A Associação Educativa Evangélica (AEE), mantenedora da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), realiza nesta terça-feira, 19 de agosto, às 19h, no Salão Nobre Richard Edward Senn, a solenidade anual de entrega do Prêmio do Mérito Científico. A honraria reconhece personalidades, instituições, professores e estudantes que se destacam no fomento e difusão da ciência e da pesquisa. A premiação é dividida em duas categorias “Menção Honrosa” e “Medalha do Mérito Científico”.
A Menção Honrosa contempla diferentes categorias, como Iniciação Científica e Tecnológica, Grupos de Pesquisa, Produção com Maior Fator de Impacto, Pesquisador com Maior Número de Citações, Produtividade em Pesquisa e Maior Produção Científica Qualificada, Laboratórios, Grupos de Pesquisa, além do título “Amigos da Ciência”, dedicado a parceiros que incentivam e valorizam a pesquisa institucional.
Cada categoria premia desde jovens pesquisadores em formação até cientistas de destaque nacional e internacional, além de instituições que apoiaram o desenvolvimento da pesquisa institucional. Neste ano, 80 pesquisadores receberão Menção Honrosa, além de empresas, instituições, políticos e personalidades.
A categoria de maior prestígio é a Medalha do Mérito Científico, que premia pesquisadores reconhecidamente premiados nacionalmente, além do Prêmio Especial, concedido pelo Conselho de Administração da AEE, na pessoa do seu presidente Augusto Ventura, a personalidades com relevante serviço prestado à pesquisa em Goiás e em particular à Instituição.
Este ano a Medalha do Mérito Científico será concedida ao ex-governador Iris Rezende (in memoriam), cuja filha, Ana Paula Rezende, receberá a distinção. E também ao atual prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, pela sua atuação política em favor da educação, ciência e tecnologia. Além disso, 12 professores da casa serão agraciados com a Medalha, pelo reconhecimento nacional com o selo de Produtividade em Pesquisa, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em reconhecimento a sua contribuição acadêmica e impacto científico no Brasil.
Ao longo de suas edições, o Prêmio do Mérito Científico já distinguiu importantes nomes, entre eles Lincoln Tejota (vice-governador de Goiás), Ronaldo Caiado (governador de Goiás), a médica e cientista Ludhmila Hajjar, Francisco Schertel Mendes (diretor geral do – Instituo de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP), Carlos Vinícius Alves Ribeiro (secretário-geral do CNMP), Thiago Rafael Vieira (presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião), e ao vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.
Para o presidente da AEE, Augusto Ventura, a criação do prêmio nasceu da necessidade de reconhecer talentos dentro da própria instituição, em alusão ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, comemorado no Brasil no dia 08 de julho. “Nós temos aqui grandes valores, pessoas que trabalham diariamente fazendo ciência, fazendo pesquisa, e muitas vezes nós mesmos da casa não sabíamos a riqueza que se produzia aqui. O prêmio surgiu justamente para valorizar e dar visibilidade ao trabalho de cada um desses profissionais”, destacou.
O reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes da Silva, reforça que a premiação é também um estímulo à produção científica de excelência, com impacto direto para a sociedade.
Serviço Prêmio do Mérito Científico Data: 19 de agosto – terça-feira Horário: 19h Local: Salão Nobre Richard Edward Senn – UniEVANGÉLICA Endereço: Av. Universitária Km 3,5, Cidade Universitária, Anápolis – GO
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2025