02/08/2022

A área de reabilitação pulmonar ganha cada vez mais espaço em pesquisas realizadas na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA. O aluno do doutorado em Movimento Humano e Reabilitação Ricardo Silva Moura acaba de ser aprovado para realizar parte dos seus estudos na Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona. Ele receberá uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

Ricardo estudará na modalidade de doutorado sanduíche, que é quando o doutorando realiza parte da sua experiência em outra instituição de ensino do exterior. Ele é orientado na UniEVANGÉLICA pelo professor Dr. Luis Vicente Franco de Oliveira, coordenador do doutorado em movimento humano e reabilitação da instituição. Na Universidade de Barcelona, seu orientador será o professor Dr. Ramon Farrè.

Ele aguarda agora a homologação de sua bolsa pelo CNPq, que deverá ocorrer dentro de sete dias. Um termo de outorga também será emitido e provavelmente em torno de 60 dias ele estará pronto para ir a Barcelona.

"Essa experiência vai ser um divisor de águas na minha vida. Muita gente sabe a importância e o peso que é um doutorado sanduíche, ainda mais se tratando de dois professores que são ícones nas suas respectivas áreas. A faculdade para a qual eu fui aprovado também é muito conceituada mundialmente e eu só tenho a ganhar e contribuir com meu conhecimento, tanto na Universidade de Barcelona quanto quando eu voltar para a UniEVANGÉLICA", declara o doutorando Ricardo Silva Moura.

Ele vislumbra que trará na bagagem um aprofundamento do conhecimento em sua área de estudos e que a experiência será importante para fortalecer a ponte existente entre as duas instituições. Seu trabalho de doutorado tem como título "Análise histológica e das propriedades mecânicas elásticas e viscoelásticas de pulmões descelularizados de camundongos após o uso da terapia fotodinâmica: uma alternativa para o processo de esterilização.".

A pesquisa é uma abordagem dentro da área de engenharia de tecidos, com estudos realizados na área de transplante pulmonar, indicado quando o paciente é acometido por doenças que causam danos irreversíveis aos pulmões. De acordo com o estudante de doutorado, o objetivo é "melhorar a qualidade de vida dos pacientes, promovendo verdadeira regeneração da estrutura e função dos tecidos comprometidos pela doença ou cirurgia".

O foco da sua pesquisa é o processo de esterilização de pulmões de camundongos que foram anteriormente descelularizados e posteriormente submetidos ao "repovoamento com células tronco". "Este processo visa à eliminação de qualquer risco de transmissão de vírus, bactérias e fungos do doador ao receptor do tecido / órgão a ser transplantado". O objetivo é garantir que a estrutura do pulmão seja preservada para futura utilização do órgão.

"Na prática queremos saber o comportamento do pulmão de camundongo após submetê-lo à terapia fotodinâmica com radiação, utilizando-se emissão de luz LED", explica o pesquisador Ricardo Silva Moura, aluno do doutorado em movimento humano e reabilitação da UniEVANGÉLICA. Ao emitir a radiação, o objetivo é saber se pulmões contaminados sofrem um processo de esterilização e, assim, tornam-se elegíveis para transplante em outras pessoas.

Apesar de as pesquisas serem feitas em pulmões de camundongos, o objetivo é encontrar uma correlação com órgãos humanos e entender se é possível avançar no transplante humano a partir do conhecimento adquirido nos estudos. "A princípio, o nosso trabalho de esterilização pulmonar em pulmões de camundongos será um protótipo para outros órgãos. Se nós conseguirmos, e creio que conseguiremos desenvolver um aparelho para proporcionar a esterilização de pulmões e otimizar o transplante pulmonar, essa técnica poderá ser realizada não somente em pulmões, mas outros órgãos e tecidos. Podemos ainda vislumbrar avanços na esterilização cirúrgica, em UTIs e demais ambientes hospitalares", diz o doutorando.

UniEVANGÉLICA e orientação

O doutorando Ricardo destaca o papel do professor Luis Vicente em sua trajetória rumo ao título de doutor: "eu tenho certeza de que eu não poderia encontrar outro orientador melhor do que ele, nem aqui no Brasil, nem em qualquer outro país do mundo, porque, além de ter um conhecimento enorme e significativo em várias áreas da fisioterapia, ele possui um leque de atuações muito grande. É um grande estudioso nas áreas do sono, reabilitação pulmonar e cultura de células".

"Ele tem ainda a parte humana. Além de orientador e professor, é como um pai para seus orientandos. Tenho aprendido muito com ele", disse ainda Ricardo. Para ele, realizar o doutorado na UniEVANGÉLICA é uma experiência "construtiva,  produtiva e gratificante", uma vez que a instituição possui uma "estrutura de primeiro mundo". Ele ainda exaltou a estrutura dos laboratórios de pesquisa da instituição. "É uma porta que será aberta", destaca ainda o pesquisador Ricardo Silva.