31/03/2021

A professora do curso de Engenharia de Software, Walquíria Marins liderou uma visita técnica à cidade de Lubango, na Angola em março do ano passado. Ela foi acompanhada do acadêmico Bruno D'Lucca Silva Carvalho para uma visita que aconteceu em função do Projeto VIRTOO, que teve início em 2016.

“A visita técnica aconteceu para fazer a transferência de tecnologia do projeto e identificar e validar alguns requisitos que estavam em implementação. Também apresentamos o sistema e realizamos treinamento para possíveis usuários”, explica a profa. Walquíria.

A visita aconteceu antes da pandemia e desde então, o contato com os envolvidos no projeto em Lubango acontece virtualmente. Mas a Profa. Walquíria ressalta a importância do contato presencial no ano passado. “Estar lá presencialmente permitiu que eles tivessem uma interação melhor e que compreendessem melhor o funcionamento do sistema. Tiramos dúvidas e conversamos com os possíveis usuários do sistema”, acrescenta.

Projeto Virtoo

O Projeto Virtoo é uma iniciativa do Núcleo de Assuntos Internacionais em parceria o Instituto Politécnico Superior Vida (ISPEL) em Lubango, na Angola e conta também com a participação do Instituto Superior de Teologia Evangélica (ISTEL). O Curso de Engenharia de Software da UniEVANGÉLICA, através da Fábrica de Tecnologia de Turing (FTT) realiza o desenvolvimento de um software de gestão acadêmica e financeira para o instituto de educação de Angola, entre outras funções.

O projeto já fez parte da formação acadêmica de aproximadamente 160 alunos do curso. “Os alunos são recrutados muito rapidamente quando estão trabalhando na fábrica. E eles podem além de atuar diretamente na fábrica, participar através de projetos de TCC e estágio”, diz.

Para a professora Walquíria, a participação do NAI é essencial para o sucesso do projeto. “Eles intermediaram o início do projeto e os recursos necessários para executar. Além disso, apoiam as atividades quando é necessária a visita técnica e intermediam a comunicação com os gestores”, completa.