24/11/2022
Campus Anápolis

Quem estuda na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA continua sendo destaque mesmo após a graduação. O cirurgião-dentista Carlos Estrela, egresso da instituição e o cirurgião-dentista Mike R. Bueno acabam de lançar a 3ª edição do livro 'Ciência Endodôntica' (Vol. 1).

O professor doutor Orlando Aguirre Guedes, que coordena o Programa de Pós-graduação em Odontologia da UniEVANGÉLICA, explica a importância da publicação: "esta terceira edição possui dois volumes, reúne 31 capítulos e conta com 70 colaboradores experientes. O texto é completo, informativo e esclarecedor. As mais de 1400 páginas e 3000 imagens devem satisfazer e manter atualizados uma ampla gama de leitores (alunos de graduação e pós-graduação, clínicos gerais e especialistas)".

"O livro impressiona por seu forte embasamento científico. Os mais recentes recursos e técnicas utilizados na prática endodôntica são apresentados. Os capítulos estão bem escritos e estruturados, seguindo uma organização que visa permitir a construção de um raciocínio lógico/claro", acrescenta ainda professor Orlando, que contribuiu com os capítulos 'Preparo do Canal Radicular' e 'Fracasso do Tratamento Endodôntico'.

Orlando evidenciou ainda os capítulos 'Medicina endodôntica: Inter-relação entre periodontite apical, desordens sistêmicas e resposta tecidual de materiais dentários' e 'Renderização cinematográfica em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico', que, segundo ele, "merecem destaque, visto que esses assuntos não são comumente abordados em outros livros".

O livro dos professores Carlos Estrela e Mike R. Bueno deverá ser adotado como bibliografia em cursos de odontologia nas principais universidades brasileiras.

Para o professor doutor Ruberval Ferreira de Morais Júnior, coordenador da graduação em Odontologia, "o Curso de Odontologia da UniEVANGÉLICA se orgulha muito de seus egressos. Em especial, destacamos a trajetória de sucesso do professor Carlos Estrela, que se formou na instituição quando o curso funcionava na extinta Faculdade de Odontologia João prudente, antes mesmo da criação da Universidade Evangélica de Goiás".

"Nossos alunos são incentivados a apresentarem trabalhos em eventos e a produzirem textos que irão compor publicações científicas. Esperamos que o exemplo do professor Carlos Estrela seja seguidos pelos acadêmicos. Com certeza, a sua atuação profissional ao longo dos anos servirá de inspiração para muitos", declara ainda o professor Ruberval Ferreira.

No dia 10 de dezembro o livro será lançado em Goiânia e a versão em espanhol terá lançamento em março de 2023, na Cidade do México (México).

Importância didática

Para o professor doutor Orlando Aguirre Guedes, coordenador do Mestrado em Odontologia, "a importância do livro didático deve ser avaliada na perspectiva do professor e do aluno". Para o professor, o livro é um ponto de apoio que auxilia o educador a traçar um caminho e uma sequência no processo de aprendizagem. Dessa forma, a ocorrência de lacunas que prejudicam o entendimento dos conteúdos é evitada. O livro auxilia o docente não somente na preparação das aulas, mas também no planejamento anual e na organização de atividades avaliativas".

"Já no caso do aluno, a obra auxilia na construção de bons acadêmicos por estimular a formação de um senso crítico. O estudante passa a ter uma posição mais ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. Além de questionar e formular argumentos bem fundamentados. O livro faz que o processo de aprendizagem ocorra dentro e fora da sala de aula", ressalta ainda Orlando. Ele evidencia ainda a contribuição dos autores para a odontologia brasileira como "imensurável".

Professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UniEVANGÉLICA que contribuíram com textos para o livro 'Ciência Endodôntica'

Brunno Santos Freitas Silva

- Diagnóstico e Tratamento da Polpa Dentária Inflamada
- Lesões Periapicais Radiopacas/Hiperdensas 

Cyntia Rodrigues de Araújo Estrela (também é professora da graduação)

- Estruturação do Diagnóstico Endodôntico
- Aspectos Microbiológicos em Endodontia
- Planejamento do Tratamento Endodôntico
- Sucesso do Tratamento Endodôntico
- Manejo Clínico de Dentes em Desenvolvimento Radicular 

Fernanda Paula Yamamoto Silva

- Lesões Periapicais Radiopacas/Hiperdensas 

Leandro Brambilla Martorell (também é professor da graduação)

- Aspectos Éticos e Legais na Prática da Endodontia 

Marco Aurélio de Carvalho (também é professor da graduação)

- Selamento Coronário 

Orlando Aguirre Guedes (também é professor da graduação)

- Preparo do Canal Radicular
- Fracasso do Tratamento Endodôntico 

Priscilla Cardoso Lazari Carvalho (também é professora da graduação)

- Selamento Coronário

Professora da graduação com texto publicado no livro

Mônica Misaé Endo

- Planejamento do Tratamento Endodôntico

Alunos da graduação em Odontologia participantes

Lucas Rodrigues de Araújo Estrela (Curso de Odontologia)

- Anatomia dos Canais Radiculares
- Preparo do Canal Radicular
- Técnica de Obturação do Canal Radicular
- Fracasso do Tratamento Endodôntico
- Perspectivas da Endodontia do Futuro 

Matheus Rodrigues de Araújo Estrela (Curso de Medicina)

- Renderização Cinematográfica em Imagens de Tomografia
- Computadorizada por Feixe Cônico