26/11/2025
Campus Anápolis

O curso de Pedagogia da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) marcou presença na 4ª Feira de Ciências e Meio Ambiente, realizada em Cocalzinho de Goiás, nos dias 10 e 11 de novembro, com ações que integraram ciência, educação e sustentabilidade. A Trilha Sensorial do Cerrado, proposta desenvolvida pelos acadêmicos do curso de Pedagogia como atividade de extensão curricular, destacou-se entre as diversas atividades oferecidas.

Crianças e visitantes eram convidados a explorar o Cerrado por meio dos sentidos, tocando, cheirando, ouvindo e observando elementos característicos do bioma. Mais do que uma vivência lúdica, a trilha transformou o espaço da feira em um laboratório vivo, aproximando a educação ambiental da prática pedagógica e permitindo que todos experimentassem metodologias de ensino ativas e contextualizadas.

A atuação dos estudantes dialogou diretamente com o tema da feira, “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, e destacou o papel da Pedagogia na popularização do conhecimento científico entre crianças do ensino fundamental. Ao elaborar e conduzir a experiência, os futuros pedagogos vivenciaram na prática a responsabilidade de mediar saberes, fomentar a curiosidade infantil e estimular o pensamento crítico, pilares essenciais da formação docente.

A feira, promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental Agnes Wadell Chagas (NEA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente da UniEVANGÉLICA, mobilizou mais de 800 estudantes da rede municipal. Realizada na Escola Municipal Modelo, a programação incluiu oficinas, trilhas, exposições, atividades recreativas e estações tecnológicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A coordenadora geral do evento, professora Vivian da Silva Braz, destacou que a feira reafirma o compromisso da UniEVANGÉLICA com a extensão universitária e a educação ambiental. “A proposta é aproximar a ciência das comunidades, despertando nas crianças o gosto pela descoberta e mostrando que o conhecimento pode transformar realidades”, afirmou.

A vivência proporcionada pela Trilha Sensorial do Cerrado refletiu o cuidado e a criatividade dos futuros pedagogos, que transformaram o aprendizado em encontro, diálogo e descoberta, elementos essenciais para quem escolhe educar com propósito.