31/10/2022

Retardar a progressão da asma e, assim, permitir que pessoas acometidas pela doença tenham mais qualidade de vida é possível por meio da reabilitação e atividade física. Esta foi a conclusão de um estudo realizado na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA liderado pelo professor e pesquisador doutor Rodolfo de Paula Vieira, que integra o quadro do Mestrado e Doutorado da instituição nas áreas de Movimento Humano e Reabilitação e Ciências Farmacêuticas.

A descoberta feita pelo professor Rodolfo e demais pesquisadores da UniEVANGÉLICA que participaram da pesquisa é inédita no mundo científico e pode contribuir para o avanço em abordagens junto a pessoas que sofrem com asma em todo o mundo. Um artigo sobre o tema foi publicado na revista Oxidative Medicine and Celular Longevity (Medicina Oxidativa e Longevidade Celular), intitulado 'Physical Training Reduces Chronic Airway Inflammation and Mediators of Remodeling in Asthma' (Treinamento Físico Reduz Inflamação Crônica das Vias Aéreas e Mediadores de Remodelação na Asma). Leia a publicação aqui.

"Nós demonstramos neste estudo - cabe ressaltar que isso foi demonstrado pela primeira vez no mundo - que o treinamento físico, que é o principal componente de um programa de reabilitação pulmonar, após 12 semanas de execução, é efetivo para diminuir todos os parâmetros pró inflamatórios, que causam inflamação e que fazem progredir rapidamente a doença chamada asma", explica o doutor Rodolfo.

Os cientistas envolvidos na pesquisa também concluíram que os exercícios físicos diminuem a ação de mediadores e demais substâncias responsáveis pela fibrose dos brônquios em pacientes com asma. "A fibrose dos brônquios é considerada irreversível hoje pelos médicos, pela literatura científica internacional. E o exercício físico conseguiu inibir a liberação das substâncias que potencializam esse quadro em pessoas asmáticas. Naturalmente, existe uma liberação aumentada, tantos dos mediadores inflamatórios quanto fibróticos, o que foi inibido pelos exercícios", ressalta ainda Rodolfo de Paula Vieira.

Ineditismo

O trabalho publicado na revista Oxidative Medicine and Celular Longevity é inédito quanto à metodologia e os resultados apresentados. Além de mostrar o mecanismo celular, molecular e imunológico na resposta aos exercícios físicos em asmáticos, o trabalho foi realizado junto a pacientes com asma intermitentes (esporádicas) e asma persistente leve.

Essas são as duas classificações mais leves da doença, ou seja, antes de o paciente sofrer agravamento do quadro. "Até então, todos os trabalhos que haviam sido feitos e publicados na literatura científica internacional tinham sido feitos na reabilitação de pacientes com asma persistente, moderada ou grave e ninguém dava muita atenção quanto à reabilitação para o paciente com asma leve ou mesmo com a asma intermitente, que é a forma mais leve de asma que existe", referenda o pesquisador Rodolfo.

Com isso, ele os demais pesquisadores envolvidos demonstraram que é importante realizar o exercício físico e a reabilitação nos casos mais leves, já que essas abordagens diminuem a inflamação pulmonar e sistêmica e diminui a liberação dos mediadores que regulam e controlam o processo inflamatório de fibrose dos brônquios nos pacientes asmáticos. "Isso pode retardar a progressão da doença, diminuir a velocidade da sua progressão, porque a asma é uma doença incurável", ressalta o professor e pesquisador doutor Rodolfo de Paula Vieira, que integra o quadro do Mestrado e Doutorado da instituição na áreas de Movimento Humano e Reabilitação e Ciências Farmacêuticas.

Ele evidencia ainda que, caso a asma não seja tratada adequadamente desde o início, pode evoluir para casos moderados e graves e comprometer a qualidade de vida da pessoa acometida pela doença - por isso, o estudo é tão relevante para a comunidade científica internacional.

"Então, é bastante importante esse trabalho porque ele mostra a necessidade de uma intervenção precoce, nos estágios iniciais da doença, para evitar ou diminuir a velocidade de progressão da doença. Esse trabalho já recebeu prêmios internacionais, foi apresentado como trabalho oral e premiado pela Sociedade Americana de Tórax, onde uma das nossas alunas foi para São Francisco (EUA), em maio deste ano", conclui professor e pesquisador doutor Rodolfo de Paula Vieira, que integra o quadro do Mestrado e Doutorado da instituição na áreas de Movimento Humano e Reabilitação e Ciências Farmacêuticas.

Pesquisador

Rodolfo de Paula Vieira é educador físico, mestre em Ciências Biológicas doutor em Patologia e Pós-doutor nas seguintes áreas: Atividade Física e Imunopatologia Pulmonar; Imunologia da Asma; e Atividade Física e Imunopatologia Pulmonar. Atualmente atua como pesquisados no Programa de Pós-Graduação em Movimento Humano e Reabilitação e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. É um dos coordenadores do Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição.

Equipe

O trabalho 'Physical Training Reduces Chronic Airway Inflammation and Mediators of Remodeling in Asthma' teve ainda as participações dos seguintes pesquisadores: Renilson Moraes-Ferreira , Maysa Alves Rodrigues Brandao-Rangel , Thiago Gonçalves Gibson-Alves, Anamei Silva-Reis, Victor Hugo Souza-Palmeira, Helida Cristina Aquino-Santos, Luis Vicente Franco Oliveira, Claudio Ricardo Frison e Regiane Albertini.