Estão abertos os primeiros editais para o Programa Internacionalização em Casa. Os acadêmicos dos cursos de Psicologia, Relações Internacionais, Direito, Pedagogia e Enfermagem da Universidade Evangélica de Goiás agora já podem participar do programa durante esta fase de implantação. A expectativa é que até 2025 todos os cursos da instituição estejam inseridos na Internacionalização em Casa.

O Programa Internacionalização em Casa foi lançado pela universidade através do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI).  O programa prevê uma série de ações que fortalece a internacionalização. A ideia é oferecer oportunidade para quem não tem condições de passar um tempo no exterior.  A Internacionalização em Casa é a integração proposital de dimensões internacionais e interculturais no currículo formal e informal de todos os alunos.

O programa tem o objetivo de ampliar as oportunidades acadêmicas internacionais para os alunos da instituição, oferecer alternativas reais de internacionalização em casa, atingindo também o corpo docente, favorecer a preparação dos alunos para que possam atuar em um mercado de trabalho múltiplo e global e desenvolver a segunda língua.

Fazem parte das atividades a serem desenvolvidas: Book Club, Disciplinas em Inglês, Coil (Collaborative on-line Internacional Learning), Conversation Club, Teletandem, Lecture e Mobilidade Acadêmica Internacional on-line.

Depoimento

No primeiro semestre de 2022, antes da oficialização do programa, a acadêmica de psicologia Gabriella Dominga Santos Neto, fez três disciplinas em espanhol. Para ela foi um desafio, mas também um grande aprendizado.

“Durante os quatro meses que estudei com eles, eu saí da zona de conforto, porque tudo era diferente: os horários, as formas de avaliação e o idioma. Desde coisas básicas, até coisas mais complexas, precisei me adaptar a uma nova realidade. Foi cansativo, mas eu senti novas possibilidades se abrirem quando eu consegui finalizar. Me senti exatamente como a Virgínia Wolf descreveu "sinto mil capacidades brotarem em mim". Vi que de fato o mundo era muito mais que Anápolis, e que mesmo pessoas com pouca condição tinham a possibilidade de sair daqui e explorar o mundo”, relata.

Dúvidas

Ficou com dúvidas sobre o Programa Internacionalização em casa? Procure o Núcleo de Assuntos Internacionais, que fica no bloco A, próximo a Capelania e/ou confira os editais AQUI.