20/06/2024

Na última quarta-feira, 19 de junho, a Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA teve a honra de receber o historiador Sébastien Rozeaux, professor da Université de Toulouse, no Laboratório de História Ambiental do Cerrado (LAHAC). A visita teve como principal objetivo estreitar os laços entre as instituições e discutir parcerias para pesquisas que envolvem o tema. O compromisso fez parte do Café Scientia, Assimetrias Biogeográficas Brasileiras, uma série de debates promovidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da instituição, que contam com a participação de estudiosos renomados no Brasil e no exterior.

"O Professor Sébastien Rozeaux é um renomado historiador, com estudos importantes sobre o Brasil, abordando diversos aspectos, como a história intelectual no Brasil Império e pesquisas sobre Canudos (BA), município que foi palco de um conflito entre o exército brasileiro e a comunidade liderada por Antônio Conselheiro no Século XIX", explicou o Professor Dr. Sandro Dutra e Silva, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária.

Atualmente, Professor Rozeaux realiza pesquisas no Brasil, com o objetivo de reunir informações para seu novo livro. "Recebê-lo na UniEVANGÉLICA é uma honra, uma vez que seu conhecimento pode enriquecer as pesquisas realizadas na instituição", acrescentou Dutra.

Nos últimos dias, o Professor Sébastien permaneceu como professor visitante na Universidade Federal de Goiás, colaborando com os departamentos de História e Literatura. Nesse período, ele aprofundou suas pesquisas sobre Canudos, com especial ênfase na História Ambiental e na análise da Caatinga.

"Queremos contribuir com subsídios para os trabalhos do Professor Sébastien Rozeaux. Acreditamos que nossos pesquisadores do Laboratório de História Ambiental do Cerrado podem fornecer informações preciosas. Queremos ainda abrir caminho para uma parceria frutífera no futuro entre a UniEVANGÉLICA e a Université de Toulouse. Temos uma grande oportunidade de fortalecer a internacionalização da nossa instituição, particularmente nos estudos sobre Caatinga e Cerrado", declarou o Pró-Reitor Sandro Dutra.