14/06/2023

Uma mesa redonda para falar de um tema essencial nos dias de hoje: Medicalização e Psicologização da Vida: Enfrentando os desafios na Saúde Mental. O evento é resultado de um trabalho integrativo entre os cursos de Psicologia e Educação Física da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA).

Para debater sobre este tema, três convidados especiais: o psicólogo Pedro Igor Pereira Costa, o psiquiatra Leonardo Macedo Lucena e o educador físico, Alberto de Sá. A coordenadora do curso de Psicologia, Máriam Hanna Daccache fez a mediação da mesa.

“O maior desafio é convencer o paciente a mudar o estilo de vida”, afirma o psiquiatra Leonardo Lucena. O médico apontou outros desafios como um bom diagnóstico e o acesso democrático ao profissional de saúde.

“Medicação não resolve tudo. Ela tem efeito placebo de até 20%. Então, se o paciente não mudar o estilo de vida, acrescentando terapia e exercício físico, só a medicação não é suficiente”, acrescentou.

O educador físico e doutor em Saúde Mental, Alberto de Sá também ressaltou a importância de bons hábitos e falou sobre os transtornos mais recorrentes da atualidade. “Hoje 15% da população brasileira já teve algum episódio de depressão na vida”, afirma.

“Muitas vezes, as pessoas querem um resultado imediato e sem muito esforço. Mas o uso indiscriminado de medicamentos é muito perigoso”, diz.

O psicólogo Pedro Igor Pereira reafirma a importância da conscientização por todos os profissionais de saúde. “O trabalho é multidisciplinar. É muito importante ter esse entendimento. Alguns casos precisam mesmo de medicação, mas não só de medicação. Precisamos entender as causas e os determinantes e promover o bem estar desse paciente”, ressalta.

A coordenadora do curso de Psicologia, Máriam Hanna Daccache fez uma reflexão e convidou os alunos a refletirem sobre como levar todo esse conhecimento para a vida profissional. “Vocês precisam pensar em como tudo isso pode acrescentar no seu planejamento profissional”, conclui.