15/06/2023

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a psicóloga Kellen Martins traz dados alarmantes. Segundo ela, 15 casos de violência contra os idosos são registrados diariamente em Anápolis. Destes, 99% acontecem dentro de casa, ou seja, a violência é praticada por alguém da família.

“Isso é muito preocupante porque além dos casos registrados, existem diversos outros que não são registrados justamente pela proximidade com o agressor. Porque vem de filhos, esposos e netos. Então, essa violência é aceita”, explica a psicóloga.

É justamente para falar sobre esse tema, que a Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UniAPI), em parceria com o Programa de Incentivo ao Voluntariado (Mãos para o Bem) e a Associação Rosa Teixeira realizaram na tarde de hoje (15), o evento “Marcas só as do Tempo”.

O evento teve a participação da Psicóloga Kellen Martins e da Advogada Danielle Nava, ativista dos Direitos Humanos. “Promover eventos com esse é uma das formas de diminuir essa estatística. Precisamos promover a conscientização. Explicar o que é a violência, como combater e o que causa essa violência”, explica Kellen Martins.

O evento foi aberto pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Prof. Sandro Dutra. “A formação de nossa instituição vai desde o Ensino Básico até vocês, idosos. A Associação Educativa Evangélica se importa com os princípios bíblicos, tem um compromisso com a excelência no ensino e também com a sociedade”.

O Reitor da UniEVANGÉLICA, Prof. Carlos Hassel Mendes também participou da programação e falou com alegria com os alunos da UniAPI. “Que bom ver vocês aqui. Esse programa é muito especial para nós. Foi criado há muitos anos, muitas pessoas já passaram por aqui. Vocês fazem parte da história da instituição”.

Além das palestras, os alunos também participaram de sorteio de brindes e até de uma sessão de alongamento.