11/10/2023

O Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), em parceria com o Curso de Enfermagem da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) oferece uma oportunidade especial para os acadêmicos: atuar profissionalmente nos Estados Unidos.

O projeto de internacionalização do curso começou há oito anos. E é fundamental que o aluno seja treinado desde o primeiro período. “Nós treinamos este aluno desde o primeiro período. A cada semestre ele cumpre uma fase deste processo para quando ele chegar ao último período, ele já está apto a fazer a prova de ordem (NCLEX)”, explica a Coordenadora do NAI, Profa. Marisa Espíndola.

A Profa. Marisa Espíndola também explica que é fundamental o estudo do inglês e de determinadas disciplinas, que são mais cobradas no exterior. Essa dedicação pode render uma vaga de trabalho bem remunerada e uma experiência internacional. “São salários bem significativos porque eles têm uma disposição financeira de valorização do trabalho do enfermeiro. Mas tem um processo a ser realizado. É fácil? O aluno precisa estudar durante todo o curso, principalmente as disciplinas que serão mais cobradas e também precisa estudar o inglês. Então, se o aluno faz isso desde o início do curso, não fica difícil”.

O currículo do Curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA é aprovado pelas agências americanas de educação, o que significa que o aluno não precisa fazer uma adaptação curricular. É exigido apenas que o aluno faça uma prova no final do curso, que chama NCLEX.

A egressa Kenia Patrícia Soares Cintra Brandão está há dois anos nos Estados Unidos. Hoje atua como cuidadora de idosos enquanto aguarda a vaga para enfermeira home care. Ela já passou na prova NCLEX e acredita que até o início do ano que vem, já esteja atuando como enfermeira. “Estou realizando um sonho que iniciou há mais de oito anos. O importante é ser persistente e acreditar em você. A sensação de conseguir passar por cada etapa desse processo é indescritível”, conta.

De acordo com a professora do Curso de Enfermagem, Lígia Braz Melo, a procura pelo curso aumentou depois que foi divulgado este processo de internacionalização. “Já temos alguns alunos que vieram para cá por causa deste processo. E inclusive o nosso curso é o único onde os alunos apresentam o TCC em inglês. O nosso programa hoje tem 40 alunos, que estão focados na carreira internacional. Estudando enfermagem e inglês para conseguir ao final do curso fazer as provas”, conclui.