12/11/2025
Campus Anápolis

Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) participaram, no dia 6 de novembro,  de uma visita técnica ao Complexo Prisional Daniela Cruvinel, em Aparecida de Goiânia. A atividade, conduzida pelo professor Adriano Gouveia Lima, integrou a disciplina de Direito Penal – Execução Penal e teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma imersão real no funcionamento do sistema prisional brasileiro.

Durante a visita, os alunos puderam acompanhar de perto a rotina da execução penal, observando como as penas são aplicadas e cumpridas conforme as determinações do Código Penal e da Lei de Execuções Penais. O contato direto com a realidade do cárcere permitiu compreender, na prática, os desafios da ressocialização e da garantia dos direitos fundamentais das pessoas privadas de liberdade.

O Complexo Prisional Daniella Cruvinel, antigo Centro Prisional Agroindustrial de Goiás (Cepaigo), é uma das principais unidades do sistema penitenciário goiano. Localizado em Aparecida de Goiânia, o espaço abriga reeducandas em regime fechado e se destaca por ações voltadas à reintegração social, por meio de programas de trabalho e educação. A visita ao local possibilitou aos estudantes compreenderem de forma concreta como são aplicadas as políticas de execução penal e como a legislação se reflete no cotidiano das detentas.

Para o professor Adriano Gouveia Lima, experiências como essa são fundamentais na formação de juristas comprometidos com a justiça e com a dignidade humana. Ele destaca que a iniciativa foi altamente produtiva, unindo o aprendizado teórico à observação prática. “Vivências assim tornam o estudo do Direito mais humano e reflexivo”, afirmou.

O curso de Direito da UniEVANGÉLICA é reconhecido pela sólida formação acadêmica e pelo compromisso com a prática jurídica. Além de um corpo docente qualificado, o curso oferece uma ampla grade de atividades de extensão, estágios supervisionados, núcleos de prática jurídica e visitas técnicas, que aproximam os estudantes das diferentes esferas do sistema de justiça. Essa metodologia reforça o propósito institucional de formar profissionais éticos, críticos e socialmente responsáveis.