissões de poluentes atmosféricos por veículos automotores. "Nosso trabalho foi apresentado dentro da linha 4, sendo realizada a análise estrutural e reacional de uma trimetoxi-chalcona, um composto orgânico sintético que apresentou um excelente potencial quando aplicado como aditivo em misturas de diesel e biodiesel, especificamente um composto com potencial antioxidante e antibactericida que eleva a estabilidade dos combustíveis com consequente aumento do tempo de validade das misturas de diesel e biodiesel durante operações de armazenamento e transporte dos combustíveis", detalha o professor Eduardo.

Ele ressalta ainda que a proposta vai ao encontro das novas políticas ambientais e energéticas do Governo Federal Brasileiro, que têm como objetivo reduzir a dependência das fontes de energia não renováveis, como os combustíveis derivados de petróleo e redução dos índices de emissões de poluentes atmosféricos por veículos automotores.

"O biodiesel, apesar de gerar menores índices de poluentes quando queimado em motores, bem como ser um combustível de origem renovável, possui menor estabilidade ao armazenamento do que o diesel de petróleo. O nosso aditivo contribui no sentido de oferecer ao biodiesel e suas misturas com diesel, maior tempo de vida útil mantendo-se a qualidade em suas propriedades", ressalta ainda professor Eduardo.

Apesar de não terem participado do evento, os acadêmicos das engenharias da UniEVANGÉLICA contribuíram para a execução do trabalho apresentado no simpósio.

"O trabalho se enquadra dentro das linhas de pesquisa da UniEVANGÉLICA, gerando contribuição em relação à divulgação científica e representação da Engenharia do Estado de Goiás perante as demais regiões do Brasil e até mesmo do mundo, considerando ainda que se trata de um evento internacional. Complementarmente foi uma oportunidade extraordinária de atualização de conhecimentos acerca do estado da arte das tecnologias da indústria automobilística, seja através das apresentações de renomados Engenheiros do setor ou pelos bate papos nos intervalos das apresentações", pontua o professor Joaquim Orlando Parada, coordenador dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica da Universidade Evangélica de Goiás.