29/06/2023
Campus Anápolis

O Curso de Nutrição da Universidade Evangélica de Goiás realizou na última segunda-feira (26) o Simpósio de Nutrição Clínica – Meeting de Apresentação dos Estudos de Caso.

O evento trouxe a nutricionista Marcela de Paula e Souza Lobo e Mendonça para falar sobre Nutrição Oncológica e o Mercado de Trabalho. Marcela é especialista em nutrição clínica aplicada à oncologia.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Evangélica de Goiás, Profa. Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges, o evento teve o objetivo de contribuir para a discussão de temas relevantes ligados a Nutrição Oncológica e desnutrição hospitalar. “Estudos nacionais e internacionais consideram a desnutrição como uma doença altamente prevalente, já que acomete de 29% a 54% das pessoas que dão entrada em hospitais ao redor do mundo para internações”, explica.

Durante o evento aconteceu também uma mesa redonda com o tema: Novos rumos para a Nutrição Clínica Hospitalar. Participaram da mesa redonda algumas nutricionistas responsáveis pela nutrição clínica do Hospital Estadual de Anápolis.

Ainda de acordo com a coordenadora, um estudo realizado pelo Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (Ibranutri) em diversas regiões brasileiras com 4.000 pacientes internados, identificou que metade dessas pessoas estava desnutrida. “A desnutrição hospitalar pode não estar apenas relacionada à carência de nutrientes, ela pode ter associação com a idade do paciente, gravidade da doença de base, presença de infecções e comorbidades”, acrescenta.

O simpósio de Nutrição Clínica abordou a importância da atuação do nutricionista no cuidado do paciente hospitalizado, mas também foi importante para a integração entre as turmas, motivação e engajamento, pois compartilhando as experiências do estágio em nutrição clínica com os alunos dos primeiros períodos, temos a oportunidade de fazer que esses acadêmicos que ainda não chegaram ao estágio curricular, obtenham o conhecimento sobre os temas abordado e aproxima os acadêmicos de profissionais atuantes na área de nutrição clínica”, conclui a Profa Cyntia.