10/10/2025
Campus Anápolis

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária (PROPPE) da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) realiza, no dia 15 de outubro, mais uma edição do Café Scientia, evento que integra o programa de extensão institucional da universidade. Nesta edição, o tema será “Orientação Empreendedora”, com a participação das professoras María José Ruiz Ortega e Maria Teresa Martínez Fernández, pesquisadoras reconhecidas internacionalmente nas áreas de inovação, clusters empresariais e desenvolvimento regional.

O encontro será realizado das 14h às 16h, no segundo andar do Edifício Deyse Fanstone, e contará com um momento de bate-papo entre os participantes com um coffee break, em um ambiente informal e de troca de experiências. O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e ao público externo.

Para quem não está familiarizado com o termo, orientação empreendedora nada mais é a mentalidade e as práticas de uma organização que visam a inovação, a proatividade, a assunção de riscos e a identificação e exploração de oportunidades de mercado para obter vantagem competitiva e otimizar seu desempenho. Ela envolve a capacidade de buscar e implementar novas soluções, mesmo diante de riscos, ameaças e mudanças, buscando crescimento e novas oportunidades. 

María José Ruiz Ortega é professora da Universidad de Castilla-La Mancha, onde atua no Departamento de Administração de Empresas. Sua trajetória acadêmica é marcada por importantes contribuições nos campos de inovação, orientação empreendedora, sustentabilidade e competitividade empresarial. Autora de 54 artigos científicos, sendo 40 publicados em periódicos indexados pelo Journal Citation Reports (JCR), a pesquisadora também é coautora de cinco livros lançados por editoras internacionais de prestígio.

Já Maria Teresa Martínez Fernández é docente no Departamento de Administração de Empresas da Universitat Jaume I (UJI), na Espanha, e mestre em Ciências Contábeis pela mesma instituição. Membro dos grupos de pesquisa AERT (Alianças Estratégicas, Redes e Território) e GERIR (Grupo de Pesquisa em Relações Interorganizacionais e de Rede), a professora acumula mais de uma década de experiência em estudos sobre arranjos produtivos locais, redes de cooperação e inovação.

Coordenado pelo professor e pró-reitor Sandro Dutra e Silva, o Café Scientia tem como objetivo principal estimular o diálogo entre a comunidade acadêmica e pesquisadores nacionais e internacionais, promovendo uma reflexão sobre o papel da universidade na produção e disseminação do conhecimento científico.

Segundo o pró-reitor, o evento busca reconhecer o trabalho acadêmico e social das convidadas e fortalecer o intercâmbio de ideias sobre empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável.

 

 

Serviço

Data: 15 de outubro (quarta-feira)
Horário: 14h às 16h
Local: Segundo andar do Edifício Dayse Fanstone (prédio espelhado ao lado do Colégio Couto Magalhães)