30/11/2022

A busca pelo ‘elixir da juventude’ vem de séculos e séculos atrás. Apesar de ainda não ter sido encontrado pela ciência, outros produtos foram criados para manter o corpo saudável e com aspecto jovem. O colágeno é a base para a produção de diversos cosméticos, com a promessa de melhorar o visual de quem utiliza esses produtos. Faltavam, porém, estudos que comprovassem sua eficácia.

Na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, o pesquisador doutor Rodolfo de Paula Vieira abordou o tema no artigo “Hydrolyzed Collagen Induces an Anti-Inflammatory Response and Induces Proliferation of Skin Fibroblast and Keratino-cytes”, juntamente com demais pesquisadores de todo o país. O texto foi publicado na revista Qualis A1, chamada Nutrients (fator de impacto 6,706). Na publicação, o autores avaliam os efeitos dos peptídeos do hidrolisado do colágeno sobre as duas principais células da pele, os fibroblastos e os queratinócitos. Os estudos são patrocinados pela empresa PeptPure.

“Na verdade, há um apelo muito grande em produtos à base de colágeno, hidrolisado de colágeno, dentre outros, para fins cosméticos, como diminuição de rugas, melhora da elasticidade da pele e demais benefícios. Entretanto, até o momento, embora existam alguns estudos clínicos sobre a eficácia da suplementação com produtos à base de colágeno sobre rugas e qualidade da pele, ainda existiam muitas dúvidas se a suplementação com colágeno realmente funcionava e se havia alguma evidência da ação biológica dos produtos à base do colágeno”, explica Rodolfo, que integra o quadro do Mestrado e Doutorado da UniEVANGÉLICA nas áreas de Movimento Humano e Reabilitação e Ciências Farmacêuticas.

Os fibroblastos, conforme pontua, são as principais células da pele que produzem colágeno e outras proteínas importantes para esse órgão do corpo humano. No artigo publicado na Qualis A1, ficou demonstrado que os peptídeos do hidrolisado de colágeno são capazes de aumentar a proliferação dos fibroblastos e a ativação dos fibroblastos, levando-os a produzirem quantidades aumentadas de colágeno, podendo contribuir para dar um aspecto rejuvenescido às pessoas que utilizam esse produto.

A suplementação com os peptídeos do hidrolisado de colágeno também protege contra uma bactéria causadora de danos à pele. “Essa infecção pode ser simulada por meio de uma substância chamada lipopolisacarídeo – LPS, de bactérias gram negativas. Através de testes, identificou-se que a suplementação com os peptídeos do hidrolisado de colágeno também protegeu a pele contra essa infecção, diminuindo a resposta inflamatória através dos fibroblastos e queratinócitos”, explica ainda doutor Rodolfo de Paula Vieira, pesquisador da UniEVANGÉLICA.

Ele evidenciou ainda que a inflamação é um dos meios pelos quais a pele dos idosos sofre o processo de “deterioração”, perdendo fibras de colágeno e fibras elásticas, diminuindo assim a resistência contra danos físicos e microrganismos. Além disso, esse mecanismo deixa a pele mais desidratada e com a aparência de flacidez. “Assim, esse estudo traz pela primeira vez uma base biológica e científica para possíveis efeitos benéficos da suplementação com peptídeos do hidrolisado de colágeno. É importante ressaltar também que esse tipo de estudo tem grande relevância para o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UniEVANGÉLICA. Para empresas do setor, uma pesquisa como essa cria um lastro e dá robustez ao crescimento do NIT na captação de novos estudos e parcerias”, conclui doutor Rodolfo de Paula Vieira, pesquisador do Mestrado e Doutorado da UniEVANGÉLICA nas áreas de Movimento Humano e Reabilitação e Ciências Farmacêuticas.